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Saúde

“É normal ter mais espinha no período menstrual?”

Essa e outras dúvidas respondidas por uma ginecologista!

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É normal ter mais espinha no período menstrual

Ficar menstruada envolve um montão de dúvidas. Cólica, inchaço, sexo…  É normal ter mais espinha no período menstrual? Mas calma! A gente conversou com a ginecologista Erica Mantelli e várias dúvidas foram solucionadas. Vem ver tudo!

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O período menstrual favorece o aparecimento de espinhas?
Verdade. Super favorece, miga. As mudanças hormonais fazem com que as glândulas sebáceas aumentem a secreção e, consequentemente, a acne. Mas também pode ser causada pela alimentação, caso você coma muita fritura e alimentos gordurosos.

Mulheres que convivem no mesmo ambiente costumam menstruar na mesma época?
Verdade. A menstruação é uma variação hormonal, e hormônios podem ser alterados a partir de fatores externos. A ansiedade, o estresse, a rotina, a alimentação, tudo isso pode influenciar. E se mulheres convivem em um mesmo ambiente e com as mesmas condições, isso costuma influenciar o ciclo de todas, igualmente.

Andar descalça piora a cólica?
Nada a ver. Essa crença surgiu da ideia de que o chão frio poderia influenciar na cólica, mas isso não faz sentido já que a cólica é uma contração no útero. O que acontece é que as pessoas podem ficar mais sensíveis à dor.

A mulher engorda no período menstrual?
Super mito. A mulher pode inchar (muitas acabando retendo líquido), mas não engordar. O período pré-menstrual pode causar um inchaço na região abdominal por conta das alterações hormonais (as alterações do estrógeno e da progesterona, especialmente).

Ter relação sexual no período menstrual é mais prazeroso?
Verdade. Pode acontecer com algumas mulheres, sim. Aumenta a irrigação de sangue na região pélvica e, com isso, a mulher tem mais facilidade para se lubrificar e mais sensibilidade para atingir o orgasmo.

Suspender a menstruação faz mal à saúde?
Nada a ver. A mulher não corre risco de saúde ao suspender a menstruação. Mas, a médica alerta: “sangrar todo mês é um sinal de que o organismo da mulher está funcionando adequadamente. E quando não há menstruação pode indicar problemas nas glândulas tireoide e supra-renal”, diz.

Transar menstruada aumenta o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis?
Verdade.
Aumenta porque o sangue contém todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos como bactérias, fungos e vírus. Por isso, o uso de preservativos é essencial, seja no período menstrual ou não. Nada de transar sem camisinha, combinado?

TPM não existe. É tudo psicológico?
Existe sim e existe muito! A alteração hormonal no período que precede a menstruação mexe com todo o organismo. É uma doença que contém mais de 200 sintomas associados. A TPM pode ocorrer em mais de 50% das mulheres devido às oscilações hormonais, mas também depende da sensibilidade de cada uma. Vale lembrar que a TPM começa até 10 dias antes da menstruação e termina quando ela chega.

“Tô OK” – GIPHY

Consultoria: Erica Mantelli, ginecologista com pós-graduação em Medicina Legal e Perícias Médicas e Sexologia/Sexualidade Humana pela Universidade de São Paulo (USP). É formada também em Programação Neurolinguística, por Mateusz Grzesiak (Elsever Institute).

Comportamento

Guia da yoga para iniciantes com Priscilla Leite

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Guia da yoga para iniciantes com Priscilla Leite
Divulgação / Rawpixel

A brasileira Priscilla Leite é professora de yoga pioneira na produção de conteúdo gratuito sobre a prática no YouTube, com seu canal Pri Leite Yoga (que está no Instagram como @canal.da.pri). Residente de Los Angeles, com o esposo Darren e a cachorrinha Sky, a professora publica semanalmente vídeos a partir do feedback de seus mais de 749 mil inscritos.

“A ideia de criar o canal veio para ajudar as pessoas que não tinham acesso à prática de yoga, seja por razões financeiras, horário ou até mesmo por não ter um estúdio ou professor em sua cidade. Na época eu já dava aulas de yoga online para uma plataforma paga americana, e decidi gravar em português também e oferecer no YouTube que é uma plataforma gratuita. Nunca imaginei que o canal iria crescer tanto e tocar tantas vidas. Fico muito feliz por ver mais pessoas interessadas na prática e por poder facilitar esse encontro”.

Mas por que praticar yoga? Segundo a professora Leite, trata-se de um exercício para a saúde mental e foco.

“É muito comum que qualquer pessoa fique dispersa em algum momento durante o dia. Afinal, são inúmeras as tarefas cotidianas e quase infinitos os pensamentos que povoam nossas mentes diariamente, nos deixando mais estressados. O Yoga nos ajuda a pensar com mais clareza, e consequentemente, ajuda a aliviar os níveis de ansiedade e promover a calma”.

Para te ajudar a ingressar na yoga da melhor forma, a todateen bateu um papo com a Pri Leite, que respondeu nossas principais dúvidas e separou algumas posições que auxiliam na hora de reestabelecer o foco.

Como manter uma rotina de exercícios na quarentena?

Procure criar um ritmo. Eu diria que um ritual matinal ajuda muito. Às vezes eu até escrevo no meu caderno na noite anterior sobre o que vou fazer no próximo dia e em qual ordem – procuro colocar o meu momento comigo mesma antes de ler e-mails ou realizar outras tarefas, por exemplo.

O mais importante sobre manter a rotina de exercícios é saber que você vale a pena, e mesmo que um dia não role, volte no outro dia e comece outra vez. Disciplina é algo flexível que se adota a nossa vida. Muitas pessoas pensam que se faltar um dia exercício não é pra elas e pronto. Não é bem assim… Lembre-se que é uma prática e não um ponto final.

Existe alguma restrição à yoga? Algum quadro de saúde em que não se indica a prática?

Na dúvida é sempre bom consultar o seu médico, ele é o profissional que pode dizer quais quadros possuem restrição.

O que é preciso para começar?

Somente você. Vista algo confortável – pode até mesmo ser o seu pijama! E pratique no chão mesmo, ou coloque uma coberta ou colchonete para ficar mais confortável. Existem vários tapetes de yoga que podem fazer a prática mais confortável, mas não são necessários. Tudo o que você realmente precisa é dedicar o seu tempo e movimentar o seu corpo com atenção.

Pode nos dizer quais dicas gostaria que todo mundo que está pensando em praticar yoga ou no comecinho da rotina deveria escutar?

Não se cobre! Eu penso no meu relacionamento com a prática de yoga como algo a longo prazo, não uma ficada de uma noite. Exige paciência, tempo e dedicação. Mas quando você se apaixona pela prática isso vale a pena. A parte mais difícil é começar. Por isso, comece agora.

Preparada? Confira algumas posições para te ajudar a focar!

savasana

Essa postura de Yoga é poderosa e traz diversos benefícios para quem a pratica como: produzir grande relaxamento para o corpo curando os transtornos causados pelo excesso de tensão, reduz terapeuticamente o risco de arritmia cardíaca, ataque cardíaco, pressão alta e colesterol e tem um efeito excelente contra a fadiga física e mental, acalmando as ondas cerebrais e estimulando a endorfina, serotonina e melatonina, hormônios que atuam no bem-estar e rejuvenescimento corporal.

Veja como fazer:

Deitado em um tapete de yoga, edredom ou até mesmo no chão comece se espreguiçando como se estivesse acabado de acordar. Feche os olhos se preferir e inale e exale profundamente. Solte cada tensão do seu corpo e deixe-o ficar pesado em direção a terra, se permitindo relaxar e aproveitar esses minutos consigo mesmo sem expectativas e julgamentos. Leve as mãos sob o coração e preste atenção na sua respiração.

postura do guerreiro 2

“Virabhadrasana” ou postura do guerreiro, é uma postura forte como indica o próprio nome. A sua prática desenvolve firmeza, estabilidade e determinação. Esta “asana” fortalece as pernas, ajuda no alinhamento da coluna, alivia dores na lombar e ajuda no aumento da capacidade pulmonar através da expansão do tórax, acompanhada de um “mudra”, pode ajudar no aumento da concentração.

A “asana” na imagem acima se refere a postura do guerreiro 2 em conjunto com o “mudra gyan mudra” que tem como objetivo reduzir a tensão e aumentar o nível de concentração. Essa postura é calmante e espiritualmente desperta.

Veja como fazer:

Em pé, abra as pernas e deixe os pés bem firmes sobre o chão, o peso do corpo deve ser bem distribuído pelos dois pés. Depois, leve o joelho direito para frente flexionando-o sem deixar passar do calcanhar e abra as mãos com a coluna ereta. Leve as palmas das mãos para cima e junte o seu dedo indicador com o polegar, como mostrado na imagem. Foque a sua atenção no seu dedo médio a sua frente. Mantenha a respiração profunda, soltando os ombros e relaxando os pontos de tensão do corpo e depois faça o outro lado.

postura da árvore

A “Vrkshásana” ou a postura da Árvore tem como benefícios desenvolver o equilíbrio e a consciência do alinhamento postural estimulando a coordenação neuromuscular. A posição aquieta a mente, estimula a intuição e a paciência.

Veja como fazer:

Com as solas dos pés firmes no chão, abra o joelho direito para a direita e leve as palmas das mãos para cima, juntando o dedo indicador com o polegar, como na imagem, e depois estique os braços. Respire e inspire com calma.

dicas extras

Para continuar centrado nessa posição é manter o foco no nariz, sempre olhando para baixo. Se quiser saber mais, é só conferir esse vídeo completo da Pri Leite.

Acompanhe a Priscilla pelas redes sociais e site (prileiteyoga.com.br). Para quem ama esse tipo de conteúdo, a professora tem novidade chegando!

“Estamos trabalhando para lançar a plataforma Yoga Co. em breve, assim como um app. Através delas você pode apoiar o meu trabalho através de assinaturas a preços acessíveis e ter acesso a conteúdo exclusivos como o meu podcast e mais!”.

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Saúde

6 dicas simples para quem está começando a se exercitar

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6 dicas simples para quem está começando a se exercitar
Reprodução/Amazon

Não é segredo que a atividade física é super importante para levar uma vida saudável, né? Pensando nisso, separamos algumas dicas bem simples para quem está começando a se exercitar. Dá uma olhada:

1. Nós sabemos que pode existir uma ansiedade para querer fazer vários tipos de exercícios, mas é importante conhecer e respeitar os seus limites, combinado?

2. Escolha um horário do dia que você tem mais disposição, assim o exercício renderá mais!

3. Independentemente do exercício escolhido, beber bastante água é essencial!

4. Além de nos oferecer mais bem-estar, criar uma rotina de exercício facilita o treino e ainda pode prevenir possíveis dores.

5. Escutar música durante o exercício pode deixar tudo ainda mais divertido. Então arrase na hora de escolher a playlist!

6. Por fim, não esqueça que a atividade física deve estar acompanhada de uma alimentação saudável.

 

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Comportamento

Setembro Amarelo: formas gratuitas de encontrar apoio psicológico

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Setembro Amarelo: formas gratuitas de encontrar apoio psicológico
Rawpixel

Setembro leva o título de “amarelo” por conta do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, marcado pelo dia 10 deste mês. Essa data é uma memória ao americano Mike Emme, que tirou a vida em seu carro de cor amarela no ano de 1994. O tema começou a ser debatido em nosso país com maior ênfase em 2015, e desde então novos tópicos têm sido somados à discussão em volta do assunto que, mais do que nunca, precisa da atenção de todos.

Em meio a um período de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, encontrar ajuda pode parecer mais difícil. Por isso, a todateen reforça a importância de que você busque apoio psicológico profissional mesmo que seja online. Caso se deslocar até um consultório não seja uma opção, separamos uma série de iniciativas que tem como principal objetivo proporcionar atendimento gratuito e responsável pela web.

+ Setembro Amarelo: como a cultura do cancelamento está afetando nossa saúde mental

site oficial setembro amarelo

A campanha de “Setembro Amarelo” possui um site oficial: www.setembroamarelo.com . Além de informações oficiais sobre o movimento, uma cartilha completa para imprensa e agenda de eventos, o portal também oferece o setor “Encontre Ajuda”.

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Após aplicar um filtro com a sua cidade, o site mostra diversos profissionais da área de saúde mental cadastrados no portal, com suas respectivas informações de contato. É fácil de manejar e há opções para todo o país.

centro de valorização da vida (cvv)

Caso precise de apoio imediato, não exite em discar 188 para contatar o Centro de Valorização da Vida (CVV), o qual presta apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo 24 horas todos os dias.

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Outra forma de contatar o CVV é pelo e-mail (que pode ser acessado aqui: https://www.cvv.org.br/e-mail/) ou chat (link: https://www.cvv.org.br/chat/).

psicologia viva

Para residentes do estado de São Paulo, o site Psicologia Viva disponibiliza atendimento psicológico online gratuitamente durante a quarentena. A plataforma, que permite que o usuário converse com psicólogos autorizados com sigilo e facilidade, não exige muitas informações no cadastro, o que facilita o agendamento.

 

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Acesse: www.psicologiaviva.com.br

escuta 60+

Para quem prefere evitar o atendimento por plataformas digitais, a iniciativa Escuta 60+ realiza atendimento gratuito por telefone para o público a partir dos 60 anos de idade. São oito terapeutas, entre psicólogos, psicanalistas e acompanhantes terapêuticos especializados na área de envelhecimento.

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O atendimento pode ser feito sem agendamento pelo telefone (11) 3280-8537.

saúde mental na rede

No município de Garanhuns, a residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade de Pernambuco (UPE) realiza uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Atenção Psicológica Professora Lindair Ferreira de Araujo (SAP/UPE). Desta colaboração nasceu o projeto “Saúde Mental na Rede”.

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A população interessada em receber acolhimento ou obter outras informações sobre saúde mental pode entrar em contato pelos telefones: (87) 98120-5433, (87) 99646-9123 e (87) 9.8149-2652. A iniciativa facilita o contato da população com o atendimento psicológico do Sistema Único de Saúde (SUS).

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