Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Minha mãe engravidou! E agora?

Grávida e filha

Grávida e filha

Foto: Thinkstock/ Getty Images

Algumas meninas já passaram ou ainda passarão por essa situação: acompanhar a gravidez da mãe. Quem é filha única vai ter que aprender a dividir os pais com mais uma pessoa. E as girls que já têm irmãos também terão que saber como lidar com mais um membro na família.

Mas e se o ciúme apertar? E se você ficar incomodada com uma criança chorando em casa? Sim essas coisas podem acontecer. Por isso a tt conversou com a psicóloga Betina Serson, que deu umas dicas de como lidar com essa situação. Primeiro, você deve saber que é normal a mistura de sentimentos, como a felicidade por viver uma nova experiência e o ciúme de ter que dividir os pais.

É legal conversar com sua mãe sobre qualquer tipo de preocupação que você tenha, e pode ter certeza que ela vai te ajudar a espantar o ciúme do bebê. “Pode ser que a sua mãe também esteja insegura quanto a gravidez, por estar mais velha ou pela diferença de idade entre a garota e o bebê que vai chegar”, diz Betina. Por isso o diálogo entre vocês é muito importante.

Você também vai precisar ser paciente, afinal, sua mãe está vivendo um período muito especial e que ainda traz uma grande mudança hormonal para ela. Ou seja, é supernormal ela ficar mais sensível, melancólica, agitada, preocupada. Ou tudo junto! E é aí que as brigas entre vocês podem até aumentar. Mas a psicóloga lembra que mães e filhas que têm um bom relacionamento, dificilmente vão acabar brigando nesse período.

Ajudando a mamãe grávida

Durante a gravidez é bem legal ajudar a sua mãe no que for possível. Seja com uma boa conversa, perguntando como ela está se sentindo ou colocando a autoestima dela lá em cima: “As grávidas muitas vezes não gostam das mudanças no próprio corpo”, diz Betina. Diga o quanto ela está linda nessa fase!

Depois que o bebê nascer também é legal tentar ajudar ao máximo sua mãe a cuidar do novo irmão ou irmãzinha. Os primeiros meses do bebê não são muito fáceis, e as mães geralmente ficam bem cansadas, dormem pouco, etc. Então, uma mãozinha para ajudar é sempre bem-vinda. Além disso, ajudar a cuidar de um recém-nascido vai ser uma experiência bem interessante para você dividir com as amigas.

4 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.