Connect with us

Entretenimento

Mulheres na política: por que há pouca representatividade feminina?

Saiba o que devemos fazer para ter mais girl power no governo!

Published

on

mulheres na política

A gente sabe que é muito importante praticar o girl power em todas as áreas, inclusive na política. As mulheres representam mais da metade da população brasileira (51,5% em 2017, de acordo com o IBGE), mas sabia que ainda são minoria nos cargos políticos? O Brasil ainda tem pouquíssima representatividade de mulheres na política, e, para entender isso, conversamos com duas cientistas políticas sobre o assunto.

Saiba por que existem poucas mulheres na política e o que devemos fazer para mudar isso:

Por que existem tão poucas mulheres na política?
Mayara Rachid, graduanda em Ciências Sociais, esclarece que as mulheres só puderam entrar na política em 1933, quando Carlota Pereira de Queiróz foi a primeira a ocupar uma vaga no Congresso brasileiro. Ou seja, a representatividade feminina teve um início bem tardio.

Além disso, “a desigualdade que existe na política reflete a desigualdade que as mulheres enfrentam em outros campos“, explica Verônica Devá, pesquisadora na área de gênero e política. Ela afirma que os cargos de liderança são pouco ocupados por figuras femininas, pois vivemos em uma sociedade em que as pessoas estão acostumadas a pensar que as mulheres não são capazes de assumir responsabilidades que são associadas aos homens. Verônica também diz que as mulheres são pouco educadas e incentivadas a ir para esses cargos políticos importantes e disputar com os homens e, por isso, não se candidatam; logo, não são eleitas.

Quais são os efeitos dessa baixa participação das mulheres na política?
“Só é capaz de formular políticas públicas quem possui real vivência e conhecimento dos problemas de um determinado grupo. Se houvesse maior representatividade no Congresso, com certeza as pautas femininas ganhariam maior força”, explica Mayara.
Verônica ainda acrescenta exemplos que não possuem tanta atenção, como leis mais rígidas que garantem a segurança da mulher e até programas de acolhimento para mulheres em situação de violência.

“Deixar a salvação do mundo para os homens? Eu acho que não.”

Como esse quadro de baixa liderança feminina poderia ser mudado? Quais medidas seriam ideais?
Verônica Deviá explica que isso deveria ser feito com a ajuda da lei que exige que todo partido político tenha, no mínimo, 30% de candidatas mulheres. Mas, infelizmente, parece que essa medida não tem ajudado muito, já que vários partidos colocam candidatas “laranjas”, ou seja, inscrevem mulheres sem elas saberem só para cumprir as cotas.

O importante é incentivar as mulheres a ocupar esses espaços de debate, e é responsabilidade das mulheres que já estão na liderança acolher outras mulheres. O nosso papel é votar em candidatas que apoiam as pautas femininas, bora colocar isso em prática?

Algum dia será possível ter um número parecido de homens e mulheres nos cargos políticos?
“É difícil fazer afirmações a longo prazo, mas se cada um assumir seu papel na cidadania e se as mulheres entenderem o quanto é importante e necessário lutar por um lugar de representação na política, certamente é meio caminho andado”, diz Mayara Rachid.

Depois do primeiro turno das eleições de 2018, o percentual de mulheres eleitas para a Câmara cresceu de 10% para 15%. Ainda estamos distantes do ideal, mas já é um primeiro passo, né? Vamos continuar votando em candidatas que representam as questões femininas importantes para todas as mulheres?

Consultorias: Mayara Rachid, graduanda em Ciências Sociais com ênfase em política pela Unicamp e integrante do Observatório das Eleições
Verônica Deviá, mestra em Relações Internacionais pela USP e pesquisadora de Estudos de Gênero e Política do Departamento de Ciência Política da USP

Entretenimento

Batalha Disney Nostalgia: Escolha suas séries favoritas de todos os tempos

Published

on

Batalha Disney Nostalgia: Escolha suas séries favoritas de todos os tempos
Divulgação

Foi assistindo aos clássicos do Disney Channel que muitas de nós tomaram gosto por maratonar seriados a noite toda.

De Hannah Montana à Jessie, os programas da Disney marcaram a infância de muita gente. E vamos confessar, alguns episódios a gente até decorava as falas de tanto que assistia.

+ Conheça as aventuras de Coop e Cami, série do Disney Channel com novos episódios a caminho

E agora é a hora de você escolher quais foram as melhores séries do canal, vote nas suas favoritas e veja se a galera concorda com você!

 

Continue Reading

Entretenimento

“Me Gusta” rende entrada de Anitta no Top 20 do iTunes nos Estados Unidos pela primeira vez

Published

on

"Me Gusta" rende entrada de Anitta no Top 20 do iTunes nos Estados Unidos pela primeira vez
Reprodução/YouTube

O single Me Gusta rendeu a entrada de Anitta, pela primeira vez, no Top 20 do iTunes nos Estados Unidos. A parceria da cantora com Cardi BMyke Towers foi lançada nesta sexta-feira (18) e escalou o ranking de downloads da plataforma, alcançando o 17º lugar até o momento.

Em outros países, a música também aparece no Top 10 do iTunes. São estes: Brasil, Grécia, Portugal e e Bahrain. O clipe da faixa, que foi lançado ao meio dia, já alcançou mais de um milhão de visualizações em menos de 5 horas. É poder que fala?

Vale destacar que o novo single de Anitta também chamou atenção na imprensa americana. “A popstar brasileira provoca na estreia na Warner Records com novo single sexualmente libertador. (…) Decididamente bissexuais e bilíngues, Anitta e Cardi B detalham muitas coisas que amam em mulheres e homens”, afirmou a Rolling Stone sobre a faixa.

Continue Reading

Entretenimento

Raffa Torres: o cantor de “A Vida É Um Rio” é nossa aposta para a música nacional

Published

on

Foto por: Eric Oelk

Raffa Torres é um paulistano criado em Vitória da Conquista, na Bahia, que ganhou notoriedade após sua música “A Vida É Um Rio” entrar na trilha sonora de uma novela da Globo. Aos 28 anos, o cantor e compositor conseguiu o título de ter sua música mais tocada nas rádios do país durante todo o mês de julho, e obteve mais de 60 milhões de visualizações e plays nas plataformas digitais.

+ Pedro Sampaio lança versão funk de ‘WAP’ e música já tem até clipe

É a primeira vez que eu alcanço o topo como intérprete, essa vitória tem um sabor indescritível. Sou imensamente grato por essa conquista, é um marco muito importante na minha carreira, que jamais esquecerei. Sempre digo que ‘A Vida É Um Rio’ é a minha preferida, que tem um lugar especial no meu coração, e isso mostra o quanto ela também é especial para quem escuta. Fico muito feliz em ver a proporção que a música ganhou, só tenho a agradecer a Deus, aos meus fãs, aos radialistas que acreditaram em mim e a todos que fazem parte dessa história”, comemora ele.

View this post on Instagram

A post shared by Raffa Torres (@raffatorres) on

+ Taby estreia sua primeira websérie e adianta: “Está cheia de músicas novas!”

Em um papo exclusivo com a todateen, ele explicou que acredita que sua música fez tanto sucesso porque é quase como um calmante. “É necessário que a gente se acalme em muitas circunstâncias na nossa vida e ela [a música] tem esse efeito em mim. E acredito que seja igual nas pessoas, por isso tem tocado tantos corações”.

E Rafa não esconde que a canção que emplacou uma novela da Globo é sua favorita. Quando perguntado, ele disse que ficou extremamente feliz em vê-la ganhando tanto espaço. “Passou um filme da minha cabeça de todos os sonhos, tantas lutas. É uma grande realização, um grande divisor de águas na minha carreira“, comenta.

+ Any Gabrielly abre o jogo sobre relação com Now United: “A gente grava música ainda”

E ele tem novidade para as fãs! Antes da pandemia, os planos eram fazer uma turnê que começaria em abril, com mais de 30 datas confirmadas. Mas, infelizmente, com tudo que aconteceu, a ideia teve que ser adiada. No entanto, ele avisa: “Muitas datas foram remarcadas e a tendência é que esse número aumente, ainda mais com a ‘A Vida É Um Rio’ sendo uma das mais tocadas pelo Brasil todos nos últimos meses. Espero que tudo isso passe em breve, pra anunciarmos uma turnê e viajarmos o país inteiro”.

Confira a música:

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.