Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

O que é TDAH? Entenda o transtorno visto no BBB, que atinge desde crianças a adultos

O que é TDAH? Entenda o transtorno visto frequentemente no BBB, que atinge desde crianças a adultos
O que é TDAH? Entenda o transtorno visto frequentemente no BBB, que atinge desde crianças a adultos

Você já teve o sentimento de que manter o foco nos estudos é muito difícil? Dificilmente consegue terminar um livro? Já ouviu que é relaxado e desatento mas não entende o motivo e não sabe o que fazer para mudar isso? Em alguns casos isso pode ter um nome:  TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Embora não seja um termo desconhecido, muitas pessoas ainda não se atentam sobre a importância de entender o distúrbio e, por incrível que pareça, ele é menos conhecido do que aparenta.

+Como tornar o planner um aliado no controle da ansiedade?

Recentemente, no BBB21, Fiuk contou que foi diagnosticado com TDAH quando era criança. “Fui crescendo e quis saber o que era isso que eu tenho, fui ficando inquieto”, disse. Depois dessa declaração, novos debates sobre o distúrbio surgiram na internet, mostrando que o assunto ainda é muito pouco falado. “Eu sempre tinha que me isolar, sentar no canto da sala. Moleque me dava tapa na cabeça, eu sempre sofria muito bullying, continuou o cantor.

O transtorno já havia aparecido na edição passada do Reality. O BBB20 também foi marcado por Daniel Lenhardt, que chamava a atenção dos brothers por ser bastante desatento. “Com certeza, [os erros de Daniel] têm relação [com o TDAH], pois vemos claramente que ele fica muito mal quando acontece isso, mesmo ele não querendo que aconteça”, disse o irmão do participante na época.

Muitas pessoas ainda acham que o TDAH é algo exclusivo de crianças e adolescentes na fase escolar, o que não é verdade. De acordo com o Instituto Brasileiro do Déficit de Atenção, 3 a 5% das crianças do mundo têm o transtorno e em metade dos casos ele acompanha os indivíduos na fase adulta. Com essa informação sendo pouco difundida, muitas pessoas podem carregar preconceitos também com quem tem o distúrbio em uma idade mais avançada.

+Agressão psicológica e desequilíbrio psicoemocional: especialista explica o porquê da saída de Lucas Penteado ser a melhor opção

Em uma entrevista à todateen, Danielle H. Admoni, psiquiatra da Infância e Adolescência na Escola Paulista de Medicina UNIFESP, ajudou a trazer as principais dúvidas sobre o transtorno para você entender de uma vez por todas como ele funciona e tirar preconceitos da cabeça. Confira!

o que é tdah?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) costuma se manifestar na infância e pode persistir ou não na idade adulta. Marcado por três principais características, a dificuldade de atenção, a hiperatividade e a impulsividade, normalmente atinge mais meninos que meninas. De um modo geral, o paciente apresenta dificuldades nos níveis escolares e no convívio social devido ao alto grau de agitação, costuma ser desatento e apresenta dificuldades comportamentais ao receber regras e limites – bastante presentes no bbb, né?

E se você ficou curioso para saber mais do porque ele se manifesta, Danielle explica: “É consequência de múltiplas causas, e um dos fatores importantes é a genética. É muito comum que uma criança com TDAH possua familiares adultos com o transtorno. Também há outros possíveis fatores que estão relacionados com problemas no desenvolvimento do sistema nervoso central durante a gestação, no parto e nos primeiros anos de infância”.

O diagnóstico do TDAH é clínico, e de acordo com a especialista, não há nenhum tipo de exame que possa ser feito, sendo fundamentalmente dado através do histórico e da observação da criança, além das informações dadas pelos pais e professores.

Estas pessoas que convivem com o paciente devem utilizar técnicas de observação, conversar com a criança e perceber a sua personalidade, suas dificuldades, suas distrações, e os sintomas analisados devem ser apresentados aos profissionais da saúde. Um relatório preparado pelos educadores pode ser muito útil para o diagnóstico, visto que a partir dali é possível analisar o rendimento educacional do paciente em termos de aproveitamento escolar para ter um melhor panorama do quadro.”

sintomas

O TDAH se manifesta logo na infância, e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM) lista dezoito sintomas que nos indicam o diagnóstico. Conheça os principais deles:

+Quais são as expectativas para a educação em 2021?

  1. Frequentemente, não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividade
  2. Frequentemente, tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas, como conversas ou leituras prolongadas
  3. Frequentemente, parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente, parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração óbvia
  4. Frequentemente, não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho. Costuma começar as tarefas, mas rapidamente perde o foco e o rumo
  5. Frequentemente, tem dificuldade para gerenciar tarefas sequenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldade em cumprir prazos
  6. Frequentemente, evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado, como trabalhos escolares ou lições de casa. Em caso de adolescentes mais velhos e adultos, a dificuldade está no preparo de relatórios, preenchimento de formulários ou revisão de trabalhos longos
  7. Frequentemente, perde coisas necessárias para tarefas ou atividades, como materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos ou celular
  8. Com frequência, é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados)
  9. Com frequência, é esquecido em relação a atividades cotidianas, como realizar tarefas e obrigações. No caso de adolescentes e adultos, o desafio está em retornar ligações, pagar contas ou manter horários agendados

a importância do diagnóstico precoce

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 4% da população adulta mundial têm o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Só no Brasil, o transtorno atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas adultas, afeta 6% das crianças e, no caso dos jovens, 6,9%. É de extrema importância que o diagnóstico e tratamento seja feito de forma precoce.

“A criança passa a ter prejuízos que vão se acumulando: Se ela não garante resultados positivos no primeiro ano escolar, por exemplo, ela passa com dificuldades para o segundo ano, e assim sucessivamente. Então se o seu quadro for tratado precocemente há uma chance maior para que ela evolua de forma mais favorável em relação à sua educação e à formação da sua personalidade“.

Além disso, ela passa a entender melhor seu distúrbio, assim como as pessoas que estão à sua volta e será melhor de lidar com a situação em uma fase adulta, como a de Fiuk e Daniel. Os profissionais que atuam da melhor forma no tratamento destes pacientes são os psiquiatras e neuropediatras. Eventualmente a criança também é encaminhada para outros profissionais que farão abordagens terapêuticas, como os psicopedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos, mas tudo depende do conjunto de sintomas e de outras eventuais doenças associadas que o paciente possa ter.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.