Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Intercâmbio: como tornar esse sonho real!

Onde se hospedar? Pra onde ir? Chega aqui que esclarecemos tudo pra você

Mala aberta com calças, camisa, óculos, tênis e passaporte
Foto: iStock/Getty Images

Você já se imaginou em outros países, falando uma língua toda diferente, conhecendo uma cultura nova e comendo comidas bem fora do comum do seu dia a dia? Fazer intercâmbio é um sonho com boas chances de virar realidade, SIM. Ainda mais se você se ligar nas ideias abaixo!

Mala aberta com calças, camisa, óculos, tênis e passaporte

Essa poderia ser sua mala, hein? #Sonho    –    Foto: iStock/Getty Images

Destino ideal

Não é porque geral gosta de ir pra Inglaterra ou Estados Unidos que você precisa fazer o mesmo. Existem muitos países com culturas e experiências incríveis e dá para encontrar um que seja total a sua cara. Na hora de escolher, leve em conta o idioma, o clima predominante, a moeda e também a qualidade de ensino. Afinal, é um lugar novo e, no mínimo, é preciso conseguir se adaptar bem por lá.

“Não sou fluente na língua, e agora?”

Calma, esse não precisa ser o maior dos seus problemas na viagem. É importante, sim, ter uma noção do idioma local, mas não significa conhecer todas as palavras do dicionário estrangeiro. Os primeiros dias são os mais puxados, e quem já está acostumada com a linguagem tem mais facilidade, mas “mesmo sem saber muito, você vai conseguir aprender rápido a se comunicar”, explica Vivian Castro, gerente de marketing da agência Global Study. Agora, não entender nadinha pode ser complicado, né? Invista seu tempo até o intercâmbio para aprender um pouco mais e chegar lá tranquila.

Quanto tempo ficar

Isso depende de vários fatores: disponibilidade, dinheiro, idade e necessidade. Existem intercâmbios de muitos tipos, desde os que duram quatro semanas até mais de um ano. “Se você está indo pela primeira vez, o melhor é ficar apenas algumas semanas”, aconselha a profissional. Mas claro que isso vai de garota para garota: tem quem aguente numa boa ficar um tempão em um lugar completamente diferente, já outras podem não se adaptar tanto assim. O legal é conversar com seus pais e aliar o que eles estão dispostos a oferecer com a sua vontade, aí ninguém sai perdendo.

Moradia

É preciso um lugar pra ficar, certo? Então, veja quais são as principais opções:
Famílias: elas hospedam intercambistas e dão uma grande ajuda. Mas não pense que a obrigação deles é fazer tudo por você, combinado?
Residências estudantis: a maioria das escolas também oferece esse tipo de moradia, inclusive, são localizadas dentro do próprio campus, o que facilita muito.
Apartamentos ou hostels: são acomodações que você acaba procurando por conta própria, mas fique ligada que algumas podem ter convênio com a escola.

Hora de pagar

Não tem jeito, para tornar o sonho do intercâmbio realidade é preciso investir dinheiro nele. Pesquise bastante os valores e escolha o que atender melhor as suas necessidades + preço. “Considere se a agência oferece todos os serviços como plano de viagem, passagem aérea, assistência, escolha de curso e escola, matrícula e acomodação”, finaliza Vivian.

Texto: Maria Mazza/colaboradora

LEIA TAMBÉM:

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.