Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

O que estudar para o Enem? Vem conferir spoilers dos professores

Tudo para você arrasar nas questões, bb!

O que estudar para o Enem?
Foto: Shutterstock Images

Miga, você sabe o que estudar para o Enem? A prova está chegando e a vontade de arrasar nas questões só aumenta. Mas, será que você está estudando os conteúdos que mais são cobrados? Nesses casos, um spoilerzinho é tudo que a gente quer. Por isso, conversamos com professores de diferentes áreas e eles deram dicas dos temas que sempre aparecem. Além disso, confira formas de controlar a ansiedade antes e durante a prova. Bora ver o que estudar para o Enem e manter-se pleníssima durante a prova.

OMG – Giphy

Em exatas
Matemática: Dê uma atenção especial às questões que envolvem cálculo de área e volume. Geometria também é um clássico, assim como função e porcentagem.
Física: “Todos os anos, temos muitas questões sobre ondulatória e eletricidade”, comenta o professor Fabrício Cortezi, coordenador do Sistema de Ensino pH, professor e autor de física
Química: Atente-se às propriedades do carbono, transformações químicas e energia.

Como estudar?
“O vestibulando deve ir além da leitura e resumos. É importante fazer muitos exercícios, distribuídos entre questões fáceis, medias e difíceis, como forma de entender o conteúdo, e saber aplicá-lo nas situações problema apresentadas”, orienta o professor.

Em Humanas
História: Invista no estudo de revolução industrial, abolicionismo, movimentos sociais no Brasil República, e mecanismos políticos da Primeira República.
Geografia: “Os temas-chave são: dinâmica da natureza, geografia urbana e rural, globalização e questões ambientais”, comenta Augusto Silva, coordenador de Ciências Humanas do Anglo Vestibulares.
Sociologia: Estude cultura contemporânea, movimentos sociais, sistemas eleitorais e partidos políticos, sempre relacionando com a situação atual, ok?
Filosofia: “Ênfase em ética e teoria do conhecimento, como o confronto entre racionalismo e empirismo, ou aspectos básicos do pensamento de Platão.”, finaliza o professor.

Como estudar?
“Estude estabelecendo associações entre os fatos históricos, sociais e econômicos. Verificar anotações e resumos pode ser um forma prática de recordar várias informações”, aconselha Augusto.

Em Biológicas
Biologia: “Um tema de destaque em 2018 foi a queda na taxa de crianças vacinadas, o que acabou trazendo de volta doenças que já estavam controladas, como o sarampo e a poliomielite. Ou seja, temas como vacinação e doenças infecto-contagiosas, em especial as causadas por vírus, têm uma boa chance de aparecer nos vestibulares… Além disso, ecologia e ciclos biogeoquímicos também estão entre os temas mais constantes da prova”, orienta Fernanda Vernier, professora de biologia do Anglo Vestibulares

Como estudar?
“Fazer bons resumos e refazer as provas anteriores, comparar conceitos e interpretar resultados de experimentos ajuda muito”, aconselha.

O que estudar para o Enem

Foto: Shutterstock Images

Em Linguagens:
Português: “Vale prestar muita atenção nos textos que misturam linguagem verbal e não verbal, como charges, cartoons, e textos publicitários. É importante também estudar as variações linguísticas, suas características e seu impacto social.”, garante Thiago Braga, professor e autor de redação do Sistema de Ensino pH.
Literatura: Atente-se ao período modernista da nossa Literatura e o estudo artístico das Vanguardas Europeias, miga.
Redação: Trabalho escravo, inclusão de pessoas com deficiência, sistema carcerário e xenofobia são alguns temas que estão em alta. Então, estude-os e desenvolva-os em textos para treinar.

Como estudar?
“O ideal é ter absoluto foco em todas as aulas e fazer um resumo daquilo que é mais importante na fala do professor. É possível que o professor tenha destacado os pontos mais importantes na lousa, vale, então, ter esses pontos anotados para estudar depois. “, orienta Thiago.

Além de saber o que estudar para o Enem, é essencial aprender a lidar com a ansiedade antes e durante a prova. Olha só as orientações dos professores:

#Dicas dos profs:

“Uma dica importante para controlar a ansiedade é visitar o local de prova com antecedência e programar bem o trajeto. Em um dia normalmente mais estressante, chegar bem em cima da hora pode deixá-la mais nervosa. Também preste atenção na sua respiração. Respirar fundo e devagar ajuda muito. Pode parecer um conselho de avó, mas ajuda muito a diminuir a tensão”, orienta Fernanda Vernier, do Anglo Vestibulares.

“É importante aprender técnicas de controle da respiração. Se a respiração for controlada, o corpo vai se acalmar e o nervosismo passará. A leitura de técnicas básicas de meditação pode ser um caminho para quem quer controlar a ansiedade.”, orienta Thiago Braga, do Sistema de Ensino pH

Bateu a ansiedade? Siga esses passos:
– Respire fundo
– Vá ao banheiro lavar o rosto
– Beba água calmamente
– Lembre-se de que você é capaz e se dedicou muito
– Faça isso até sentir-se bem
– Lembre-se também que uma prova não define sua inteligência
– Saiba que você vale muito mais que uma nota, ok? Estamos torcendo por você.

Entrevista: Rhaida Bavia / Consultoria: Thiago Braga, professor e autor de redação do Sistema de Ensino pH; Fabrício Cortezi, coordenador do Sistema de Ensino pH, professor e autor de física; Fernanda Vernier, professora de biologia do Anglo Vestibulares, e Augusto Silva, coordenador de Ciências Humanas do Anglo Vestibulares;

Agora que você sabe o que estudar para o Enem, confira esses filmes que também podem ajudá-la a se preparar para a prova:

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.