Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Cinema e TV

9 lições importantes que aprendemos com 13 Reasons Why

Precisamos falar mais sobre isso!

13 Reasons Why-série-netflix
Foto: Beth Dubber/Netflix

O que leva uma pessoa a tirar a própria vida? Essa é a resposta que a série procura ao longo de cada episódio.

Poucas produções falam tão abertamente sobre o assunto, considerado ainda nos dias atuais, um tabu. A história da adolescente de 17 anos, Hannah, trata de assuntos tão polêmicos e ao mesmo tempo tão presentes no dia a dia.  A palavra-chave da série, com certeza é: reflexão. Por isso, a tt listou 9 coisas que aprendemos (e precisamos falar sobre) com 13 Reasons Why!

 

13 Reasons Why-série-netflix

Foto: Beth Dubber/Netflix

1.    Diga não ao bullying

Muitas pessoas já passaram por essa situação! É preciso tomar muito cuidado com os rótulos ou apelidos que colocamos em alguém. Esse é um tipo de violência sem contato físico que machuca o psicológico e pode levar, em muitos casos, a medidas trágicas. A Hannah, por exemplo, sofreu (e muito!) por coisas que ela não fez, mas que a escola inteira achava que era verdade.

 

2.    É sempre bom ouvir

A série toda retrata o grito de socorro da Hannah, porém, ninguém conseguia ouvi-la. E isso acontece a todo momento, em todos os lugares. É preciso ouvir o que as pessoas têm a dizer. É como diz o ditado: temos dois ouvidos e apenas uma boca por alguma razão – precisamos estar abertos para conversar e atentos para ouvir o grito de socorro, antes que seja tarde demais.

 

3.    Cuidado com o que fala

Acredite, as paredes tem ouvidos! Não saia por aí falando qualquer coisa. Pare e pense antes de falar. Muitas vezes uma palavra dita no momento ou na forma errada pode ocasionar transtornos irreparáveis e, você não vai querer ter a culpa, certo?

13 Reasons Why-série-netflix

Foto: Beth Dubber/Netflix

 

4.    Demonstre seus sentimentos

“Antes tarde do que nunca” ou “nunca é tarde demais”, esqueça essas frases! Temos apenas uma única vida e precisamos aproveitá-la da melhor maneira possível. Nunca deixe para depois o que pode ser feito, dito ou aproveitado agora. Se você gosta de alguém, se tem algo para falar, fale. Ou, amanhã pode ser tarde. Já pensou nisso?

 

5.    Suicídio é coisa séria

A série retrata o suicídio da maneira mais real possível, sem clichês, tentando revelar o impacto causado em todos ao redor e nos fazendo entender o quão grave é o tema.

 

6.    Compartilhamento de fotos íntimas

Quando eu disse que a história era algo muito real, não estava brincando. Quantas notícias não vemos sobre o assunto? Ou, quem não conhece alguém que passou por tal constrangimento? Esse tipo de “brincadeira”, “vingança” ou “prazer”, não tem graça e pode causar danos psicológicos e físicos que ninguém é capaz de reverter. Antes de compartilhar, lembre-se que a situação poderia ser com você ou alguém que você ama. Não é legal!

13 Reasons Why-série-netflix

Foto: Beth Dubber/Netflix

 

7.    Amizades verdadeiras

A história nos mostra a importância de ter amizades verdadeiras, em quem confiar e poder contar todos os dias. Hannah não teve essa sorte, e ao longo dos episódios é possível notar as consequências, sem falar na dor, que ela sentiu com tudo isso. Valorize suas amizades e faça com que elas também te valorizem!

 

8.    Álcool com direção

Mais um fato atual que podemos ver todos os dias em algum noticiário: álcool + direção = combinação perigosa. É comum pensar que não vai acontecer nada. Mas não é bem assim. Sempre lembre-se e lembre também quem está no volante: “se beber, não dirija”.

 

9.    Depressão não é brincadeira!

Muitos acham frescura, não entendem, mas, a depressão é uma doença – e grave! A perturbação psicológica é desencadeada por vários fatores e precisa ser tratada o mais rápido possível. Tire da cabeça que é brincadeira e ajude, alguém próximo pode estar precisando de você e do seu apoio!

13 Reasons Why-série-netflix

Foto: Beth Dubber/Netflix

 

LEIA TAMBÉM

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.