Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Momentos em que ‘As Meninas Superpoderosas’ abordaram temas importantes para a sociedade

O desenho animado vive levantando temas mega importantes para a sociedade!

melhores momentos de As Meninas Superpoderosas
Foto: Reprodução

As Meninas Superpoderosas voltaram ao Cartoon Network para levar empoderamento e quebrar tabus e preconceitos na televisão. O desenho de 1998 sempre foi pioneiro em questões feministas e de gênero, por isso, reunimos os melhores momentos de As Meninas Superpoderosas em que temas importantes para a sociedade foram abordados.

Resultado de imagem para meninas superpoderosas gif

Afinal, apenas elas podem nos salvar!

Transexualidade

No episódio Chifre, Doce Chifre, as meninas têm que ajudar um amigo pônei que na verdade quer ser um unicórnio. O desenho colocou a identidade de gênero em pauta, o que foi extremamente importante, já que algumas crianças podem se identificar com a história do pônei e perceber que não há nada de errado em querer ser um “unicórnio”, mais tarde percebendo a analogia sobre a transexualidade. O episódio emocionante termina com uma grande lição ao mostrar que podemos sim nos identificar com algo que nossa aparência externa não condiz, e que o final pode e deve ser feliz!

ponei transexual meninas superpoderosas

Foto: Divulgação

Representatividade negra

Em 2017, o especial As Meninas Superpoderosas: O Poder das Quatro trouxe uma nova personagem negra ao grupo. Estrelinha teria sido criada pelo professor Utônio antes de Florzinha, Lindinha e Docinho, mas estava desaparecida. Quando retorna, ela se junta às irmãs mais novas para combater os vilões de Townsville. Inspirador para diversas meninas negras que quase nunca são representadas em desenhos animados! A personagem ainda foi dublada por uma atriz negra sul-africana, Toya Delazy.

Meninas Superpoderosas com nova integrante negra

Foto: Divulgação

Combate ao machismo

No aniversário de 10 anos de As Meninas Superpoderosas, as fofas ganharam uma nova temporada onde o foco foi combater o machismo (amamos!). Elas têm que lidar com um vilão lenhador que insiste em propagar o machismo em Townsville. Docinho não gosta nada quando o rapaz a chama de “princesa” e a manda brincar com bonecas. Onde já se viu, né? Mais uma vez em que as meninas foram total inspiração feminista para diversas meninas ao redor do mundo!

Resultado de imagem para meninas superpoderosas gif

Quebra de padrões de gênero 

A personagem Docinho sempre se destacou pela falta de feminilidade. A menina tem características fortes e agressivas, mostrando que meninas podem sim ser duronas. As Meninas Superpoderosas sempre ensinaram meninas que nós podemos lutar por nós mesmas e não precisamos esperar por nenhum príncipe para nos salvar. Além disso, o personagem do professor Utônio é um “pai” dedicado e amoroso, que cuida das filhas com toda dedicação, mais uma vendo quebrando padrões de gênero. Lindíssimas, falaram tudo!

Resultado de imagem para meninas superpoderosas docinho gif

Veja outros desenhos, além de As Meninas Superpoderosas, que falam de temas que não são tão infantis assim:

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.