Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Guia para lavar as roupas delicadas da moda

As roupas da moda nem sempre são as mais práticas. Couro, bordados, transparências, paetês e rendas estão bombando nas peças. Esses itens deixam qualquer roupa superestilosa e valorizam o look, seja para o dia a dia ou para a balada.

No entanto, chega a hora de lavar e alguns cuidados são indispensáveis para que a sua peça dure mais que uma única estação. Confira as dicas para cada tipo:

Como lavar roupas com bordados e pedrarias

Normalmente feitos com linha de poliéster, os bordados não possuem muito problema na hora da lavagem, pois não soltam corante nem mancham. Já roupas com pedrarias não podem ser lavadas em máquinas, porque correm o risco de quebrarem, se desmancharem ou puxar fios.

“O correto é lavar manualmente com um detergente apropriado ao tecido. Para tecidos delicados usar detergente neutro”, enfatiza Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia.

pecas-em-bordado-pedraria

Foto: AgNews e GettyImages

Como lavar roupas de couro

Uma simples lavagem com água e sabão não é capaz de tirar o suor e a sujeira da sua peça de couro. O mais indicado é uma limpeza profissional, que garantirá a remoção dos resíduos, promovendo também uma hidratação, para deixar o couro com um toque macio.

Geralmente, peças de couro acamurçadas desbotam, diferente do couro liso. Para evitar que sua roupa fique com aspecto de velha, é preciso passar por um processo químico para reavivar a sua cor original.

roupas-em-couro

Foto: AgNews e GettyImages

Se houver um uso frequente, o ideal é lavar seu couro a cada seis meses e sempre que ela apresentar pequenas sujeiras, pois estas podem danificar o material se ficarem muito tempo em contato com ele.

Como lavar roupas transparentes ou com rendas

Peças transparentes geralmente possuem um tecido bem fino. É importante observar se a roupa é de poliéster, de seda ou viscose, pois cada tecido pede um cuidado.

Para tecidos em poliéster, pode-se usar sabão alcalino (sabão em pó) e, em alguns casos, é permitido lavar na máquina.

Tecido de seda ou viscose é preciso ser lavado com um detergente neutro e devem ser lavados à mão.

Foto: GettyImages/AgNews

Cuidados na hora de guardar

“Roupas bordadas com pedraria devem ser guardadas do avesso ou dentro de um saco de TNT“, explica Ricardo, para que com o manuseio do armário não se puxe as pedrarias ou não se quebrem as linhas. Os tecido finos podem se guardados normalmente, porém, evite apertá-los.

Peças que não podem ser lavadas com muita frequência devem ser guardadas sempre com uma capa de proteção de TNT. “Jamais use capas de plástico, porque cria umidade e pode aparecer fungos”, afirma o gerente operacional da Quality Lavanderia.

No entanto, é preciso lavar suas roupas sempre após o uso. “Guardar a roupa suja pode atrair traças, além de provocar manchas”, explica Ricardo.

Para peças em couro, a melhor maneira é envolvê-lo numa capa de TNT escura, para evitar que a peça se degrade com incidência da luz.

 

Texto: Larissa Faria

Consultoria: Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.