Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Mitos e verdades sobre o aprendizado de outro idioma

Professor dá dicas para aprender inglês e não esquecer nunca mais!

mat-professor-escol-alunos

Será que o professor tem que ser nativo? O inglês é a língua mais difícil? E é necessário treinar sempre para não esquecer? Foi para tirar essas e outras dúvidas que a tt conversou com o professor Elvio Peralta que explicou tudinho o que você precisa saber para aprender uma nova língua. O ano ainda está começando e dá para você estudar bastante ainda, girl! #meta

Se não treinar, o aluno vai esquecer o idioma?
O professor explica que, com a falta da prática, pode haver o esquecimento de vocabulário e de regras gramaticais. Por isso, é muito importante praticar a língua de todas as formas: ouvindo, lendo, escrevendo e falando. “O contato constante com a segunda língua é essencial para alcançar a segurança e a fluência”, explica.

Inglês é a língua mais difícil?
Essa é uma pergunta comum, mas será que o inglês é mesmo uma língua tão difícil de se aprender? O professor explica que não e que trata-se de uma língua muito fácil em termos de gramática. “Imagine que a conjugação dos verbos no passado, futuro do presente, futuro do pretérito, entre outros, é única para todos os pronomes. Por exemplo:
I studied / slept / will eat / would go
You studied / slept / will eat / would go
He studied / slept / will eat / would go
She studied / slept / will eat / would go
It studied / slept / will eat / would go
We studied / slept / will eat / would go
You studied / slept / will eat / would go
They studied / slept / will eat / would go
Já em português, as conjugações verbais são muito mais difíceis porque variam de acordo com cada pronome”, diz.

Tem um tempo exato de duração de um curso? Algo que seja o ideal?
Se você está a mais tempo estudando que outras pessoas, não pense que tem algo errado! A duração do aprendizado varia muito de um aluno para outro, viu? Por isso, a dedicação é fundamental dentro e fora de sala de aula, seja lendo, escrevendo, ouvindo ou falando. “A exposição à língua e a prática são determinantes para um aprendizado mais rápido ou mais demorado. Após as 100 primeiras horas de aula (dois semestres) de um curso com método consistente de aprendizado, o aluno deve ser capaz de uma comunicação funcional, dentro de situações previsíveis do dia a dia. A partir daí, poderá aperfeiçoar suas habilidades até o nível de proficiência, que pode ser atingido em dois ou três anos de estudo regular”, explica. Então, não tenha pressa e dedique-se!

Só aprende inglês se tiver aula várias vezes na semana?
Novamente, o tempo depende de cada um, de quanta dedicação e prática o aluno direciona ao estudo da língua! Mas é importante ter contato com o idioma também fora da sala de aula, através de filmes, músicas, internet, livros.

O professor tem que ser nativo?
Segundo o profissional, ter um professor nativo tem seus prós e contras. “O professor nativo é excelente para auxiliar o aluno no domínio da pronúncia correta e fluência. No entanto, se esse professor não tiver didática, conhecimento das estruturas do idioma ensinado, conhecimento cultural do país e da língua portuguesa, vai encontrar dificuldades para ensinar e, consequentemente, o aluno pode não aprender corretamente”, diz.  Sendo assim, o professor nativo é indicado em estágios mais avançados, quando a base da língua já foi solidificada e o que se busca é a fluência. 

Consultoria: Professor Elvio Peralta, diretor superintendente da Fundação Fisk.

Quer aprender inglês de uma forma divertida? A FISK te ajuda! Dá o play em Take Your Chance:

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.