Connect with us

Comportamento

Objetificação feminina: os estereótipos da mulher ainda estão em cartaz nos cinemas e Instagram

Published

on

Recentemente a expressão “objetificação da mulher” começou a ser mencionada em diversos posts quando internautas brasileiros, em sua maioria mulheres, começaram a questionar o conteúdo do Instagram de Dan Bilzerian. O famoso empresário e jogador de pôquer com uma jornada ao título de milionário polêmica possui diversos cliques com modelos padrão, as quais são retratadas sempre em grande quantidade ao lado dele, em poses que podem ser consideradas desconfortáveis.

Séries e filmes para entender (de verdade) o feminismo
Relacionamento tóxico ou abusivo: como reconhecer?
10 mulheres empoderadas para agitar sua timeline

Homens e mulheres começaram a falar sobre o assunto nas redes, mas enquanto boa parte das pessoas fazia campanha para que o influencer perdesse seguidores, alguns internautas questionaram a contribuição de Bilzerian para o que vinha sendo chamado de “objetificação” da figura feminina.

Mas afinal, o que é isso?

estereótipos: o mal da sociedade

De acordo com a psicóloga Talitha Nobre, psicanalista membro do corpo freudiano do Rio de Janeiro e coordenadora do centro de apoio à família no grupo Prontobaby, a maneira mais resumida de se explicar o conceito de estereótipos é entender que são rótulos. “Uma maneira de generalizar um determinado grupo a partir de algumas características, com objetivo de moldar padrões sociais. Essa construção, normalmente ligada à cultura e sociedade, está no senso comum, no inconsciente coletivo”.

Mas por que “rotulamos” tanto as pessoas? A Dra. Nobre também explica: “Padronizar é uma forma de obter respostas. Nós, seres humanos, temos a necessidade de padronizar aquilo que é desconhecido. Isso traz um certo conforto, de não precisar lidar com o diferente. Por isso, criamos rótulos e procuramos inconscientemente nos encaixar em algum padrão. Em uma sociedade como a nossa, sustentar a singularidade é uma missão muito difícil”.

o que Bilzerian tem a ver com isso?

A Dra. Nobre afirma ainda que os estereótipos diminuem a subjetividade do indivíduo, já que o reduzem a padrões. Entre os mais comuns relacionados às mulheres estão o da beleza padrão, bem como a objetificação diante do homem. “Esta é uma questão social que se arrasta ao longo de toda a história da sociedade, desde o modelo patriarcal, onde a mulher assumia o lugar de submissão, feita para procriar e atender as necessidades do marido. Hoje, corpos femininos são explorados na mídia para vender algum produto masculino. A mulher sempre assumindo no imaginário masculino um lugar de submissão”.

Sobre a dificuldade de muitos usuários em refletir sobre a problemática do perfil de Bilzerian, a Dra. Nobre afirma: “Ali claramente podemos ver a banalização da mulher, reduzida aos atributos físicos. Muitas mulheres hipersensualizadas simultaneamente com um homem. Essa banalização da mulher está tão naturalizada na sociedade que já estamos com olhar viciado e não paramos para questionar”.

Entretanto, não são apenas perfis de redes sociais que se mostram nocivos para o significado que é ser mulher. “A construção do feminino é feito de maneira inconsciente desde o nascimento da mulher. Existe, ainda, uma influência do modelo patriarcal, da repressão da mulher e da submissão ao homem. Durante a adolescência, por exemplo, as produções de entretenimento assumem um papel fundamental porque essa é uma fase de construção identitária, onde os adolescentes são fortemente influenciáveis. Uma fase propícia para a adoção de novos comportamentos e atitudes. Logo, o que está sendo consumido, tem um valor na construção dessa adolescente e da sua feminilidade”.

a figura feminina no entretenimento

Você já ouviu falar no “Teste de Bechdel”? O jogo foi inspirado na tirinha publicada em 1985 com o título “Dykes To Watch Out For”, da cartunista Alison Bechdel. Assim como na história, é proposto um exercício, basta pensar em um filme que obedeça à três requisitos: 1) ter duas mulheres; 2) que conversem entre si; 3) sobre algo que não seja um homem.

Pode parecer algo simples, mas os critérios de seleção mostram como diversos produções da indústria resumem a figura feminina à conquista ou disputa de um interesse amoroso, mas, quando o protagonismo é masculino as opções se tornam mais amplas.

Faça o teste você também, mas dessa vez com as produções adolescentes populares no entretenimento. Mesmo que opções empoderadas venham à sua mente, uma realidade ainda mais dura ganha espaço: principalmente no conteúdo teen, ainda que um filme ou série passe pelo teste de Bechdel, os estereótipos ainda estão ali na maioria das vezes.

Afinal, a Mulher-Maravilha só venceu o mal por meio do amor de Steve Trevor, e a poderosa Capitã Marvel é uma mulher que representa diversos padrões estéticos, mesmo que não tenha um interesse romântico. Difícil ser girl power, não é mesmo?

Cartum “Dykes To Watch Out For”, de Alison Bechdel, 1985.

A todateen conversou com a cineasta Day Rodrigues, que também é pesquisadora, escritora, educadora e produtora cultural, responsável pelo premiado episódio “Racismo e resistência” da série “Quebrando o Tabu” para o canal GNT, bem como o curta-metragem “Mulheres Negras – Projetos de Mundo” , o qual possui em seu elenco nomes como ninguém menos que Djamila Ribeiro.

Rodrigues explica com mais detalhes sobre os estereótipos no entretenimento adolescente. “As personagens são sempre muito superficiais e chapadas: a menina nerd; a que representa o padrão de beleza – a patricinha -; ou ainda uma que seja fora do padrão simplesmente porque usa aparelho no dente ou porque é gorda. Pensando também nos meninos, normalmente são os valentões ou alguém muito inteligente. Assim como acontece no conteúdo adulto, a gente respinga a superficialidade nos adolescentes com esses ‘tipos’ de personagem”.

A cineasta frisa a falha nessas produções em incluir representatividade: “Geralmente nas produções para adolescentes há apenas um único personagem negro na sala, em uma tentativa de que não se apague as pessoas negras, mas mais uma vez, reproduzindo uma generalização do estereótipo do que é ser um jovem negro”.

O questionamento da representação das mulheres negras é um exercício necessário, já que para este grupo o estereótipo da objetificação feminina se torna ainda mais frequente. “Pensando em mulheres negras, o estereótipo mais comum é a objetificação, sendo representadas sempre pelo corpo, como se elas tivessem que ser boas de cama, no samba, sem profundidade para serem grandes intelectuais, cineastas ou presidentes de uma empresa”.

Outro grupo feminino com estereótipo nocivo é o das mulheres amarelas. “Há uma construção também da mulher asiática, como a gueixa, a boneca sexualizada e subordinada ao homem. A fetichização da mulher amarela como objeto de desejo”, pontua a Dra. Nobre.

Segundo Day Rodrigues, os estereótipos são um obstáculo prejudicial à luta feminina por liberdade. “A gente acaba não combatendo a violência contra as mulheres”, conta a cineasta.“A partir do momento que estes personagens não possuem uma subjetividade profunda, não tem sua intelectualidade reforçada, pelo contrário, são tratadas como se fossem objetos sexuais ou para servir uma figura masculina, não podendo exercitar sua liberdade, isso é negativo; pois, são imaginários neocoloniais, que refletem diretamente a sociedade como lugar de quem compactua com a opressão secular existente, basta olharmos as estatísticas dos mapas das violências”.

Objetificação feminina: os estereótipos da mulher ainda estão em cartaz nos cinemas e Instagram

“Se a gente tem uma sociedade que não consegue se ver para além dos estereótipos, naturalizamos uma série de violências. Como se as mulheres não pudessem exercitar um tom crítico, seja em relação ao machismo que vem de forma simbólica, seja pelos abusos sexuais, estupros, opressão e diminuição da sua capacidade de fazer escolhas e construir seu próprio caminho, pessoal, profissional ou familiar. É como se ela estivesse sempre atrelada aos valores dos outros, falta independência – política inclusive – para ter o poder de fazer suas escolhas”, completa.

como mudar?

“Não vejo outro caminho senão a educação para desconstruir esse cenário. É difícil porque muitas vezes as mensagens são subliminares”, responde a Dra. Nobre. “Políticas públicas e engajamento social, como a lei Maria da Penha, também tem sido pilares fundamentais para uma mudança na sociedade. Mas essa mudança pode também ser feita a partir de cada um de nós, de espaços como esse, provocando reflexão. É um longo, porém importante caminho”.

Em relação ao entretenimento, Rodrigues reforça a necessidade de se construir equipes ricas em pluralidade. “É importante que haja uma equipe diversa, com a presença de pelo menos metade de pessoas negras, de pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+, de lugares distintos, não só do centro da capital, mas também do nordeste, norte, sul. Uma equipe nestes moldes permite que o conteúdo audiovisual tenha uma pluralidade do que é a sociedade brasileira, não fique preso só em um lugar criado pelos homens brancos, ricos e cis. Se uma equipe for composta por diferentes grupos sociais, o roteiro é construído sob outras perspectivas”.

“Também penso que é importante que essas equipes passem por processos de formação, para entender mesmo o que são esses discursos racistas, machistas, misóginos e LGBTQIA+ fóbicos, possibilitando que a gente construa narrativas diversas”, finaliza.

Essa realidade plural não é algo tão distante!  Viviane Ferreira, Flávia Cavalcanti, Juliana Vicente, Glenda Nicácio, Renata Martins, Joyce Prado e Grace Passô são algumas das cineastas recomendadas pela diretora. E não deixe de assistir o curta “Mulheres Negras: Projetos De Mundo”, produção de Day Rodrigues disponível online na Spcine Play.

Celebs

BBB21 estreia hoje! Confira tudo o que você precisa saber para ficar preparado para a nova edição do reality

Published

on

BBB21 estreia hoje! Confira tudo o que você precisa saber para ficar preparado para a nova edição do reality
Rawpixel

Nosso momento chegou, Brasil: o BBB21 começa nesta segunda-feira (25) e promete fazer desta uma edição icônica! A fórmula do ano passado foi mantida e novos elementos foram acrescentados para deixar o jogo ainda mais interessante. E, para você se preparar, a todateen preparou um compilado de tudo o que você precisa saber!

sobre o jogo

A competição começou antes mesmo do primeiro episódio já que, desde a revelação dos participantes até o último domingo (24), o público já pôde escolher seis jogadores que estão imunes nesta primeira primeira semana.

O resultado foi divulgado pelo apresentador Tiago Leifert durante o Fantástico. Entre o grupo Camarote foram imunizados Fiuk, Viih Tube e Projota. No grupo Pipoca, os escolhidos foram Lumena, Juliette e Arthur.



E o que significa? Com a imunidade eles não podem ser indicados ao primeiro paredão e garantem a permanência, no mínimo, até a segunda semana do BBB 21. Além disso, juntos, eles poderão escolher um jogador para a eliminação.

quais serão as regras

Começando oficialmente no dia 25 de janeiro de 2021, essa será a temporada mais longa da história, com 100 dias de duração. Assim, a expectativa é de que a final seja realizada no início de maio.

Algumas atrações conhecidas das edições passadas estão presentes nesta temporada: provas do líder, anjo e monstro, paredões, bate e volta, big fone, divisão da comida entre os grupos VIP e xepa, jogo da discórdia, festas, provas de resistência e mesa tática. Com relação a casa, ela foi reformada e os espaços foram revitalizados. A direção do programa levou em consideração como os jogadores costumam usar cada espaço, acrescentando elementos que podem ajudar nas discussões e estratégias.

No BBB 21, os grupos “VIP” e “xepa” dividirão o mesmo ambiente de refeições, o que pode deixá-los mais próximos, ou intensificar as diferenças. Além disso, uma nova mesa tática foi adicionada – anteriormente, o objeto era um privilégio do líder.

divisão em grupos

Assim como na edição passada, o elenco do BBB 21 é dividido em dois grupos: metade dos participantes se inscreveu e participou do processo seletivo do reality show e os selecionados integram o grupo Pipoca. A outra metade é composta por artistas e celebridades convidadas e esses participantes são do grupo Camarote.

Relembre os participantes:

BBB21: CAMAROTE

Camilla de Lucas
Carla Diaz
Fiuk
Karol Conká
Lucas Penteado
Nego Di
Pocah
Projota
Rodolffo
Viih Tube

BBB21: PIPOCA

Arcrebiano
Arthur
Caio
Gilberto
João Luiz
Juliette
Kerline
Lumena
Thaís
Sarah

que horas vai começar?

O BBB 21 começa hoje (25) às 22h30, conforme a grade oficial da Rede Globo. O Big Brother Brasil é exibido todos os dias na programação da emissora. A aguardada estreia do reality show acontecerá após a exibição da versão especial de A Força do Querer, novela de 2017.



valor do prêmio e outros patrocínios

Para esta temporada, os prêmios para os finalistas permanecem os mesmos: o campeão do BBB 21 vai faturar R$ 1,5 milhão. Além disso, o segundo colocado embolsa R$ 150 mil e o terceiro mais votado na final recebe um prêmio de R$ 50 mil.

Com relação aos patrocinadores, em meados de dezembro, o site Notícias da TV noticiou que a Globo tinha uma fila de espera para possíveis patrocinadores e anunciantes do BBB 21. Até então, a edição já havia vendido R$ 529 milhões: um recorde histórico entre todas as edições.

Para se preparar, confira mais informações sobre os participantes:

Continue Reading

Astrologia

Horóscopo de 25 a 31 de janeiro: Sol avança pelo signo de Aquário favorecendo novas ideias em relação à educação e ciência

Published

on

Horóscopo de 25 a 31 de janeiro: Sol avança pelo signo de Aquário favorecendo novas ideias em relação à educação e ciência
Rawpixel

Em pique de reflexão, estamos caminhando para o final do primeiro mês de 2021. “É como se projetássemos o futuro tendo a necessidade de revisar o passado para não acabarmos sucumbindo aos mesmos erros.”, afirma a nossa astróloga Virginia Gaia. 

Nesta semana, o Sol avança pelo signo de Aquário, formando uma conjunção exata com o expansor Júpiter, favorecendo novas ideias em relação à educação e à ciência. “Além disso, esse movimento dá ainda mais força para a tensão formada entre a concentração de planetas em Aquário e a conjunção de Marte e Urano, em Touro, levando luz aos contrastes sociais e à intensa renovação de valores que se faz presente nesses tempos tão agitados.”, fala a bruxona, explicando que, mais uma vez, veremos o passado e o futuro em leituras conservadoras e progressistas se confrontando.

+ Amor em 2021: previsões astrológicas para os relacionamentos de todos os signos no ano de Vênus

“Por sua vez, o planeta Vênus, regente de tudo aquilo que valorizamos, junta-se ao profundo e transformador planeta Plutão, em Capricórnio, dando o tom de mudanças na esfera política, nas instituições públicas ao mesmo tempo em que, no âmbito pessoal, mexe com a vida emocional, afetiva e sexual. Que tal mudar padrões relacionais que se repetem e deixar ambientes e pessoas tóxicas para trás?”, questiona ela. Lembrando que tudo isso acontece com a Lua Crescente ganhando forma até chegar à fase Cheia, na quinta-feira, dia 28.

+ Horóscopo Chinês 2021: confira a previsão para o ano do boi de metal

Com o Sol em Aquário, teremos a Lua Cheia em Leão iluminando Asellus Borealis e Asellus Australis, as estrelas Gama e Delta da Constelação de Câncer.

“Esse par de estrelas aparece nas costas resistentes do caranguejo enviado por Hera para atingir Hércules, porém, elas também tem uma lenda adicional própria: “Asellus” é o nome latino para “burro” ou “mula” e, então, Asellus Borealis e Asellus Australis simbolizam ainda os fortes animais que foram companheiros de Dionísio e Hefesto no caminho que fizeram em direção à batalha dos Titãs.”, revela Virginia. “Assim, chegaremos ao ápice de um ciclo que evoca a força da criatividade, da expressão pessoal e do exercício da individualidade, desde que não deixemos para trás o necessário senso de cooperação e coletividade, pois é importante perceber que tudo o que fazemos pode ter consequências mais abrangentes.”, afirma. Então, já sabe: evite disputas desnecessárias!

+ Previsões astrológicas para 2021: tendências dos signos, influências dos astros no Brasil e mais

E, antes de finalizar, sabia que você pode compreender as informações do céu e horóscopo semanal com maior propriedade se fizer seu mapa astral? É só clicar aqui e seguir o passo a passo gratuito e exclusivo da nossa bruxona, Virginia Gaia!

Por fim, no sábado, dia 30, Mercúrio dá início ao seu primeiro ciclo de retrogradação. “Mudando de direção no signo de Aquário, o veremos retrógrado no céu até dia 21 de fevereiro. Vamos avançar pelo ano fazendo nossa lição de casa de perceber o que precisa ser revisto e mudado? Não tenha medo de mudar de opinião e de reconhecer equívocos! Estamos nessa vida muito mais para aprendermos um com os outros do que para disputarmos quem tem razão!”, aconselha a astróloga.

Confira as previsões astrológicas do seu signo entre 25 a 31 de janeiro.

áries

Honre as suas individualidade e independência, ariano, mas tenha cuidado para não se sobrepor em relação aos outros! Busque também evitar as decisões repentinas. Desconfie de soluções que se vendam como muito fáceis.

touro

O clima em casa pede cuidado. Seja você mesmo, mas procure ter leveza nas palavras e ações. Exerça o poder com sabedoria e vença medos que possam estar impedindo o seu crescimento.

gêmeos

A cabeça pode estar fervilhando, mas nessa semana é importante tomar cuidado com análises superficiais e conclusões precipitadas. Tenha foco nos estudos e temas que desafiem o seu conhecimento.

câncer

A intensidade é muita, mas o momento pede que você não negligencie as próprias necessidades. Só não vale também acabar esquecendo de compartilhar suas questões internas com quem pode dar boas contribuições.

leão

O coração está a mil, leonino, mas você precisa tomar cuidado com o excesso de empolgação. Saiba discernir o que é fundamental do que não é. Cresça com consciência e responsabilidade.

virgem

O momento é de muita reflexão e revisão interna, virginiano, ainda que você esteja cheio de empolgação. Aproveite a semana para cuidar mais da sua espiritualidade. Vença padrões emocionais limitantes e busque mais autoconhecimento.

libra

É hora de prestar atenção em quem de fato combina ou não com você. Observe as pessoas que, embora pensem diferente, respeitam o seu jeito de ser. Busque apoio dos amigos de verdade e não tenha medo de desapegar.

escorpião

O céu favorece os seus planos de longo prazo, escorpiano. Mas é importante saber dar as devidas prioridades. Use o seu poder de persuasão para estabelecer bons relacionamentos com gente poderosa.

sagitário

O astral traz para você muita clareza de ideias e também revisão de valores. Procure ouvir e processe as ideias antes de tentar impor suas opiniões. Que tal planejar novos estudos? Invista em conhecimento.

capricórnio

A vontade pode ser de virar tudo de uma vez por todas, mas é importante saber compartilhar o que é seu com os outros e fazer transições. Planeje suas finanças e também separe um tempo para se aprofundar em temas ocultos.

aquário

A semana promete muita agitação para celebrar o seu aniversário, aquariano! Pense em uma maneira diferente para reunir as pessoas nesse momento de transformação social. Cultive a franqueza com quem faz bem a você.

peixes

Mesmo que a rotina seja atribulada, você precisa se organizar para cuidar melhor de você. Separe um tempinho para a saúde, a beleza e temas como alimentação e nutrição. Tenha prazer nas pequenas coisas!

Quer saber mais sobre conteúdos bruxões de magia & astrologia? Acompanhe a bruxona da todateen, a astróloga Virginia Gaia!

Instagram: @virginiagaia

Facebook: @virginiagaiaoficial

Site Oficial: virginiagaia.com.br

Mapa Astral Grátis: virginiagaia.com.br/mapa-astral-gratuito/

Continue Reading

Comportamento

Exclusiva: após viralizar no TikTok, Gustavo Foganoli fala sobre vida pessoal

Published

on

Reprodução / Instagram

Se você tem uma conta no TikTok, provavelmente já viu o icônico Gustavo Foganoli dublando e dançando uma música de Mc Livinho. O vídeo fez um sucesso absurdo e conta com mais de 12 milhões de visualizações no aplicativo.

Por isso, a todateen bateu um papo com Gustavo para saber melhor quem é ele e de onde surgiu a ideia de ter um tiktok.

++ Treta entre tiktokers brasileiros: entenda a confusão de Mario Junior, Karyna e Aninha

Ele contou que tem 20 anos, mora em Balneário Camboriú, em Santa Catarina e, inicialmente, criou o TikTok só para passar o tempo. “Virou uma febre e todo mundo estava falando sobre, então eu decidi baixar pra ver como era. Comecei a gravar, com a intenção de realmente produzir conteúdo, após ser dispensado do meu antigo trabalho, e um mês depois eu atingi 400mil seguidores na plataforma“, relembra.

primeiro vídeo de sucesso

Mas para quem só foi conhecer Gustavo agora, vale lembrar que esse não é seu primeiro vídeo de sucesso. “Fiz um vídeo assoprando o rosto da minha cachorrinha e viralizou (está com mais de 13M de views). E foi a partir daí que meus vídeos começaram a ter bastante visualizações. Eu realmente não esperava“.

@foganolireclamando KKKKKKKK #dog #puppy #fy #fyp #foryou #viral #fybrasil #tiktokbrasil

♬ original sound – Gustavo Foganoli

E é claro que tantas visualizações trouxeram para Gustavo um certo reconhecimento. “Hoje em dia é difícil eu sair de casa, ir no shopping ou em algum restaurante e não ser reconhecido“, explica ele. “Eu acho isso tudo muito legal. Muitas pessoas já me pararam na rua e disseram que admiram meu trabalho, gostam demais dos meus vídeos e são muito minha fãs“.

++ Estrela do Tiktok, Tony Lopez está sendo acusado de abuso sexual; entenda

O influencer conta que, apesar disso tudo ser recente, já que ele só investiu na produção de conteúdo no final de 2020, ele ainda está se acostumando. “Mas eu realmente gosto muito quando me reconhecem em algum lugar, isso demonstra que meu trabalho tem dado certo!“, afirma ele.

a relação com a mãe

O famoso vídeo dublando Livinho se destacou por três fatores: Gustavo dançando, a visita rindo e a mãe do tiktoker correndo atrás dele com o chinelo. E, embora no vídeo ela tenha parecido brava, ele garante que ela se diverte nas gravações.

Minha mãe super entende que sou produtor de conteúdo e ela adora me ver fazendo isso. Na hora [do vídeo] ela ficou um pouco brava mas depois que viu que eu estava gravando achou super engraçado!“, conta.

a inspiração

Gustavo costuma postar todos os dias no TikTok e é claro que isso exige muita criatividade, então, ele contou pra gente da onde vem a inspiração para tanto conteúdo: “Algumas ideias são originais, como meus vídeos de storytelling, em que eu conto histórias engraçadas que aconteceram na minha vida, e os de culinária no quadro #fogachef. Porém eu também tenho muitas inspirações gringas e até brasileiras para a produção do meu conteúdo”.

++ Jeffree Star comenta boatos de affair com Kanye West: “Alguma garota inventou uma mentira no TikTok e viralizou”

dica para quem quer seguir esse caminho

O Tiktok cresce a cada dia e é natural que os jovens queiram fazer parte dessa rede, se destacando e ganhando seguidores. A dica que Gustavo dá pra isso é simples: seja original.

Tenha algo a mostrar que vá fazer as pessoas se lembrarem de você. Isso não significa que 100% do seu conteúdo tenha que ser original, mas ter a sua própria imagem é muito importante. Acompanhe as trends e criadores que te inspiram e monte o seu conteúdo!“. Outra dica importante que ele dá é ser presente na rede e não desistir.

O sucesso não vem do nada, tenho amigos que estão a mais de 5 anos produzindo conteúdo e começaram a bombar agora“, conta. “Também não tenha medo ou vergonha de aparecer na frente da câmera, comece fazendo alguns vídeos que você ache legal e poste, nem que seja apenas para seus amigos verem”.

Por fim, ele fala sobre a importância de saber ouvir críticas construtivas e destaca: “Saiba diferenciar pessoas que querem te arrastar pra baixo daquelas que realmente querem te ver no topo! ”

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.