Connect with us

Entretenimento

Ler é poder!

A colunista Annie Müller fala sobre o prazer e o poder de ler! 🙂 Confira a crônica!

Published

on

Garota lendo
Garota lendo

Foto: Thinkstock / Getty Images

No meu penúltimo texto aqui no blog, falei sobre a paixão pela escrita. Desta vez, provoco vocês a refletirem sobre o outro lado, onde tudo começa: na paixão pela leitura!

Sempre que converso com meus leitores, nas escolas e feiras do livro Brasil afora, pergunto:

– Quem gosta de ler?

Silêncio na plateia.

– Ler por prazer, quem gosta?

Mais silêncio. Eu insisto:

– Gente, gostar de ler não é vergonha, é orgulho, viu? Levanta a mão com vontade, vai!

Finalmente, uma boa parte (em média, a metade do público) estende a mão, empolgada.

Sorrio em alívio. Sim, temos leitores! O mundo não está perdido. Então continuo, com uma pergunta contrária à primeira:

– E quem não gosta de ler, tem alguém aí?

O povo ergue o braço de imediato, no impulso. Aqueles que se consideram não-leitores respondem mais rápido do que os amantes dos livros. Como assiiiiiiim?

Não fico exatamente triste. Fico frustrada. Mas, como já aprendi a transformar a decepção em ação positiva, continuo a minha palestra otimista, explicando porquê ler Harry Potter pode ser mais divertido do que assistir ao filme da saga. Mais intenso! Mais emocionante! E sabe qual é o meu principal argumento com os que dizem não gostar de ler? É uma frase curiosa, emprestada do escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre. Ler é poder.

Ler é poder? Mas poder não está relacionado a ser rico ou bonito ou ser famoso ou super-herói ou político?

Na-na-ni-na-não. Ler é um poder muito maior do que todos os outros, superficiais e materiais. Além de produzir cultura e inteligência, ler é a forma mais verdadeira de nos tornarmos pessoas poderosas. Pessoas capazes de criticar, argumentar, entender o mundo e, por isso, a si mesmo. Sacou?

Está certo que aconselho os não-leitores, antes de tudo, a se aproximarem dos livros pelo amor às boas histórias. Pela simples diversão que elas provocam. Curte romance? Suspense? Aventura? Terror? Não faltam opções. A gente deve escolher o livro como escolhemos a roupa do dia: a partir do nosso estilo. Depois, sim, eles entenderão o poder do livro, quando torcemos por um personagem que só existe na nossa imaginação.

Mas não preciso argumentar aqui porque ler é poder. Você, leitora querida, que está lendo esse desabafo num blog chamado Ler é TDB, já sabe. E é em nome de vocês, adolescentes e grandes leitoras, e de seus professores, incansáveis na tarefa de incentivar a busca pelo conhecimento, que convido o mundo (pelo menos, o nosso próprio mundinho) para uma missão: toda a vez que alguém afirmar eu não gosto de ler ajude-o a entender que, na verdade, ele não consegue ler.

E explique as razões disso, porque não se convence ninguém sem argumentos reais. Sugiro assim:

Amiga, não é que você não curte ler. Você não consegue ler. Porque faz mil coisas ao mesmo tempo, perde a concentração, porque começou a ler os obrigatórios, talvez nunca tenha sido incentivada em casa, ou acaba dormindo na metade da página, inclusive, o livro tem mais de 200 páginas e você acha longo, ainda mais com um assunto como aquele, você gostaria de ler romance policial, ou gótico, e…

Assim, você ajudará a sua amiga a entender que não se trata de ser um gêniozinho-que-só-lê-nem-namora. Trata de encontrar um livro como se encontra um namorado: por afinidade, aquele que tenha características parecidas com as suas.

Quem sabe, falando assim, a gente consegue aumentar a média de leitura do jovem brasileiro de 1,5 livros lidos por ano (de acordo com o último senso do Estatuto da Criança e do Adolescente) para os 17 que é a média na França. Ou, pelo menos, talvez consigamos mais mãos levantadas com prazer em resposta à minha perguntinha lá do início.

Um beijo, Anne.

Annie Müller Comunique-se com a Annie nas redes sociais: @anniepmuller.

Conheça os livros da autora e nossa colunista da revista tt acessando o site www.anniemuller.com e www.aturmadomeet.com.br.

Compre os livros online em www.livrariacultura.com.br e www.saraiva.com.br.

Advertisement
2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Jacob Elordi relembra primeiro beijo: “Um dos momentos mais românticos da minha vida”

Published

on

Jacob Elordi relembra primeiro beijo: "Um dos momentos mais românticos da minha vida"
Juergen Teller/W Magazine

O primeiro beijo de Jacob Elordi parece ter sido incrível! Em uma entrevista à W Magazine, o ator australiano contou mais detalhes sobre esse momento tão marcante da sua vida. Nosso eterno Noah Flynn, de A Barraca do Beijo, disse que o beijo aconteceu em uma estação de trem em Melbourne, na Austrália.

“Estação de trem em East Malvern, em Melbourne, com uma garota chamada Ruby. Uma festa acontecia e todo mundo ficava tipo, ‘Oh, eu fiquei com fulano de tal’ ou ‘eu vou ficar com tal e tal pessoa’. Mas eu nunca fui disso”, iniciou Jacob.

“Ela era uma garota alta e eu também era alto. Nós nos encontramos na estação, eu acho, 4:20 em ponto. Foi um encontro para se conhecer e se beijar. Provavelmente ainda é um dos momentos mais românticos da minha vida”, completa o ator. Que fofo!

Na entrevista, Elordi ainda revelou qual foi o seu primeiro crush cinematográfico que teve enquanto crescia: “Provavelmente teria sido Orlando Bloom, que interpretou Legolas de O Senhor dos Anéis. Eu estava tipo, ‘Uau, esse cara é perfeito’. Ele era tão puro e bom.”

Continue Reading

Entretenimento

Ao ser perguntada sobre homens, Zendaya desconversa: “Prefiro mais falar de pessoa”

Published

on

Reprodução / Instagram

Zendaya recentemente deu uma entrevista à Vanity Fair e chamou atenção por mudar o gênero de uma pergunta. Quando questionada sobre a qualidade que mais gosta em um homem, ela respondeu: “Eu prefiro mais falar de pessoa, que tal isso?“.

Depois, a atriz respondeu: “É uma questão tão grande. Qual é a qualidade que mais gosto em alguém? Eu diria que ‘bondade’ não é a melhor maneira de descrever isso, mas algumas pessoas são apenas boas, e você pode sentir isso. E eu não sei como explicar isso, mas há essa pequena centelha que eles tem, ou essa coisinha especial que eles tem, que você se sente seguro e feliz perto deles. Não sei o que é, mas algumas pessoas tem e isso é especial”.

A entrevista seguiu e Zendaya foi questionada, então, o que mais gosta em uma mulher e ela rebateu dizendo: “Bem, acho que é a mesma resposta“.

Confira a entrevista:

Continue Reading

Comportamento

SOS Acre: saiba como ajudar o estado que enfrenta calamidade pública

Published

on

SOS Acre: saiba como ajudar o estado que enfrenta calamidade pública
Rawpixel

Além da pandemia de coronavírus, a população do Acre tem enfrentado um aumento preocupante dos casos de dengue, bem como as consequências das enchentes, que até o momento afetaram cerca de 118 mil moradores, segundo dados apurados pela Defesa Civil. Soma-se a esse cenário uma crise humanitária envolvendo aproximadamente 300 imigrantes haitianos na fronteira do Acre com o Peru, os quais precisam urgentemente de mantimentos, roupas e recursos financeiros.

Apesar de ter apresentado uma diminuição no nível das águas durante os últimos dias, pode demorar mais do que o desejado para que o Rio Acre deixe de afetar o estado, visto que nesta quarta-feira (24) o manancial marcou 14,95 metros de altura, segundo dados da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Essa cheia é considerada histórica para o governo do Acre, que decretou oficialmente na segunda-feira (22) calamidade pública, direito do estado para arrecadar mais recursos da gestão federal.

+Vacinas aprovadas, e agora? Tudo o que sabemos sobre a campanha de imunização contra a Covid-19

Dezenas de famílias estão desalojadas, o sistema de saúde e outros serviços públicos se encontram sobrecarregados, principalmente as internações de UTIs, que se dividem entre casos graves de Covid-19 e dengue.

Quanto aos imigrantes do Haiti, o grupo ocupa atualmente a ponte da Integração que liga a cidade acreana de Assis Brasil com o Peru. A informação dada à imprensa pelo prefeito Jerry Correa é de que o objetivo é entrar no Peru, mobilização motivada pela perda de empregos que os haitianos tiveram desde o início da pandemia no último ano. Segundo o prefeito, esses cidadãos do Haiti vieram para o Brasil após o terremoto de 2010, mas agora buscam mudar novamente de país em busca de emprego.

Diante dessa crise humanitária, somada à atual crise causada pelo coronavírus em todo o país, diversas pessoas têm ajudado o Acre por meio de doações. Quer saber como ajudar? A todateen apurou quais sãos as principais instituições que tem sido fundamentais para auxiliar o estado. Confira!

Arquidiocese de Rio Branco

As doações têm sido realizada pela conta SOS Enchente Rio Acre. Dados bancários: Banco do Brasil, agência 0071-X, conta 100.000-4, CNPJ 14.346.589/0001-99.

Rio Branco

A cidade tem recebido doações pelas organizações: OCA, Palácio das Secretarias, Quartel da Polícia Militar, Igreja Batista do Bosque e lojas da rede de Supermercados Araújo no Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.  Mais informações de como ajudar pelos seguintes telefones: (68) 3215-2811 ou (68) 9905-8001.

SOS Acre

As doações em dinheiro podem ser feitas por transferência ou depósito. Dados bancários: agência 2359-0, conta corrente 14.300-6 ou PIX: 63.589.899/0001-40.

SOS Acre – CUT

Para doar, basta enviar a quantia desejada pelo PIX: 020.888.102-69.

SOS Povos Indígenas do Acre e Sul do Amazonas

As doações têm sido realizadas em dinheiro pelo PIX: (68) 99612-9696.

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.