Connect with us

Comportamento

Lesbofobia existe e precisamos falar sobre isso, com Louie Ponto

O assunto é sério e urgente!

Published

on

lesbofobia

Esse sentimento de culpa e vergonha não deveria fazer parte da sua vida. Entenda que está tudo bem ser do jeito que é e que você não está sozinha. A heterossexualidade, relação entre homens e mulheres, não é a única forma de existência. Ainda vivemos em uma sociedade preconceituosa, mas você não pode se sentir culpada por algo que faz parte de você. Chegou a hora de falarmos sobre lesbofobia.

A Louie Ponto é youtuber e também enfrenta situações difíceis de aceitação, preconceito e reconhecimento de quem se é. “Na infância, sempre ouvia das outras crianças que eu era sapatão, mas nem sabia o que significava… Cresci sabendo que aquilo existia e com 14 anos me interessei por outra menina. Não me via como lésbica, descobri primeiro que não era heterossexual”.

Mas… O que é lesbofobia?

Como existe um movimento organizado chamado LGBT, que inclui pessoas de diferentes orientações sexuais e gêneros, rola uma confusão de que existe uma unidade, como explica a Louie. Em grupo, as pessoas se fortalecem e encontram vivências e semelhanças importantes. No entanto, também existem opressões diferentes.

“Uma mulher lésbica, por exemplo, sofre uma pressão e violência por ser mulher e também por conta da nossa sexualidade”, afirma Louie Ponto. Por isso é tão importante falarmos sobre lesbofobia, já que está diretamente ligada às condições que as mulheres lésbicas se encontram. Isto é, lidam com a própria existência em uma sociedade não apenas preconceituosa, mas também misógina (aversão às mulheres e ao mundo feminino).

Essa violência de gênero se reproduz até mesmo dentro do movimento LGBT, explica Louie. “Existe o apagamento das mulheres lésbicas e é muito importante a gente falar sobre as vivências específicas”. Além disso, é importante realizar um recorte não apenas de sexualidade e de gênero, mas também de raça e classe social. Isso quer dizer que a vivência de uma mulher lésbica negra é muito diferente da vivência de uma mulher lésbica branca.

 

Entrevista exclusiva com Louie Ponto

lesbofobia

Foto: Reprodução/Instagram

tt: Quando foi a primeira vez que você sofreu preconceito?

Louie: Olha, é impossível dizer. Foi desde muito novinha, não sabia ainda que era preconceito. Eu sempre fui uma criança que não correspondia aos padrões de gênero,  não gostava muito de brincar de boneca, usar vestido, passar maquiagem.. E tudo isso não corresponde necessariamente à comunidade lésbica, mas são estereótipos. Acho que preconceito foi uma característica sim que esteve sempre presente durante toda a minha vida.

tt: Como você se descobriu lésbica?

Louie: Para cada menina é diferente e tem a ver com autoconhecimento. Tem gente se se entendem como lésbicas com 20, 30, 40 ou 50 anos, mesmo depois de terem relacionamentos e casamentos com homens. Na infância, eu sempre ouvia das outras crianças que eu era “sapatão”. Naquela época eu nem sabia o que era, mas sabia que falavam para me ofender. Eu já cresci sabendo que aquilo existia e com 14 anos eu me interessei por uma outra menina. Só que eu não me entendia lésbica. Achava que gostava de garotas, mas eu não aceitava. Isso veio só depois, já adulta.

tt: O que você diria para meninas que também estão se descobrindo?

Louie: Primeiro eu me descobri uma mulher não heterossexual e daí depois eu entendi que eu era lésbica. Eu sempre penso no que eu gostaria de ter ouvido quando eu era adolescente… Que está tudo bem. Eu cresci com o sentimento de culpa e demorou muito tempo para entender que não tinha nada de errado comigo. Gostaria que alguém tivesse falado para mim que eu não tô sozinha e que têm muitas outras pessoas com vivências parecidas.

tt: Como contar para os pais que é lésbica? 

Louie: Não existe um jeito certo um jeito certo, um modelo ou padrão. Porque cada pessoa tem uma família diferente, vive num lugar diferente e tem todo um contexto social diferente. Cada pessoa vai descobrir como fazer isso e a melhor coisa é conhecer a sua família. Às vezes, é melhor você esperar independência financeira, ser maior de idade, algo assim… Caso sinta que sua família vai mudar negativamente a sua vida. Agora, se você tem uma família mais aberta e que se mostra pró LGBT, acho que é diferente. Pode não ser bom no momento, mas é importante dizer que as coisas e as pessoas mudam. Se não tá legal agora com a sua família, as coisas podem melhorar com o tempo.

tt: Como lidar com a lesbofobia? 

Louie: Não é porque você está passando por um momento difícil, que ele vai se manter assim. A gente tem opção de escolha, se você tem algum tipo de amizade com quem se mostra preconceituosa ou não te apoia, vale a pena a gente rever essas relações. Ninguém merece um relacionamento que te faz mal e é tóxico de alguma maneira. Não é uma questão de lidar com as pessoas preconceituosas, a partir do entendimento de que não tem nada de errado com você e que está tudo bem, isso nos fortalece a ponto de aprendermos a lidar com essas situações.

Comportamento

Faça este teste e te diremos um livro para ler nas férias!

Published

on

Faça este teste e te diremos um livro para ler nas férias!
freepik

Com as tarefas da escola, faculdade ou estágio, sempre é difícil encontrar um tempinho para fazer as coisas que a gente gosta, né? Mas as férias de julho chegaram como o momento certo para  diversão e o autocuidado.

E tem coisa mais gostosa do que ler um bom livro? Se você está na dúvida do que escolher, a todateen preparou um teste para facilitar a sua vida.

Férias sem sair de casa: 15 ideias para deixar o tédio de lado
Quem é você nas férias! Descubra neste teste! 
+ 10 livros para devorar nas férias de julho

Confira!

Continue Reading

Beleza

TikTok: 5 influenciadoras de maquiagem para seguir agora!

Published

on

TikTok: 5 influenciadoras de maquiagem para seguir agora!
Instagram/@dajjrambo

O TikTok está longe de contar só com coreografias e virais engraçadinhos. A verdade é que o aplicativo ~esconde~ vááários conteúdos legais, incluindo dicas e tutoriais de make in-crí-veis.

A todateen separou 5 influencers da rede social para você seguir AGORA.

10 dicas de maquiagem para fazer a blogueira
+ Teste: você sabe tudo sobre maquiagem?
+ Inspire-se nestas fotos de famosas sem maquiagem

Confira!

sombreado perfeito com @makeupbymaritsa

@makeupbymaritsa##dewyskin ##glowyskin ##dryskin ##dryskinfoundation ##makeuphacks ##foundationhack ##makeupbymaritsa ##makeuptutorial♬ original sound – makeupbymaritsa

make em peles negras com @rajyaatluri

@rajyaatluri1 minute makeup challenge!! I used @livetinted huestick, Maybelline effaceur concealer, Stila bronzer in shade 2, and cover girl lashblast mascara♬ Bella ciao – HUGEL Remix Extended – El Profesor

no makeup makeup com @dajjrambo

@dajjramboWhite Liner is such a SERVE ✨. ##norvinapartner ##abh ##ElectricLiners ##foryou ##fyp ##ad♬ DESU DESU – Tik Tok Assistant

esfumado ~diferentões~ com @oliviamartistry

@oliviamartistryokay i am living for this look 💖 i love blue&pink together😍 inspo @br.glamazon ##makeup ##eyeshadowtutorial ##eyemakeup ##eyeshadow ##xyzbca ##mua♬ original sound – hauntedsounds

os melhores desafios com @nikkietutorials

@nikkietutorialsthe hardest challenge I’ve EVER done! 👀 full video on my YouTube channel! ✨ ##foryou ##makeup ##challenge♬ Stunnin’ (feat. Harm Franklin) – Curtis Waters

#PartiuFollow?

Continue Reading

Comportamento

Eclipse Lunar em Capricórnio deste domingo (5) é um alerta sobre o risco de colocar o próprio prazer em primeiro lugar

Published

on

Eclipse Lunar em Capricórnio deste domingo (5) é um alerta sobre o risco de colocar o próprio prazer em primeiro lugar
freepik

Julho chegou oficialmente, e não falta intensidade no céu! Poucos dias depois de um Eclipse Solar em Câncer, os astros nos presenteiam com um Eclipse Lunar Penumbral em Capricórnio no próximo domingo (5).

Mas antes da gente continuar, vamos relembrar: “eclipse lunar” é o termo utilizado para nomear o fenômeno astronômico que ocorre toda vez que a Terra fica entre o Sol e a Lua, exatamente na linha de intersecção de sua órbita com a da Lua, astro que sempre está na fase “cheia” durante esse movimento.

Segundo a astróloga Virginia Gaia, a Lua Cheia estará no signo de Capricórnio chegando a posição exata para ocorrer o Eclipse Lunas Penumbral no dia 5. Neste momento a estrela Vega será ativada, astro Alfa da Constelação de Lira (instrumento da Grécia antiga).

Este conjunto de estrelas seria uma homenagem a Orfeu, filho de Apolo que era conhecido por conquistar a todos por meio da arte proporcionada por este instrumento, um presente de seu pai. O mito conta que Orfeu teria descido ao submundo em busca do amor de sua vida, Eurídice.

Entretanto, o semideus não conseguiu encontrar o caminho de volta ao mundo dos vivos quando se perdeu da amada na penumbra.

“A Lira destaca a beleza presente na arte que nos serve de conforto nos momentos mais difíceis. Em contrapartida, ela também traz a tendência aos vícios e enganos, acarretando punição aos desavisados”, revela a bruxona.

“Esse mito fala sobre morrer e renascer, arte, beleza. Agora não é um momento para se iludir, não dá para acreditarmos demais em coisas que não estão ao nosso alcance, é importante lidar com o risco. Este eclipse fala sobre a promessa de uma vacina e flexibilização, de forma que nos lembra que ainda não temos nada concreto, o perigo de contaminação permanece real. Não podemos dar um valor excessivo aos prazeres”, completa.

Outra informação importante sobre esse fenômeno astrológico é que ele também representa o fechamento de um ciclo. Os últimos eclipses tem ocorrido no eixo formado entre Câncer e Capricórnio, sendo a Lua Cheia deste dia 5 a responsável pelo último fenômeno lunar entre estes dois signos.

“Neste domingo fechamos um ciclo sobre reflexão acerca da vida íntima e bem estar emocional em contraste às demandas sociais e de produtividade, o qual vem durando cerca de dois anos”, afirma Virginia chamando a atenção para a questão neste contexto de quarentena.

O que isso significa? Este eclipse traz o resultado das suas últimas ações. Caso tenha prezado pelo esforço e empatia, boas novidades podem ser aguardadas. Mas, caso tenha escolhido caminhos arriscados, e nem sempre generosos, sua colheita pode também não ser tão positiva.

Se estiver trabalhando em seu fim de semestre, continue se esforçando porque os astros podem te surpreender. Falando sobre um âmbito mais amplo, caso esteja ao seu alcance, continue respeitando o isolamento social, lave bem as mãos, use álcool em gel e não esqueça da máscara!

Pode vir, eclipse em Capricórnio! 😉

Quer saber mais sobre conteúdos bruxões de magia & astrologia? Acompanhe a bruxona da todateen, a astróloga Virginia Gaia!

Instagram: @virginiagaia
Facebook: @estudosgaia
Site Oficial: virginiagaia.com.br

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.