Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Pandemia x relacionamentos: como driblar o medo de se relacionar no meio virtual?

Pandemia x relacionamentos: como driblar o medo de se relacionar no meio virtual?
Pandemia x relacionamentos: como driblar o medo de se relacionar no meio virtual? (Rawpixel)

A forma de se relacionar com as outras pessoas já não é mais a mesma desde o surgimento das redes sociais, lá no início dos anos 2000. Para a Geração Z, conhecer e conversar com um novo alguém já acontece principalmente através das telas. No entanto, o que muitos não sabem, é que isso pode causar um efeito contrário ao que se deseja alcançar. 

Isso porque a relação que acontece exclusivamente através das redes sociais pode não trazer a experiência completa da comunicação e do “olho no olho”. A longo prazo, isso pode não ser muito legal e você pode acabar desenvolvendo um certo “medo” de encontrar e se relacionar com as pessoas presencialmente.

+ Fobias sociais que podem aparecer no pós-isolamento e o que fazer para evitá-las

Isso é algo que acontece desde os primórdios das redes sociais, mas também vem se agravando durante a pandemia. Já temos a vacina, mas enquanto não nos vacinarmos todos, a quarentena e o distanciamento social se mantém e as relações continuam acontecendo através das telas.

Se você já nota um certo receio em conversar com as pessoas e até em pensar sobre encontrá-las pessoalmente, pode estar sofrendo de F.O.D.A. Calma, pode parecer um palavrão, mas é apenas a sigla de fear of dating again, que em tradução literal ficaria: medo de voltar a flertar.

A pandemia não causa o problema, mas com certeza agrava um movimento que já estávamos vivendo, graças às redes sociais, que mudaram completamente a forma como as pessoas paqueram, as tornaram mais defensivas e distantes. As pessoas que eram retraídas que tinham problemas encontrar as pessoas que tinham medo de se expor elas estão cada vez com mais medo”, avalia o sexólogo Danilo Galante.

impacto das redes sociais

Que o meio virtual é um lugar em que podemos manipular nossa imagem e o jeito como mostramos nossa vida, não é novidade. Danilo explica que isso a longo prazo traz um efeito ruim para relacionamentos. “As redes sociais favorecem o contato entre as pessoas mas também favorecem tentar incorporar uma vida perfeita: colocar filtro nas fotos, um recorte interessante da sua vida, ou seja mostrar só a parte boa, mostrar só quando está feliz e apagar qualquer tipo de defeito“.

E como isso se relaciona com o F.O.D.A? De acordo com o especialista, as pessoas acabam esquecendo da realidade e se camuflam atrás das telas. Quando têm a oportunidade de encontrar com alguém, já não sabem como se portar sem estarem no meio virtual. “Um encontro real elas terão que mostrar os defeitinhos também. Então você percebe que o mundo ideal das redes sociais começa a ficar pesado e que as pessoas começam a não querer aparecer ao vivo na hora que precisa aparecer”.

Como mudar isso?

seja você nas redes sociais!

Não é fácil, mas quanto mais você driblar os filtros e efeitos do Instagram, mais terá a segurança de ser uma pessoa real e mostrar suas vulnerabilidades, seja no meio online, seja no “olho no olho”. Siga perfis que fogem dos padrões e que mostram o dia a dia nu e cru e se junte a eles!

Esse Panorama começa a mudar a partir do momento que as pessoas começarem a ser mais verdadeiras, então quando elas forem mandar a foto para as pessoas, ou postar, é bom tentarem fazer com que elas sejam mais reais possíveis ao compartilhar com uma pessoa ou os seguidores“, aconselha Danilo.

experimente mais áudios e chamadas de vídeo

É difícil, eu sei. Parece que está cada vez mais difícil manter um contato virtual com as pessoas, principalmente quando falamos em áudios e videochamadas. No entanto, tentar manter uma pequena rotina disso com as pessoas que você ama pode ser bastante eficaz e evita que você caia em uma situação de não falar com elas nem por mensagem de texto!

A gente tem que voltar a preferir olhar para as pessoas por vídeochamada, pelo menos escutar a voz delas. As conversas por WhatsApp ficam cômodas porque você tem tempo de ler, pensar em uma resposta. Isso perde a espontaneidade, as pessoas sabem disso. E elas querem ser cada vez menos espontâneas“, explica o especialista.

encontros seguros

Pode chegar um ponto em que você terá boas condições em encontrar pessoas as quais você anda se relacionamento. De acordo com o sexólogo, em se tratando de encontros românticos, o medo do coronavírus pode se juntar a medos de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

Nesses casos, é sempre bom manter a relação boa virtualmente e conhecer bem a pessoa, além de se prevenir sempre! Seguir os protocolos de segurança da covid-19 também é essencial e, após ver a pessoa, você deve considerar o isolamento de outras, a fim de evitar possíveis transmissões.

As pessoas precisam ter essa segurança de conhecer bem quem elas irão sair. É necessário tentar dar uma atenção maior a elas e mostrar que você está disposta a conhecê-la bem. Só se ela tiver uma segurança de ser ela mesmo com você, que conseguirá evitar cada vez mais o problema do medo em se relacionar“, finaliza Danilo.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.