Connect with us

Comportamento

Outubro Rosa: conheça os direitos das mulheres diagnosticadas com câncer de mama

Published

on

Outubro Rosa: conheça os direitos das mulheres diagnosticadas com câncer de mama
Rawpixel

Outubro é o mês da conscientização e prevenção do câncer de mama, que atinge 1 entre 4 mulheres no mundo, de acordo com dados divulgados pelo INCA, órgão auxiliar do Ministério da Saúde. Não só neste mês, mas em todos, a divulgação de informações são extremamente importantes.

Já compilamos aqui no site as principais dúvidas sobre o tema e, além da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher, existem também algumas leis que beneficiam mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

+ Outubro Rosa: um guia para a prevenção do câncer de mama

Pensando nisso, a todateen bateu um papo com Clara Phileto, advogada e influenciadora digital, para entender melhor sobre esses dispositivos legais tão pouco divulgados.

Confira!

Qual a importância das mulheres entenderem, cada vez mais, seus direitos?

Na verdade, penso que todas as pessoas deveriam ter uma noção maior dos seus direitos. Acho inclusive que deveria existir uma matéria na escola dedicada a isso. Quando sabemos dos nossos direitos nos posicionamos diante das adversidades com propriedade e isso faz todo o diferencial.

Quais são as principais leis que beneficiam as mulheres diagnosticadas com câncer de mama?

Primeiramente é muito importante falar que existe uma parte no TST (Tribunal Superior do Trabalho), a Súmula 443, que presume ser discriminatória a dispensa de empregado com doença grave que suscite estigma ou preconceito, e o câncer pode entrar neste rol de doenças tendo em vista que existe perda de cabelo e outras situações que podem gerar estigma ou preconceito perante a sociedade.

Além disso, existem várias leis que beneficiam as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, assim como para as pessoas que possuem outros tipos de câncer diagnosticados. Entre elas, posso citar a Lei da Mamografia que determina que o SUS (Sistema Único de Saúde) assegure a realização de exame de mamografia para mulheres acima dos 40 anos, independente de existir doença ou não.

Já a Lei 11.664 assegura o direito de a mulher realizar o exame de mamografia rotineiramente. Em 2008 foi conquistado o direito de a mulher realizar o exame gratuitamente, porém só era possível se existisse indicação médica, histórico familiar da doença ou alguns sintomas como nódulo nos seios, por exemplo. Vale ressaltar ainda que, sobre a Lei 11.664, além do exame das mamas, essa regulamentação também garante o direito ao papa nicolau ou exame pélvico, que faz o diagnóstico do câncer do colo do útero.

Temos também a Lei da Reconstrução Mamária. Esta garante a possibilidade de refazer a mama da mulher no mesmo procedimento cirúrgico da mastectomia, imediatamente após a retirada do tumor, se assim houver condições técnicas e clínicas para tal, pois todos sabem como é difícil para o psicológico de uma mulher remover as suas mamas. Este benefício existe desde 1999, porém antes não previa o prazo em que a cirurgia deveria ser feita. Hoje, é válido também para a mulheres seguradas por planos de saúde e, se não for possível a cirurgia imediata, a paciente deverá então ser acompanhada e passar pelo procedimento cirúrgico assim que as condições clínicas permitirem.

Auxílio doença concedido a mulher portadora de câncer inscrita no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tenha ficado temporariamente incapaz de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos. Esta incapacidade também será comprovada por exame médico pericial do INSS e a portadora da doença terá direito ao benefício independente das 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurada.

Pacientes com invalidez total e permanente por conta do câncer possuirão direito à quitação do financiamento de casa própria se estiverem inaptos para o trabalho e se a doença tiver sido adquirida após a assinatura do contrato de compra do imóvel.

Terão direito também a isenção de impostos na compra de veículos adaptados se apresentarem deficiência física (nos membros superiores ou inferiores), que a impeça de dirigir veículos comuns. Vale ressaltar também que alguns municípios dão ainda direito à passagem livre em transportes coletivos.

E com relação à aposentadoria e FGTS? Existem alguns direitos?

Sim! Aposentadoria por invalidez, que é concedida a mulheres com a doença que tenham a sua incapacidade para o trabalho considerada definitiva pela perícia médica do INSS. A paciente terá direito ao benefício independente do pagamento de 12 meses contribuições e deve estar na qualidade de segurada. A incapacidade será comprovada através de uma perícia medica do INSS. Deverá também ser comprovada o início da incapacidade. (É importante salientar que o segurado não esteja em processo de reabilitação para o exercício da atividade profissional que lhe garante a subsistência, independente de estar recebendo ou não auxílio-doença).

As mulheres com câncer estarão também isentos de Imposto de Renda (IR) relativo aos rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão, e complementações. Sobre o FGTS, pacientes com câncer ou que tenham dependentes portadores da doença poderão também sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Será necessário apresentar atestado médico válido por até trinta dias com assinatura, carimbo e CRM do médico responsável pelo tratamento, contendo diagnóstico com estágio clínico da portadora da doença e relatando todas as patologias ou enfermidades.

Comportamento

Exclusiva: após viralizar no TikTok, Gustavo Foganoli fala sobre vida pessoal

Published

on

Reprodução / Instagram

Se você tem uma conta no TikTok, provavelmente já viu o icônico Gustavo Foganoli dublando e dançando uma música de Mc Livinho. O vídeo fez um sucesso absurdo e conta com mais de 12 milhões de visualizações no aplicativo.

Por isso, a todateen bateu um papo com Gustavo para saber melhor quem é ele e de onde surgiu a ideia de ter um tiktok.

++ Treta entre tiktokers brasileiros: entenda a confusão de Mario Junior, Karyna e Aninha

Ele contou que tem 20 anos, mora em Balneário Camboriú, em Santa Catarina e, inicialmente, criou o TikTok só para passar o tempo. “Virou uma febre e todo mundo estava falando sobre, então eu decidi baixar pra ver como era. Comecei a gravar, com a intenção de realmente produzir conteúdo, após ser dispensado do meu antigo trabalho, e um mês depois eu atingi 400mil seguidores na plataforma“, relembra.

primeiro vídeo de sucesso

Mas para quem só foi conhecer Gustavo agora, vale lembrar que esse não é seu primeiro vídeo de sucesso. “Fiz um vídeo assoprando o rosto da minha cachorrinha e viralizou (está com mais de 13M de views). E foi a partir daí que meus vídeos começaram a ter bastante visualizações. Eu realmente não esperava“.

@foganolireclamando KKKKKKKK #dog #puppy #fy #fyp #foryou #viral #fybrasil #tiktokbrasil

♬ original sound – Gustavo Foganoli

E é claro que tantas visualizações trouxeram para Gustavo um certo reconhecimento. “Hoje em dia é difícil eu sair de casa, ir no shopping ou em algum restaurante e não ser reconhecido“, explica ele. “Eu acho isso tudo muito legal. Muitas pessoas já me pararam na rua e disseram que admiram meu trabalho, gostam demais dos meus vídeos e são muito minha fãs“.

++ Estrela do Tiktok, Tony Lopez está sendo acusado de abuso sexual; entenda

O influencer conta que, apesar disso tudo ser recente, já que ele só investiu na produção de conteúdo no final de 2020, ele ainda está se acostumando. “Mas eu realmente gosto muito quando me reconhecem em algum lugar, isso demonstra que meu trabalho tem dado certo!“, afirma ele.

a relação com a mãe

O famoso vídeo dublando Livinho se destacou por três fatores: Gustavo dançando, a visita rindo e a mãe do tiktoker correndo atrás dele com o chinelo. E, embora no vídeo ela tenha parecido brava, ele garante que ela se diverte nas gravações.

Minha mãe super entende que sou produtor de conteúdo e ela adora me ver fazendo isso. Na hora [do vídeo] ela ficou um pouco brava mas depois que viu que eu estava gravando achou super engraçado!“, conta.

a inspiração

Gustavo costuma postar todos os dias no TikTok e é claro que isso exige muita criatividade, então, ele contou pra gente da onde vem a inspiração para tanto conteúdo: “Algumas ideias são originais, como meus vídeos de storytelling, em que eu conto histórias engraçadas que aconteceram na minha vida, e os de culinária no quadro #fogachef. Porém eu também tenho muitas inspirações gringas e até brasileiras para a produção do meu conteúdo”.

++ Jeffree Star comenta boatos de affair com Kanye West: “Alguma garota inventou uma mentira no TikTok e viralizou”

dica para quem quer seguir esse caminho

O Tiktok cresce a cada dia e é natural que os jovens queiram fazer parte dessa rede, se destacando e ganhando seguidores. A dica que Gustavo dá pra isso é simples: seja original.

Tenha algo a mostrar que vá fazer as pessoas se lembrarem de você. Isso não significa que 100% do seu conteúdo tenha que ser original, mas ter a sua própria imagem é muito importante. Acompanhe as trends e criadores que te inspiram e monte o seu conteúdo!“. Outra dica importante que ele dá é ser presente na rede e não desistir.

O sucesso não vem do nada, tenho amigos que estão a mais de 5 anos produzindo conteúdo e começaram a bombar agora“, conta. “Também não tenha medo ou vergonha de aparecer na frente da câmera, comece fazendo alguns vídeos que você ache legal e poste, nem que seja apenas para seus amigos verem”.

Por fim, ele fala sobre a importância de saber ouvir críticas construtivas e destaca: “Saiba diferenciar pessoas que querem te arrastar pra baixo daquelas que realmente querem te ver no topo! ”

Continue Reading

Comportamento

O que você precisa saber antes de assistir “Fate: A Saga Winx”

Published

on

O que você precisa saber antes de assistir "Fate: A Saga Winx"
Divulgação/Netflix

Com o lançamento de Fate: A Saga Winx, a Netflix nos convida a adentrar no universo mágico de Alfea mais uma vez. Nesta sexta-feira (22), o catálogo do streaming acaba de receber a série live-action inspirada na animação italiana O Clube das Winx, que marcou a infância de muitos.

Mas, diferente do desenho animado bem colorido criado por Iginio Straffi, o seriado conta com uma nova atmosfera. Por isso, para quem busca ficar por dentro de como a adaptação foi realizada antes mesmo de dar o play, nós separamos algumas questões sem spoilers para você começar sua maratona mais informada!

O que você precisa saber antes de assistir "Fate: A Saga Winx"

Divulgação/Netflix

Assim como já mencionamos, a proposta de Fate: A Saga Winx é bem distinta da de O Clube das Winx. É importante avisar isso logo no início, para você não criar expectativas de encontrar o mundo mágico que já conhecíamos na animação – aquele que era abarrotado de cores, brilho e com as fadas voando com suas asas por aí.

Na série da Netflix, encontramos uma vibe marcada pelo suspense, que explora os mistérios do mundo mágico e dramas familiares não resolvidos no passado que agora chegam à tona. Diferente da ideia de fadas que tínhamos no desenho animado, agora encontramos um universo que busca referência das fadas do folclore do nosso mundo.

O que você precisa saber antes de assistir "Fate: A Saga Winx"

Divulgação/Netflix

Para o showrunner e produtor executivo da série, o Brian Young, isso foi feito com o intuito de manter a essência que a animação trazia, mas também trazer uma identidade própria para a série. Porém, vale ressaltar que Brian já trabalhou em The Vampire Diaries, o que explica outra questão que também é explorada neste live-action: os clichês adolescentes! 

Apesar de Fate: A Saga Winx se passar em um mundo longe dos humanos, intitulado Outro Mundo, as protagonistas ainda sim vivem aqueles clássicos dilemas da adolescência. Assim, ao mesmo tempo em que a produção mostra os estudantes do internato mágico Alfea desvendando os enigmas causados pelas criaturas mágicas, também vemos os personagens usando muito o Instagram e curtindo festas.

É uma mistura de suspense com aquele lado adolescente que a gente tanto gosta!

O que você precisa saber antes de assistir "Fate: A Saga Winx"

Divulgação/Netflix

A série apresenta seis episódios, com duração média de 50 minutos, e contou com uma produção que foi realizada na Irlanda – o que garante cenários de tirar o fôlego a cada capítulo! E em meio à esse ambiente, quem protagoniza a história como Bloom é Abigail Cowen, conhecida por interpretar Dorcas em O Mundo Sombrio de Sabrina

Entre o elenco das principais fadas da trama temos Hannah van der Westhuysen (Grantchester) como Stella, Precious Mustapha (Endeavour) como Aisha, Eliot Salt (Normal People) como Terra e Elisha Applebaum (Undercover Hooligan) como Musa. Veja só uma imagem do grupo: 

O que você precisa saber antes de assistir "Fate: A Saga Winx"

Divulgação/Netflix

O elenco ainda conta com Sadie Soverall como Beatrix (Rose Interpreta Julie), Freddie Thorp como Riven (A Descoberta das Bruxas, Safe), Danny Griffin como Sky (So Awkward), Theo Graham como Dane (Hollyoaks) e Jacob Dudman como Sam (Não Fale com Estranhos). Eve Best (Enfermeira Jackie), Robert James-Collier (Downton Abbey), Josh Cowdery (Animais Fantásticos e Onde Habitam), Alex Macqueen (The Thick of It) e Eva Birthistle (O Último Reino).

Ficou com vontade de assistir Fate: A Saga Winx? Confira o trailer oficial da produção abaixo:

Continue Reading

Comportamento

Cadernos e cadernetas: 6 opções super fofas para usar no dia a dia

Published

on

Reprodução/Amazon

Se você também adora ter tudo anotado, está no lugar certo! Preparamos uma lista com várias opções de cadernos e cadernetas com estampas super fofas para você dar uma olhada:

1. Caderno Espiral Capa Dura, 80 Folhas,Tilibra 

Reprodução/Amazon

2. Caderno de Anotação Special Series, World Map 

Reprodução/Amazon

3. Caderneta Meu Pequeno Cicero Jardins 

Reprodução/Amazon

4. Caderno de Anotação Special Series, Moon Maxprint 

Reprodução/Amazon

5. Caderno Argolado Cartonado Universitário com Elástico, 80 Folhas, Tilibra 

Reprodução/Amazon

6. Caderno Argolado Cartonado Colegial, 80 Folhas, Tilibra, West Village

Reprodução/Amazon

 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com o site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a TodaTeen pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3a1r1fa

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3d11kxr

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.