Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer

Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer
Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer

Já sabemos que nas séries de televisão, a representatividade é bastante escassa. Nos livros, as coisas não são diferentes. Com o movimento #BlackLivesMatter e com o feriado da consciência negra vindo por aí, diversas pautas que discutem o racismo e que buscam dar voz à população preta tem ganhado relevância. No entanto, precisamos sempre nos lembrar de que isso deve ser um exercício diário.

+ Mês da Consciência Negra: 5 livros para entender a luta racial

Pensando justamente nisso, a todateen separou para vocês quatro indicações de livros que conta com protagonistas negras que você não pode deixar de conferir! Lembrando que a inclusão de pessoas pretas em papéis de ascensão e de destaque são essenciais na luta contra os estereótipos, se tornando símbolos do imaginário coletivo.

Dá só uma olhada!

Ódio Que Você Semeia, Angie Thomas

Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer (Divulgação)

Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer (Divulgação)

Livro que alcançou o 1º lugar na lista dos best-sellers do New York Times. Em Ódio Que Você Semeia, publicado pela Galera Record, a autora Angie Thomas conta a história de Starr em uma vida permeada de diversos choques de realidade.

+ Leitura necessária: ‘O Ódio Que Você Semeia’ aborda racismo e violência policial exatamente como vemos hoje

Abaixo, confira a sinopse.

“Um livro contra o racismo em tempos tão cruéis e extremos Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto. Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda em uma escola cara, com colegas brancos e muito ricos – no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.”

Adquira sua cópia aqui.

Quanta Coisa Pode Estar Logo Ali, Lola Salgado

Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer

Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer (Divulgação)

Lola Salgado é mais uma autora nacional que vem conquistando o coração de todos. Em seu lançamento, publicado pela HarperCollins Brasil, Quanta coisa pode estar logo ali conta a história de Olívia Salazar, uma jovem que está se aproximando da vida adulta.

+ Exclusiva: Lola Salgado fala sobre representatividade no processo criativo de seu novo livro
+ Instagram: Live com Lola Salgado

Abaixo, confira a sinopse.

Amadurecer é uma droga. De repente, vemos a aproximação da vida adulta e, com ela, das inevitáveis obrigações. Como, de um dia para o outro, temos que decidir qual faculdade queremos cursar, onde queremos trabalhar e como será o nosso futuro? E por que parece que algumas pessoas têm tanta facilidade em tomar essas decisões? Esses são os questionamentos de Olívia ao se ver obrigada a se inscrever em um vestibular para um curso que nem queria fazer. Como se não bastasse, seu pai, que a abandonou quando ainda era pequena, agora deseja uma chance de mostrar que mudou e que merece sua confiança. Em meio aos acordes das músicas de seu grupo preferido, às discussões com a mãe, às dúvidas em relação ao pai e ao que fazer da vida, uma não tão inesperada viagem fará com que Olívia descubra mais sobre si do que imaginava.”

Adquira sua cópia aqui.

A Rebelde do Deserto, Alwyn Hamilton

Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer

Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer (Divulgação)

Da autora canadense Alwyn Hamilton, A Rebelde do Deserto, publicado pela Editora Seguinte, conta com uma protagonista feminina forte e poderosa atiradora. Ambientado nas Arábias, o livro narra a história de Amani.

Abaixo, confira a sinopse.

“O destino do deserto está nas mãos de Amani Al’Hiza ― uma garota feita de fogo e pólvora, com o dedo sempre no gatilho. O deserto de Miraji é governado por mortais, mas criaturas míticas rondam as áreas mais selvagens e remotas, e há boatos de que, em algum lugar, os djinnis ainda praticam magia. De toda maneira, para os humanos o deserto é um lugar impiedoso, principalmente se você é pobre, órfão ou mulher. Amani Al’Hiza é as três coisas. Apesar de ser uma atiradora talentosa, dona de uma mira perfeita, ela não consegue escapar da Vila da Poeira, uma cidadezinha isolada que lhe oferece como futuro um casamento forçado e a vida submissa que virá depois dele. Para Amani, ir embora dali é mais do que um desejo ― é uma necessidade. Mas ela nunca imaginou que fugiria galopando num cavalo mágico com o exército do sultão na sua cola, nem que um forasteiro misterioso seria responsável por lhe revelar o deserto que ela achava que conhecia e uma força que ela nem imaginava possuir.”

Adquira sua cópia aqui.

Kindred: laços de sangue, Octavia E. Butler

Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer

Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer (Divulgação)

Com mais de meio milhão de cópias vendidas no mundo, Octavia E. Butler narra uma história forte em Kindred: Laços de sangue, publicada pela Editora Morro Branco, tratando de temas como o amor, ódio e escravidão, ambientada no pré-guerra civil, nos Estados Unidos.

Abaixo, confira a sinopse.

“Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça. Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo. Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.”

Adquira sua cópia aqui.


Confira também as indicações do Cantinho Literário Todateen de novembro!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por todateen (@todateen) em

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.