Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Outubro Rosa: um guia para a prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa: um guia para a prevenção do câncer de mama
Outubro Rosa: um guia para a prevenção do câncer de mama

Falar sobre câncer ainda é algo bastante delicado. No entanto, quando se trata de saúde, é essencial que tenhamos o máximo de informações ao nosso redor. Foi pensando justamente nessa importância que surgiu o Outubro Rosa: um mês inteiro dedicado para conscientizarmos e disseminarmos conhecimentos para prevenção do câncer de mama – o segundo que mais acomete mulheres no mundo, de acordo com dados da OMS.

Pensando em nossas leitoras, a todateen conversou com a Dra. Isabela Minozzi, mastologista do Hospital 9 de Julho, para tirar dúvidas importantes sobre o autoexame e trazer informações fundamentais para que, desde cedo, possamos iniciar a nos prevenir.

Confira!

O que é o autoexame e qual a sua importância?

É o exame das mamas realizado pela própria mulher! Todas as mulheres devem observar e sentir como é o seu próprio corpo para perceber quando há alguma alteração. A importância do autoexame é o autoconhecimento!

Como fazer o autoexame? Existe jeito certo?

1. Fique em pé, em frente ao espelho e observe-se! Olhe o formato do seu mamilo (“bico” do seio), a superfície e contorno das mamas . O seu mamilo pode ser: protuso, com o bico proeminente, plano, “nem para dentro nem para fora”, ou invertido, “para dentro”. É importante saber como é o seu padrão para enxergar se apresenta alguma alteração!

2. Agora levante os braços, colocando as duas mãos atrás da cabeça, observe se aparecem alterações na superfície da mama, como, por exemplo, alterações na pele (vermelhidão, abaulamentos ou retrações).

3. Inicie a palpação da mama. A mão direita, com movimentos circulares e suaves, utilizando as pontas dos dedos, deve apalpar a mama esquerda. Depois a mão esquerda deve realizar o mesmo com a mama direita. Aqui estamos procurando “caroços” (nódulos).

4. Por fim, realize a palpação em região axilar bilateral (embaixo dos dois braços).

Com que frequência deve ser feito fazer? Existe dia ou hora certa para fazer?

Mulheres que menstruam devem realizar após a menstruação e para as que não menstruam mais uma vez ao mês.

O que é normal sentir ao apalpar as mamas e o que a mulher deve procurar de diferente?

O normal é sentir a glândula mamária. E, quando fazemos a palpação das mamas procuramos por nódulos (caroços).

O autoexame é suficiente como exame preventivo?

Não! É necessário o acompanhamento anual com ginecologista e, no caso de alguma doença na mama, associar o acompanhamento com o mastologista (médico especialista na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças da mama). O autoexame é o autoconhecimento das mamas e não tem impacto na redução de mortalidade pelo câncer de mama.

A partir de que idade a mulher deve realizar a mamografia?

A partir dos 40 anos. Porém, vale lembrar que mulheres que tem história de câncer de mama na família devem ter o acompanhamento individualizado.

Mamografia faz mal?

Apesar da irradiação da mamografia, ela não apresenta risco e é importante para o diagnóstico do câncer de mama inicial.

Mamografia pode ser substituída pelo ultrassom?

Não! O ultrassom é método complementar à mamografia! Também é usado para caracterizar melhor as lesões palpáveis no autoexame e no exame físico das mamas.

É possível realizar o exame com menos dor e desconforto?

Realize após a menstruação.

Qual a importância de falar sobre esses assuntos, não só no outubro rosa, mas durante o ano todo?

O Outubro Rosa teve início em 1990 em Nova York quando aconteceu a primeira corrida pela cura. No Brasil teve início em 2002 com o Obelisco ao lado do Parque Ibirapuera iluminado de rosa. O objetivo do Outubro Rosa é promover atividades de diagnóstico e prevenção do câncer ginecológico, câncer de mama e colo do útero. Essa prevenção deve fazer parte do dia a dia de todas nós, mulheres! Inicialmente com estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e prática diária de atividade física.  Além disso, devemos realizar os exames de prevenção e acompanhamento do ginecologista anualmente!

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.