Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Beleza

“Maskne” invade o rosto nesta pandemia: saiba o que é e como evitar

Especialista dá dicas para o tratamento de acnes provocadas pelo uso constante de máscaras

"Maskne" invade o rosto nesta pandemia: saiba o que é e como evitar
"Maskne" invade o rosto nesta pandemia: saiba o que é e como evitar (Rawpixel)

A tão temida acne pode ser formada por diversos fatores. Estresse, má alimentação, alteração hormonal e utilização de produtos inadequados na pele são apenas alguns deles. No período da pandemia, em que nossas rotinas são bastante afetadas e esses fatores são mais recorrentes, as marquinhas indesejadas podem aumentar. No entanto, se você está passando por problemas como esse, um acessório necessário na luta contra a pandemia da Covid-19 também acabou se transformando em um incômodo.

+ Skin Positivity: Júlia Vecchi e Preta Araújo te inspiram a mudar sua relação com a acne e o skincare

Isso porque o uso da máscara facial, obrigatório para evitar a transmissão do novo vírus, estimula a produção de sebo, aumentando a oleosidade da pele e produzindo a acne na região abafada. Recentemente, para explicar melhor sobre o assunto e te ajudar a continuar protegida usando a proteção, mas também evitar que acabe em uma relação não tão boa com a pele, especialistas vem falando sobre a “Maskne”, que nada mais é do que a junção das palavras “máscara” e “acne”.

A dermaticista Patrícia Elias contou melhor para a todateen como isso ocorre: “A máscara aumenta a temperatura da pele, deixa a região úmida e abafada, estimulando as glândulas sebáceas e sudoríparas, que produz suor, e com isso há o aumento de oleosidade entupindo os poros e causando a acne”.

De acordo com ela, este tipo de acne que é provocada pelo contato da máscara na pele é diferente daquela produzida por outras alterações, e se engana quem acha que apenas peles oleosas sofrem desse incômodo. “No caso das peles mistas e secas, o calor produzido pelas máscaras altera a microbiota da cútis, a camada de bactérias que habitam a superfície, causando desequilíbrio, irritação ou dermatite atópica, muito comum na infância devido ao uso constante de chupetas“.

atenção: a maskne não é sobre máscaras faciais de beleza!

Algumas pessoas podem se confundir e pensar que o termo também se refere àquelas máscaras que passamos no rosto para retirar cravos, hidratar ou nutrir a região do rosto. No entanto, a especialista explica que não é sobre isso, mas que também são exigidos cuidados quando falamos nesse assunto.

É necessário saber escolher a mais apropriada para cada tipo de pele, e quando a pele está com uma alteração como a acne é necessário utilizar máscaras com ação secativa, calmante e antisséptica. Ativos como carvão ativo, zinco, óleo essencial de melaleuca, alecrim, enxofre, argilas são as máscaras mais apropriadas para quem tem essa tendência.”

prevenção

A especialista explica que a Maskne é mais fácil de ser controlada do que as acnes que surgem por fatores genéticos ou hormonais. “Para evitar a manifestação dessas inflamações é recomendado passar uma gotinha de óleo essencial de Melaleuca – conhecido por suas propriedades purificantes – que tem ação fungicida e bactericida na região do rosto que entra em contato com a máscara, ou até mesmo passar dentro do acessório antes de utilizar”, complementa.

Ela também orienta a troca de máscaras faciais descartáveis, “devem ser trocadas conforme orientação do fabricante. Se usar máscara de pano, fazer boa higienização e trocar a cada 2 horas. Não usar máscaras úmidas, e fazer a troca imediatamente“.

Outras dicas dadas pela especialista:

  • Respirar mais pelo nariz e não pela boca para não deixar a região afetada úmida e quente
  • Não lavar o rosto com água quente e não manipular a acne para não contaminar outras regiões do rosto.
  • Utilizar produtos anti oleosidade e anti acne em caso de tendência e para o tratamento skincare diário.

uma boa skincare

Além dos atos supracitados de prevenção, a dermaticista enfatiza que é importante manter uma boa skincare. “Cuidados noturnos de higienização facial com sabonete líquido com ação antisséptica, tônico facial com ativos secativos e calmante, hidratante noturno com vitaminas, minerais e com ação fungicida.

O uso de protetor com toque seco também deve ser feito diariamente na rotina de skincare para quem tem predisposição à acne. “O cuidado com a utilização de tônicos específicos, água termal com ação secativa com pré e probióticos e outros produtos destinados a limpeza da pele, também são grandes aliados. Outra opção mais natural é a utilização de babosa e chá de camomila que possuem ação anti-inflamatória e calmante. Mas sem dúvida nenhuma, ter uma frequência de limpeza de pele profunda feita com um profissional qualificado, é essencial para o tratamento de pele que sofre constantemente com as acnes”, explica.

Para finalizar, Patrícia ainda separa alguns produtinhos que podem ajudar cada tipo de pele na hora do skincare perfeito. Veja:

Peles mais oleosas e com espinhas: Sérum, Fluído e gel.
Peles mistas: sérum e creme.
Peles secas: cremes e óleos.

Durante o dia: usar sabonete, tônico, hidratante e protetor solar antioleosidade.
Dica caseira: chá de camomila com algumas gotas do óleo de melaleuca, máscara de argila e gel de babosa.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.