Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Pais separados: e agora?

Psicólogas explicam as reações mais comuns e as maneiras de reagir à mudança

Ter pais separados é uma realidade cada vez mais comum na vida dos adolescentes. Saber lidar com isso pode ajudar a encarar a difícil fase de adaptação e encontrar um lugar no meio dessa nova dinâmica familiar. As psicólogas Ana Maria Ferreira e Frinéa Souza Brandão explicam as reações mais comuns e as maneiras de reagir a essa mudança.

Filha triste

Foto: Thinstock/Getty Images

Eles continuam seus pais

“O que mais apavora os filhos, em caso de separação do casal de pais, é o medo da perda do contato, com a parte que está saindo de casa” explica Ana Maria Ferreira.  Por isso, é importante ressaltar que a separação foi entre o casal e mesmo que uma das partes saia de casa, a relação pai e filho ainda existe, mesmo que mude um pouco.

Não interfira

Essa é uma escolha de casal, por isso, por mais estranho que pareça, é melhor não se envolver. “É uma decisão, e como tal deve ser comunicada e não pedida” avisa Frinéa Brandão. E caso seus pais queiram te contar detalhes, deixe claro que prefere não tomar partido.

Vivência harmoniosa

Nem sempre a separação é algo ruim. Brigas desgastam não só a relação, mas as próprias pessoas: “Às vezes, a separação nessa situação pode contribuir para uma vivência mais tranquila e harmônica entre os filhos e os pais”, lembra Ana Maria.

Fale sobre isso

Conversar com amigos que passaram pela mesma experiência pode ajudar a encarar esse desafio. Mesmo que seja difícil, ver como eles enfrentaram e se ajustaram à nova rotina pode trazer novas ideias de como passar o tempo com cada um de seus pais.

Consultoria: Frinéa Brandão, psicóloga e psicoterapeuta reichiana, coordenadora da Neurofocus Psicoterapias, do Rio de Janeiro e Daniela Providel, Psicóloga, mestre em psicologia clínica e especialista em Orientação Profissional pela USP.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.