Todas sabemos que moda é sinônimo de comunicação e, diversas vezes, atua também como símbolo de luta e resistência. E, não apenas no último sábado (7), quando Kamala Harris fez seu primeiro discurso como vice-presidente dos Estados Unidos, mas também durante toda sua campanha, a política usou e abusou de roupas e conjuntinhos poderosos.
Abaixo, a todateencompilou os melhores momentos fashion da nova VP!
Kamala, que é advogada e filha de imigrantes jamaicanos e indianos, teve um papel extremamente importante na disputa ao lado de Joe Biden – atual presidente eleito dos EUA – contra o ex-comandante em chefe, Donald Trump. A senadora, além de toda sua expertise e experiência na política pública, vem chamando atenção com seus conjuntinhos empoderadores – e cobertos de significado – ao longo de toda corrida eleitoral. E, durante seu primeiro discurso como a nova, e primeira mulher já eleita vice-presidente, suas roupas chamaram, mais uma vez, muita atenção.
Bem distante das cores usadas por seu colega, Joe – que estava com um terno azul marinho, camisa branca e gravata azul – Kamala entrou pra história de forma emblemática: além de ser a primeira mulher em toda a democracia americana, a VP apareceu apostando na cor branca, sinônimo da luta pelos direitos da mulher desde que, em 1913, o National Women’s Party [organização americana fundada que lutava pelo direito ao voto feminino] o escolheu juntamente com o dourado e o roxo para compor a bandeira sufragista.
O conjuntinho usado por ela é uma criação de Carolina Herrera, uma das marcas mais icônicas dos EUA fundada em 1981 por uma mulher (a mesma que dá nome à marca) venezuelana – sim, uma imigrante! A firma, que atualmente pertence à companhia espanhola Puig, é chefiada desde 2018 por Wes Gordon, diretor criativo de 33 anos nascido em Atlanta, branco e gay.
O modelo usado por Kamala é um ato de resistência e metalinguagem, representando anos de luta histórica.
Embora se jogue nos tons mais neutros, como o preto e o branco e os pastéis, Kamala não tem medo aparecer com muitas cores e acessórios. Na imagem abaixo, a vice-presidente aparece com um casaco incrustado de brilhos coloridos que remetem à bandeira LGBTQIA+.
Quebrando protocolos de vestimenta – que, na maioria das vezes, obrigam mulheres a se submeterem à saltos altos e vestidos – a ex-senadora do estado da Califórnia não abandona nem o jeans e nem os tênis. Certíssima!
Também retrucando os padrões que insistem em roupas que moldem mais a silhueta, Kamala apostou na moda (confortável e sofisticada) das mangas bufantes.
De acordo com informações obtidas em entrevista exclusiva do jornal Extra, o pai de Gilbertoretomou contato com a família do participante do Big Brother Brasil e está torcendo pelo filho. O ex-porteiro também se chama Gilberto e afirma que quer se aproximar do filho após o fim da participação do economista no reality show, o define como “batalhador, estudioso e engraçado” e reforça que sua aproximação não possui fins financeiros.
Segundo o jornal, senhor Gilberto se afastou da família quando o filho tinha quatro anos, afirmando que sua cor de pele não era “tão preta” para ser seu filho. O último contato de Gilberto com o pai foi quando o atual doutorando tinha 13 anos de idade e o convidou para um desfile do qual iria participar. O jornal Extra escreve que nesta ocasião, senhor Gilberto teria negado dizendo que tinha vergonha do então adolescente.
“Gilberto, o pai, no entanto, prefere apagar da memória os momentos difíceis que os dois tiveram. Vestido com a camisa da torcida do brother, ele deixa claro que quer passar uma borracha no passado. ‘Tenho muito orgulho de quem ele é quando o vejo pela TV. Meu filho está realizando um sonho, é um batalhador mesmo, estudioso, chegou longe onde ninguém podia imaginar'”, escreve o portal Extra.
Hoje em dia, senhor Gilberto luta todos os dias contra a dependência química, afirma ter deixado de usar drogas, apesar de ainda estar com dificuldade de se livrar do álcool. “Só quero poder dar um abraço apertado nele e dizer que amo muito ele. Nunca disse isso para o meu filho”, diz o pai de Gil do Vigor ao jornal.
Na última segunda-feira (19), o perfil de Pocah se posicionou contra os ataques de racismo que a cantora e sua filha, de cinco anos, têm recebido na web. Mais tarde, o noivo da cantora, Ronan Souza, publicou um tweet confirmando que medidas legais estavam sendo tomadas.
“Vocês, que foram no perfil da Vitória falar m***, para uma criança, joga o chip fora, já achei quatro de vocês. João Pessoa, Florianópolis e 2 do Rio de Janeiro. Já já tem uma surpresinha”, disse fazendo referência às medidas legais tomadas.
Vocês que foram no perfil da vitória falar merda para uma CRIANÇA, Joga o chip fora, já achei 4 de vocês. João Pessoa, Florianópolis e 2 do rio. Jaja tem uma surpresinha 🥰🤷🏻♂️
Confira o desabafo do perfil de Pocah sobre o tema:
É louco pensar que essas mensagens, direcionadas a uma criança de 5 anos, são motivadas exclusivamente porque a mãe dela resolveu… votar em um jogo de votação, né?
O que está acontecendo no mundo? O que está acontecendo com as pessoas?
Somos realmente da mesma espécie? pic.twitter.com/XqW21TwWMC
Demi Lovato levantou um ponto sobre o marketing usado em uma linha de frozen yougurt de uma marca em específico, falando sobre a reação negativa que ela poderia gerar em pessoas que, assim como ela, lutam contra transtornos alimentares. A loja respondeu às críticas da cantora, mostrando como a artista entendeu errado a mensagem. Diante disso, Demi fez uma live pedindo desculpas e explicando melhor seu olhar para a situação, reforçando que seu objetivo não era de fato prejudicar a marca ou seus funcionários.
Atenção: se o tema de transtornos alimentares é sensível para você, melhor deixar essa matéria para outro momento.
A polêmica começou quando Demi frequentou uma loja de frozen yougurt em Los Angeles nos últimos dias e se deparou com muitas opções de sorvete e cookies sem açúcar. Em suas redes, a voz de “Dancing With The Devil” publicou um story com a hashtag #DietCultureVultures, marcando a loja, em tom crítico ao “marketing” com a dieta. Demi enfrenta até hoje uma luta contra transtornos alimentares e sempre se posiciona contra dietas e outras coisas que despertem gatilhos nas pessoas que lutam por aceitação de seus corpos e alimentação saudável, sem restrições tóxicas.
A loja respondeu à crítica de Demi, afirmando que eles eram uma marca que se destacava no mercado justamente devido à linha criticada pela cantora, uma série de produtos que podem ser consumidos por pessoas com diabetes, doença celíaca e veganos.
Nesta segunda-feira (19), Lovato fez uma live para falar mais sobre seu posicionamento, pedindo desculpas por não ter compreendido a mensagem, mas reforçando que o marketing era sim prejudicial para pessoas que, assim como ela, lutam contra transtornos alimentares.
“Como não estava claro, eu definitivamente tirei conclusões precipitadas e provavelmente não deveria ter feito isso da maneira que fiz. Estou disposta a falar com esta loja para ajudar a obter esta mensagem certa… Eu sou humana e falo sobre minhas lutas (…) Não procuro uma pequena empresa como alguém com muitos seguidores. Não é isso que estou fazendo aqui. Eu entrei em uma situação que não me agradou, minha intuição dizia para falar sobre isso, então eu falei. E eu me sinto bem com isso. O que não me sinto bem é a maneira como foi interpretado e como a mensagem foi mal interpretada. Farei tudo o que puder para trabalhar com esta loja, se eles quiserem, para ajudar a alinhar a mensagem. ”