Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Guia para um sorriso perfeito

Sorriso perfeito

Cuidar dos dentes é superimportante para ter um sorriso lindo e um hálito fresquinho. Mas, sem tomar os devidos cuidados, é comum o surgimento de cáries e tártaro, além de doenças como gengivite e halitose, que podem comprometer a saúde bucal. Mas, para você passar looonge disso, conversamos com os dentistas Dr. Sérgio Kinel e Dra. Renata Rebuffo, que deram dicas ótimas para deixar o sorriso sempre lindo. Olha só!

Sorriso perfeito

Foto: Thinkstock/Getty Images

 

Causas do mau hálito

Ninguém gosta de ficar perto de pessoas com bafo, não é verdade? O cheiro pode incomodar até demais! O Dr. Sérgio afirma que o mau hálito pode ser causado por mais de 50 motivos, que podem ser desde fatores bucais e não orais a problemas fisiológicos ou patológicos. Inclusive, a halitose pode variar durante o período do dia e com a idade da pessoa. Ou seja: são tantos motivos diferentes que fica até difícil saber o que fazer!

“Entre os fatores bucais que podem originar o problema, há cáries e doenças na gengiva, além da higiene oral inadequada e a frequente formação de placas dentárias. Já com relação às causas extra bucais, as mais comuns são as doenças do fígado, tabagismo, deficiência de vitamina A e D, perturbações do sistema gastrointestinal, diabetes, intestino preso e estresse”, afirma o especialista. Alimentos com muita gordura animal e proteína também podem agravar o problema.

Mas, e como se livrar disso? O dentista explica que, em primeiro lugar, deve-se escovar os dentes com frequência, principalmente após as refeições e nunca esquecer do fio dental. Fazer bochecho e limpar a língua também ajudar a evitar as bactérias, que são a principal causa do mau hálito.

“Outras providências são beber água, ter uma dieta balanceada com alimentos ricos em fibra e evitar ficar muito tempo em jejum, além de procurar não consumir comidas com odor carregado, como cebola e alho”, conta o dentista.

Fio dental: antes ou depois da escovação?

Apesar de ser muito importante para deixar os dentes limpinhos, o fio dental geralmente é esquecido. “O uso do fio dental é fundamental, pois muitas vezes os alimentos ficam presos entre os dentes e a escova não consegue acessar essa região”, explica a Dra. Renata.

O correto é passar o fio dental antes da escovação, para que a escova possa remover os demais restos de alimentos em seguida. “A escovação deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia e o uso do fio dental pelo menos uma vez”, acrescenta.

Foto: Shutterstock/Images

Foto: Shutterstock/Images

Escovação correta

A Dra. Renata ainda aponta que a escovação correta é a forma mais eficaz de limpeza da cavidade bucal. “O correto é escolher uma escova de cabeça pequena e com cerdas macias, pois ela alcança com mais facilidade todas as superfícies dentais e não provoca abrasão dos dentes e possíveis danos ao esmalte”.

O Dr. Sérgio afirma que é importante tomar cuidado para não machucar as gengivas durante a escovação. “Nas faces laterais dos dentes (frente e posterior), segure a escova de modo que fique em ângulo de 45º em relação aos dentes, e encoste suavemente na gengiva, fazendo movimentos circulares. Na parte da frente, o movimento de vai e vem é  suficiente”, aconselha o especialista.

É importante lembrar que a língua também deve ser escovada, mas sempre com cuidado. “A língua retém muitas bactérias provenientes da alimentação e o acúmulo delas pode gerar o mau hálito e outros problemas para toda a cavidade bucal”, afirma a Dra. Renata.

Erros comuns que podem ser evitados

Sabe aqueles dias em que você pensa: “ah, não vou passar fio dental, só escovar já tá bom”? Isso pode gerar um problemão no futuro. Para evitar esse tipo de erro, veja as dicas dos especialistas:

– Deixar de usar fio dental é um erro gravíssimo, pois somente a escovação não tem a capacidade de remover toda a sujeira. A não remoção pode causar mau hálito, inflamação na gengiva e aparecimento de cáries.

A escovação com muita força também é um erro bastante grave e gera desgaste do esmalte e da estrutura dental. Com o tempo, isso possibilita aumentar a sensibilidade do dente e trazer problemas na gengiva.

– Utilizar escovas com cerdas duras e cabeças grandes pode ser um problema. O ideal é que sejam cerdas macias e cabeça pequena, de modo a alcançar todos os dentes.


- Se não houver imprevistos, pelo menos uma vez ao ano é importantíssimo visitar o dentista para ser realizada a limpeza profissional.

Consultoria

Dr. Sérgio Kignel, especialista em Estomatologia, Professor titular de Semiologia da UNIARARAS e Mestre e Doutor em diagnóstico bucal pela FOUSP-SP


Dra. Renata Rebuffo, Cirurgiã-Dentista

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.