Connect with us

Entretenimento

Obesidade e depressão. Elas podem estar ligadas!

Published

on

Obesidade

Depressão engorda? Ou é o sobrepeso que leva a uma tristeza profunda?

Existe sim, uma ligação entre obesidade e depressão. O excesso de peso aumenta o risco de uma tristeza profunda e patogênica. O desequilíbrio emocional pode ser o primeiro passo para o ganho de peso exagerado. Mas por que isso acontece?

Entenda como essas duas questões estão  ligadas.

Por fuga

“A alimentação é vista como afeto pela cultura humana. Nosso primeiro contato com o afeto é por meio da amamentação. Cozinhar para os outros é um sinal de carinho. Quase todo encontro humano acontece ao redor de uma mesa. Nesse sentido, comer pode substituir uma falta de afeto, ser uma tentativa de aplacar a solidão e a baixa autoestima. A comida preenche simbolicamente o vazio emocional”, analisa a psicóloga Cecília Zylberstajn.

Assim, pode se comer por nervosismo, ansiedade e tristeza, especialmente quando não se quer entrar em contato com os próprios sentimentos. A comida ainda promove satisfação e sensação de bem-estar – embora momentâneas. E todo mundo sabe que comer em excesso, geralmente, resulta em sobrecarga na balança.

Por disfunções e fatores culturais

 “A obesidade é um fator de piora de qualidade de vida por um grande número de fatores físicos e psíquicos. Não se pode esquecer da pressão exercida pelos padrões de beleza atuais, que não valorizam o sobrepeso”, lembra o psiquiatra Adriano Segal, presidente da Comissão de Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (COESAS – SBCBM).

Diante do padrão social disseminado contra a obesidade, pessoas obesas podem apresentar autoestima diminuída, retraimento social e outros eventos negativos gerados pela situação de estresse.

Entenda alguns distúrbios alimentares que têm influência emocional:

  • Anorexia nervosa: quadro em que há relevante perda involuntária. O indivíduo deixa de comer, ou come o mínimo possível, por medo de engordar, configurando doença grave que pode levar ao óbito.
  • Bulimia nervosa: episódios repetidos de compulsão alimentar intercalados com comportamentos inadequados voltados para a perda de peso, tais como vômitos autoinduzidos, abuso de laxantes e diuréticos, jejuns prolongados e exercícios físicos em excesso.
  • Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica: episódios repetidos de compulsão alimentar sem os comportamentos inadequados voltados para a perda de peso.
  • Síndrome Alimentar Noturna: ingestão de mais da metade das calorias ingeridas no dia após o anoitecer, princípio de insônia e, para alguns, falta de fome no período da manhã. 
Obesidade

RELAÇÃO EM NÚMEROS

  • A obesidade aumenta em 55% o risco de depressão em pessoas anteriormente não depressivas;
  • A depressão aumenta em 58% o risco de pessoas com peso normal se tornarem obesas;
  • Cerca de um em cada quatro casos de obesidade está associado a algum distúrbio de humor ou ansiedade.

Texto: Marcella Pereira e Melissa Marques
Constultorias: Cecília Zylberstajn, psicóloga; Adriano Segal, psiquiatra e presidente da Comissão de Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (COESAS – SBCBM)
Fonte: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) 
Foto: ThinkStock / Getty Images

Advertisement
2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Na reta final da gravidez, Ashley Tisdale posta foto fofa com Vanessa Hudgens!

Published

on

Na reta final da gravidez, Ashley Tisdale posta foto fofa com Vanessa Hudgens!
Reprodução/YouTube

De High School Musical para a vida! Nesta quarta-feira (3), Ashley Tisdale usou as redes sociais para mostrar um reencontro que teve com Vanessa Hudgens. Pelo Instagram, a atriz publicou uma foto muito fofa do momento, mostrando o carinho da amiga com sua gravidez.

Ashley já está na reta final da gestação e Vanessa apareceu abraçando a barriga da artista no clique. “Demorou 9 meses, mas com segurança tiramos uma foto antes que minha menina fosse embora novamente. Te amo, Vanessa Hudgens”, escreveu Tisdale na legenda do post. Veja só:

Ashley está esperando seu primeiro filho com Christopher French, com quem se casou em 2014.

gravidez de ashley

No início de fevereiro, quando estava no oitavo mês da gestação, Ashley Tisdale postou uma foto exibindo o barrigão. Na legenda, ela fez um texto motivacional sobre amor próprio e incentivou as pessoas a apreciarem seu próprio corpo.

Na maior parte do tempo, damos nosso amor aos outros. Vamos começar a amar a nós mesmas e nossos corpos em todas as formas Nossos corpos fazem muito por nós todos os dias e deixamos de reconhecer isso. Agradeça ao seu corpo e diga eu te amo”.

Continue Reading

Entretenimento

Olivia Rodrigo ganha anel especial de Taylor Swift: “Ela é a pessoa mais gentil do mundo”

Published

on

Olivia Rodrigo revela como será tatuagem inspirada em Taylor Swift
Reprodução / Instagram

Desde que lançou “Drivers License”, Olivia Rodrigo ganhou uma legião de fãs, incluindo Taylor Swift. A cantora, anteriormente, já havia comentado em um post de Olivia: “Eu digo que essa é a minha bebê e que eu estou muito orgulhosa”.

E parece que a amizade continuou crescendo, porque a loirinha enviou um anel bem especial para a artista. Em entrevista recente, Olivia contou: “Ela é a pessoa mais gentil do mundo. Na verdade, ontem à noite eu recebi um pacote dela, com um bilhete escrito à mão. Ela me deu esse anel, porque ela disse que usou um igual a esse quando escrever ‘Red’ e ela queria que eu tivesse um igual“.

Eu realmente não sei onde ela encontra tempo para fazer isso [dar os presentes], mas me sinto muito sortuda por ter nascido na mesma época que ela e poder me inspirar. Eu a acho incrível“.

Continue Reading

Entretenimento

Integrantes do Now United reagem à primeira capa de revista de Nour Ardakani

Published

on

Integrantes do Now United reagem à primeira capa de revista de Nour Ardakani
Reprodução/Instagram // YouTube

Depois de cinco meses como integrante do Now United, Nour Ardakani acaba de posar para sua primeira capa de revista. A cantora foi anunciada como destaque da nova edição da Cosmopolitan Middle East e representou o Oriente Médio com muito poder!

E é claro que o NU fez questão de prestigiar esse momento com Nour! Em um vídeo, os integrantes do grupo apareceram reagindo pela primeira vez à versão digital da capa da revista. Eles surtaram ao ver o resultado e a libanesa até se emocionou no momento!

Veja só o momento:

 

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.