Connect with us

Comportamento

Gordofobia: já passou da hora de falarmos sobre o assunto!

Pessoas gordas sofrem com estereótipos e baixa autoestima. Bora entender e tentar mudar isso?

Published

on

gordofobia

A gordofobia tem sido um assunto mega comentado e inclusive virou trama da Malhação com a personagem Úrsula, interpretada pela maravilhosa Guilhermina Libiano, que inclusive já conversou com a gente aqui da tt. Para você entender melhor sobre o tema, perder preconceitos e se manter atualizada, é só continuar lendo essa matéria!

Afinal de contas, o que é a gordofobia?

É o preconceito e ódio contra pessoas gordas por conta de padrões estéticos impostos pela sociedade (que são magros). O medo irracional e exagerado de se tornar gordo, que também está associado à lipofobia, que é aversão à gordura, também é uma das características de quem é gordofóbico, segundo a psicóloga Lia Clerot.

Resultado de imagem para plus size gif

“Estou ansiosa pelo dia em que mais nada será sobre tamanho”

As pessoas que fogem desse padrão são alvo de piadas, ofensas, ridicularizações e até exclusão. Por exemplo: a moda normalmente dá poucas opções de escolha às pessoas gordas, fabricando para elas roupas mais caras e neutras, que não seguem tendências. Isso é uma forma de exclusão social. Por sorte, esse cenário está mudando cada vez mais, com a crescente onda de moda plus size (mas ainda falta muito para caminhar!).

Além da moda, muitas coisas são feitas focando apenas pessoas magras, como por exemplo as cadeiras padrões, catracas, provadores de roupas, macas em hospitais, entre muitas outras coisas. Isso tudo gera constrangimento para quem é gordo.

Não é “só uma piada”

É normal vermos pessoas brincando sobre pessoas gordas de forma pejorativa. Tanto que o adjetivo foi associado a algo ruim, enquanto “magro” se tornou um elogio, já reparou? “E isso é uma crença construída pela sociedade que alimenta preconceitos, tirando a neutralidade e o que torna a palavra gorda algo de cunho negativo. Mas não é nada disso! É apenas uma palavra. O problema é que, infelizmente, isso está enraizado na nossa sociedade.”, explica Lia.

Imagem relacionada

“Antes de tudo, vamos parar para pensar. Você já viu algum gordo sendo representado de forma positiva? Creio que sim, mas poucas vezes, né?! O mais comum é eles estarem associados a algo engraçado ou doença e é aí que nasce a gordofobia enraizada na nossa sociedade.  Por isso piadas tem conotações pejorativas! É um estereótipo, que deve ser rompido.”, completa a psicóloga.

Fazendo a sua parte

O primeiro passo para acabar com a gordofobia é mudar a nossa própria visão sobre as pessoas gordas. E o primeiro estereótipo a ser quebrado é o de que a obesidade é algo controlável, de que é culpa da pessoa, seja por ser preguiçosa ou comer demais coisas muito calóricas. No entanto, é comprovado cientificamente que existem diversos outros motivos para que alguém seja gordo: fatores hormonais, uso de medicamentos, metabolismo lento, predisposição genética…

Por isso, uma das maiores lutas das militantes contra a gordofobia é fazer com que as pessoas deixem de estereotipar a pessoa gorda. Nisso inclui entender melhor o que leva ao excesso de peso, deixando de associar a preguiça e gula a ela (o temo “gordice” entra aqui, cheio de estereótipo e preconceito, bora parar de usar?) e despatologizar a pessoa gorda. É preciso fazer com que as pessoas deixem de associar o gordo à alguém doente, afinal, nem todo mundo que é gordo tem problemas de saúde causados pela obesidade.

Imagem relacionada

“A questão do padrão ainda é muito forte, não podemos pensar que isso foi construído neste século, na verdade sempre existiu! O mais importante é entender o que está por trás dessa exigência exacerbada, uma grande máquina financeira querendo sempre mostrar pra nós mulheres que sempre precisamos mudar algo para sermos aceitas, ou comprar algo, ou tomar algo. Enfim, existe uma pesquisa que mostra que 60% das mulheres não aceitam seu corpo como ele realmente é! Ou seja, gorda ou magra não existe uma sociedade satisfeita”, comenta Lia.

Enquanto essa mudança de pensamento da sociedade não acontece de fato, você pode:

  • Deixar de reproduzir termos gordofobicos como a palavra “gordice”;
  • Apontar quando alguém faz algum comentário preconceituoso contra pessoas gordas;
  • Elogiar aquela sua amiga que é gorda e ajudar a elevar a autoestima dela;
  • Parar de contar e de rir de piadas sobre pessoas gordas;
  • Não usar mais a palavra “gorda” como algo negativo.

Autoestima é importante!

O primeiro efeito da gordofobia é abaixar a autoestima das pessoas gordas. Por isso, a psicóloga Lia explica que “o mais importante para essas mulheres e homens é trabalharem sua autoconfiança e ter a certeza de quem são. E saber se elas se aceitam por completo, sendo assim, o que o outro pensa ou acha diminui o efeito. Não que não magoe, mas quando damos menos crédito a algo, a tendência é que ele não exista mais, já que a situação não está mais magoando como antes”.

Sabemos que não é tão fácil assim recuperar a autoestima, mas é importante não desistir e elogiar a si mesma todos os dias, até que um dia você realmente acredite naquilo. Para começar, que tal anotar em um papel algumas coisas que você gosta em si mesmo (não precisa ser só adjetivos físicos, pode ter a ver com a sua personalidade também)? Isso muda a tendência que temos em ver apenas os pontos negativos em nós mesmas.

Imagem relacionada

Além disso, é legal começar a seguir e acompanhar algumas influencers gordas. Isso vai te inspirar, te mostrar que você não está sozinha e que nem todo mundo é igual às blogueiras magras e fitness. Dá sim para ser linda e incrível sendo gorda! Afinal, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Algumas dicas para seguir já são: Maqui, Ju Romano, Juliana Ricci, Mel Soares, Marília Mendonça e Simone (dupla da Simaria).

Por último a psicóloga deixa um ensinamento mega importante:

“A pressão estética é muito prejudicial para a autoestima das mulheres, especialmente de mulheres gordas.  E a palavra obsessão já se torna uma alteração psíquica dentro do ser humano: ela não é saudável, não traz tranquilidade nem paz interior, mas sim tristeza, cobrança exacerbada, e com isso podem achar que estão sempre aquém da sociedade. A obsessão pode prejudicar todas as mulheres, sejam magras demais ou gordas. Sendo assim, menos direitos, valores ou oportunidades. E isso não deveria ser assim! A autoconfiança é a característica mais importante de uma mulher! Seja ela gorda ou magra, se ela não se amar ou não se aceitar, esse controle da sociedade irá destruir sua autoestima. Tudo que tem pressão demais acaba sendo prejudicial. Acredito que o sucesso na vida do ser humano, principalmente das mulheres, é o equilíbrio!”, defende Lia.

Dá só uma olhada nessas 5 youtuber gordas que falam sobre gordofobia:

Comportamento

Entrevista: Diarra Sylla fala sobre primeiro single da carreira solo, “Set Free”, e dá spoilers de álbum

Published

on

Entrevista: Diarra Sylla fala sobre primeiro single da carreira solo, "Set Free", e dá spoilers de álbum em produção
Divulgação

Diarra Sylla conquistou uma quantidade enorme de fãs em todo o mundo quando foi apresentada como a integrante francesa-senegalesa do grupo global Now United. No último ano, os rumores de que a cantora e dançarina estava encerrando suas atividades com o grupo foram confirmadas, já que havia decidido se lançar em uma carreira solo. Muitas suposições estavam sendo feitas desde então, até que, nesta quinta-feira (25), a artista lança seu primeiro single, “Set Free”.

Com uma letra marcante e especial para este mês, quando se dá o Black History Month, mês da cultura negra em tradução literal, “Set Free” traz também um clipe repleto de referências históricas, dirigido por Meagan Good. A todateen entrevistou com exclusividade Diarra, que conta detalhes especiais sobre o single, alguns spoilers sobre o álbum que será lançado, e é claro, seu carinho pelos fãs brasileiros.

Confira!

todateen: O seu primeiro álbum solo será 100% Pop ou podemos esperar outros estilos?

Diarra: Minha música não será 100% Pop, será bem diversa, estou inserindo diferentes referências de letras, estilos musicais, culturas e tradições. Haverá afrobeat, eventualmente uma sonoridade que lembra o funk, meus fãs brasileiros poderão se identificar, e claro que terei algumas canções mais lentas com R&B, por exemplo, mas com toda certeza haverão mais músicas perfeitas para dançar do que qualquer coisa!

tt: Qual a maior diferença entre esse projeto e o que você contribuiu com o Now United? Existe um novo conceito dentro do seu trabalho musical?

D: Há uma grande diferença, porque no Now United eu estava gravando a música de outras pessoas, que escreveram e nos deram aquelas canções. Não havia relação profunda comigo, então quando se trata da minha música, estou cantando sobre coisas que aconteceram comigo, coisas que acontecem na vida real e irão inspirar as pessoas a mudarem e fazer o melhor, mas que ao mesmo tempo possuem aquela “vibe” e fazem as pessoas quererem dançar.

tt: “Set Free” é forte e traz essa mensagem importante para o Mês da História Negra. Você acha que essas letras intensas serão a marca da sua carreira?

D: “Set Free” foi feita por conta de tudo que tem ocorrido, especialmente em junho, com a marcha para George Floyd, assim como as múltiplas situações que se deram antes disso. Essa canção é especialmente relacionada a tudo que está acontecendo, foi uma forma de “colocar para fora” tudo que estava sentindo, assim como Meagan [Good] e todo o time envolvido no clipe. A gente quis enfatizar a luta, falar para as pessoas temos que nos posicionar e que não está tudo bem tudo isso ainda acontecer, é 2021. Não quero dizer que esse meu tipo de trabalho foi feito apenas para essa canção, mas quero falar que “Set Free” é uma declaração. É uma boa causa, eu faria isso quantas vezes fosse preciso.

tt: “Set Free” é sua primeira música solo, então podemos dizer que também se trata de fazer música do seu jeito?

D: Em “Set Free” eu recebi a ajuda de outro compositor, Kes Kross, assim como Riley Urick, então essa canção foi na verdade um trabalho de equipe. Todos investiram na canção e no clipe, foi um esforço coletivo.

tt: Como foi criar seu primeiro videoclipe solo?

D: Foi bem divertido e estressante! Muitas coisas estavam acontecendo, mas no final, tudo valeu a pena. O processo de gravar algumas cenas foi bem emocionante também, porque percebemos que “caramba, é isso que as pessoas passam, essa é a vida real”, então você está ali, encenando, para fazer as pessoas perceberem o que está acontecendo. Foi muito intenso. Lembro que estava na rua, correndo, quando a cena que as pessoas brancas atiram aconteceu, fizemos isso para o vídeo e logo depois eu comecei a chorar, Meagan também estava chorando, a gente começou a se abraçar enquanto chorava porque foi muito intenso.

tt: Você pode nos contar mais alguma coisa especial sobre o videoclipe? 

D: Eu diria que assim como a cena que lhe contei, existem várias que foram muito importantes para mim, que me inspiraram. O fato é que trabalhar com Meagan Good foi especial, ela é inspiradora, inteligente, bonita, ela é maravilhosa.

tt: Qual foi a parte mais desafiadora de fazer um álbum solo?

D: Eu ainda não terminei de fazer o álbum, por enquanto será só esse single, mas mal posso esperar para que os fãs escutem a música!

tt: Há rumores de que seu novo álbum terá colaborações, incluindo uma cantora brasileira. O que você pode nos contar sobre isso?

D: Vou dizer que rumores são rumores, vamos ver [risos]. Não posso falar muito sobre colaborações no momento, porque quero ver os fãs animados, tem sido um período muito longo de silêncio trabalhando em várias músicas e coisas extras, que por enquanto ainda não posso revelar. Mas, assim que tudo estiver pronto, prometo que eles vão enlouquecer porque vão ficar muito animados.

tt: Podemos esperar coreografias perfeitas para o TikTok em seus videoclipes?

D: Claro! TikTok é muito importante, todo mundo está falando sobre, todo mundo quer estar no TikTok, mães, pais, primos, crianças… Então com toda certeza, vamos ter algumas danças para TikTok e tudo mais!

tt: Podemos esperar um show virtual com suas novas músicas?

D: Com toda certeza! O mundo está diferente então, programas de TV, shows, tudo está acontecendo dessa forma, então definitivamente vou trabalhar em um show virtual para meus fãs.

tt: Você sabe que tem muitos fãs no Brasil, certo?

D: Acredito que sim!

tt: Há planos de vir ao Brasil depois da pandemia?

D: Definitivamente, eu amo o Brasil, não paro de falar disso, estou sempre falando com meus fãs no Brasil pelo Instagram, sempre tento responder. Há muitas mensagens, não vou mentir, mas estou sempre fazendo o possível para conseguir engajar com eles no Instagram e no Twitter. Então com toda certeza, assim que for possível, que essa situação de pandemia estiver controlada, vou ao Brasil, porque muitas coisas minhas estão acontecendo por aí!

tt: Qual é a sua mensagem para os fãs brasileiros?

D: Eu diria para vocês serem vocês mesmos, é o maior poder que você possui, não tente ser outra pessoa e ignore os haters. Na maioria das vezes, meus fãs do Brasil vêm até mim para tentar conversar sobre situações que estão acontecendo na vida deles que estão balançando a autoestima, como bullying. Sempre digo para eles continuarem sendo exatamente quem são, para não ligar para os haters, porque o mais importante é confiar em si mesmo. Don’t give a f!

Continue Reading

Comportamento

Confira 6 verdades que ninguém fala sobre o sexo e você precisa saber

Published

on

Confira 6 verdades que ninguém fala sobre o sexo e você precisa saber
Pexels

Sexo é um tema que a maioria das pessoas adora falar sobre, porém, ainda existem tabus acerca do assunto e alguns fatos importantes são deixados de lado. Por isso, nós da todateen fizemos uma lista com 6 verdades que ninguém fala sobre o sexo, afinal, esse momento não é feito apenas de performances e sensualidade, e muitas vezes pode resultar em situações engraçadas ou constrangedoras.

Então se liga!

5 verdades sobre relacionamentos e sexo que você precisa saber
Como o consumo de pornografia pode afetar a vida sexual e os relacionamentos?
As principais dúvidas que todo mundo tem sobre sexo

1. preliminar é muito importante

Sabe quando você sai com uma pessoa e parece que ela está com pressa de terminar as coisas rápido? Esse é um claro sinal para você nunca mais repetir o encontro. A preliminar é uma parte essencial do sexo, que inclusive ajudam a aumentar o clima e torna o orgasmo feminino mais fácil.

2. sexo não é só penetração

Vivemos em uma sociedade patriarcal que jura que nossa vida giro em torno de um pênis, mas na prática as coisas não são bem assim. Primeiro que se a concepção de sexo fosse apenas com penetração, muitas lésbicas poderiam se considerar virgem para sempre. Segundo que muitas mulheres, mesmo heterossexuais, nem sentem tanto prazer com isso. Então, vale ter criatividade e tornar outros tipos de estímulo os protagonistas do momento.

3. sexo anal também pode ser prazeroso para as mulheres

Chega de tabu! O sexo anal pode agradar muitas mulheres e a gente fala sobre isso com muitos detalhes aqui.

4. fazer xixi depois do sexo é essencial

Alô, mulheres! Depois de cada relação sexual, o ideal é fazer xixi para eliminar as bactérias do local e evitar infecção urinária.

 

5. na hora H, é muito mais importante sentir prazer do que encanar com o corpo

Sabe aquela posição que você adora mas se sente mal porque a barriga não fica tão chapada? Pode fazer sem medo! Durante a relação, o foco deve ser o prazer (e vale lembrar que todo mundo tem inseguranças, então provavelmente a pessoa com quem você está também deve estar encanada com algo).

6. é importante falar o que gosta

Tudo bem que pode dar vergonha, mas é super importante falar o que gosta ou não durante o sexo, justamente para poder aproveitar melhor o momento. Lembre-se que ninguém conhece seu corpo tão bem quanto você mesma!

Continue Reading

Comportamento

Planners: 5 motivos para você garantir o seu

Published

on

Planners: 5 motivos para você garantir o seu
Reprodução/Amazon

Se você está pensando em se organizar melhor esse ano, aposte em um planner! Com várias opções disponíveis, o item pode se tornar muito útil na hora de planejar o seu dia a dia. Pensando nisso, trouxemos 5 motivos que vão te convencer a garantir o seu:

1. Por trazerem diversos recursos de organização, os planners são grandes aliados quando o assunto é ter as informações registradas em um único lugar.

2. Além de ajudar a compor a decoração do ambiente, o produto também pode trazer uma sensação de bem-estar, já que permite anotar ideias e pensamentos importantes.

3. Com todas as tarefas e projetos anotados, o item te ajuda a visualizar tudo de maneira mais fácil, e consequentemente, pode te incentivar a não procrastinar.

4. Os planners também serão super úteis para te dar aquela ajudinha na hora de lembrar as atividades que você ainda precisa realizar.

5. Ah, e alguns modelos contam com um espaço destinado para te ajudar a controlar a sua vida financeira. Fica a dica!

E para te ajudar a escolher o seu planner, separamos algumas opções lindas que estão disponíveis na Amazon. Olha só:

Planner Wire-o Pólen, Mensal e Semanal, 75 Folhas 

Reprodução/Amazon

365 dias de bem-estar: Planner 

Reprodução/Amazon

Planner Revista Mármore Mensal Planejamento, Cicero 

Reprodução/Amazon

Bloco Planner Semanal, Be Happy, 53 Folhas 

Reprodução/Amazon

Planner Vertical, 96 Folhas Personalizadas, Signos 

Reprodução/Amazon

Planner Bloco Pólen Mensal A4, 18 folhas 

Reprodução/Amazon

Planner 2021 Teen Girl Power Black, Foroni 

Reprodução/Amazon

Planner Revista Pastel Mensal, Cicero

Reprodução/Amazon

Agenda Espiral Planner Now United, Tilibra 

Reprodução/Amazon

 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com o site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a TodaTeen pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3a1r1fa

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3d11kxr

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.