Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Celebs

Orçamento sem falhas: Nath Finanças fala sobre seu novo livro e dá dicas exclusivas para quem quer começar a poupar

Orçamento sem falhas: Nath Finanças fala sobre seu novo livro e dá dicas exclusivas para quem quer começar a poupar
Orçamento sem falhas: Nath Finanças fala sobre seu novo livro e dá dicas exclusivas para quem quer começar a poupar

Nathália Rodrigues, que é popularmente conhecida como “Nath Finanças” por conta de seu sucesso em seu canal do YouTube –  onde aborda as principais questões da economia pessoal de milhões de brasileiros-, acaba de lançar seu primeiro livro Orçamento sem falhas, pela Editora Intrínseca.

+ Cantinho Literário Todateen: indicações de livros para começar seu ano novo

Em entrevista exclusiva à todateen, a autora, que é formada em administração e orientadora financeira contou que está se “sentindo adorável” por ter sua obra de estreia publicada.  “Eu sempre quis poder traduzir ainda mais o conhecimento de educação financeira. Eu nunca pensei que eu poderia trazer esse meu conhecimento também pelo livro e depois que eu vi a possibilidade eu fiquei muito feliz.”, conta ela, que explicou que já tinha uma certa facilidade por conta dos roteiros que escrevia para os seus vídeos.

Buscando se comunicar com uma parcela plural, Nath acredita que não é possível “falar de finanças com pessoas que ganham pouco usando o mesmo discurso que se usa com pessoas de classe média alta”.

“[Meu maior objetivo] é tirar as pessoas do vermelho. É as pessoas conseguirem se organizar financeiramente de uma forma simples, prática e divertida. E que consigam investir e ter uma saúde financeira.”, contou ela.

+ Exclusivo: Tracey Garvis Graves dá voz a protagonista que vive sob o espectro autista em seu novo livro “Sem Lógica Para o Amor”

Para ela, falar sobre planejamento financeiro é essencial. “Não adianta correr. Se você quer ter uma vida saudável planejamento financeiro é o principal motivo para você se organizar. Além disso, ele te dá uma visão melhor das suas finanças, fazendo com que você consiga se planejar e realizar sonhos e metas.”, explicou.

A escritora também comentou que é extremamente importante ressignificar a forma que olhamos para o dinheiro, principalmente quando associamos ele com figuras femininas. “Primeiro que sempre – infelizmente – olham para nós, mulheres, e pensam: ‘fiquem [nas matérias de] humanas, não falem sobre [as matérias de] exatas, apenas cuidem da casa’. Sempre colocam esse estereótipo na gente.”, refletiu.

+ Exclusiva: Mick Kitson conta tudo sobre seu livro de estreia, “O Refúgio”

Para quebrar tais estereótipos, ela aconselha que as mulheres se posicionem. “Eles sempre vão tentar tirar a nossa credibilidade para acharem que são melhores do que a gente. E isso é muito triste porque a gente sempre tem que provar que somos inteligentes, que somos capazes de estar ali naquela função ou cargo. Nós mulheres sempre precisamos fazer isso e é muito doloroso. Você tem que provar dez vezes. E quando também você é uma mulher negra, é dez vezes mais.”, disse.

“Por isso é importante uma apoiar a outra, apoiar o trabalho da outra. Eu quero que mais pessoas tenham ideias como Nath Finanças pra disseminar conhecimento. Quanto mais mulheres, melhor.”

A educadora ainda dissertou sobre a necessidade de substituir certos padrões de pensamento, em que sempre associam as mulheres como gastonas ou com pouco controle. “Estamos no século 21 e nem deveríamos pensar nessa possibilidade de ver a mulher só como gastona. Mas infelizmente até livros de finanças colocam as mulheres como gastonas. Temos que quebrar esse estereótipo e ‘Orçamentos Sem Falhas’, que é o meu livro, quebra esse estereótipo de uma forma fofa e didática.”, comentou.

+ O que é a taxação de livros e como ela influencia na cultura brasileira?

Completando que escreveu a obra de maneira descontraída. “É como se a gente tivesse numa conversa de bar através do livro. Eu vejo que finanças pessoais não deve ser uma rede de palestras que só existe uma pessoa que detém o conhecimento. Finanças pessoais tem que ser uma roda de conversa. Normalizar a conversa sobre finanças é essencial.”, afirma ela.

Para quem está iniciando nesta jornada de se organizar financeiramente, a primeira coisa que Nath recomenda é se perdoar e entender que está tudo bem começar com pequenos passos.

“Entender que o dinheiro é um ponto que pode te ajudar a trilhar o caminho da independência. E nunca pense que você, menina, mulher, que você precisa ficar financeiramente dependente de alguém para ser alguém. Você pode ser o que você quiser. E o dinheiro traz a possibilidade, junto com o seu trabalho, de você ter essa possibilidade de escolher. Pra mim o dinheiro é um poder de escolha.”, recomenda.


O livro Orçamento sem falhas pode ser adquirido na Amazone no site oficial da Editora Intrínseca.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.