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Pele seca: cinco passos para deixá-la saudável

Saiba como se livrar do problema

Está confirmado: o inverno é a época do ano em que as peles mais sofrem. E isso triplica quando o assunto é pele seca. Se você também sofre com a pele áspera e sensível, se ligue nas dicas da dermatologista Claudia Marçal:

 

Moça de olhos claros aplicando creme no rosto

Foto: Shutterstock

Higienização

Manter a pele limpa é importante, mas também é preciso ter atenção. “O sabonete líquido para a pele seca não deve ter qualquer agente agressor. Indico as loções e emulsões de limpeza, os sabonetes cremosos ou os líquidos à base de extratos calmantes como calêndula, camomila, aloe vera; é um tipo de pele que a gente deve usar sempre água fria (nem água quente nem gelada, de morna para fria) para lavar o rosto”, explica a especialista.

Tonificação

Durante o tempo frio, as peles secas devem ficar beeem longe dos esfoliantes e pertinho dos tônicos.  “Logo após o uso do sabonete, limpe com tônicos calmantes hidratantes à base de aminoácidos e extratos calmantes. Esses tônicos não devem ter álcool em hipótese nenhuma”, comenta a dermatologista.

Pernas brancas aplicando creme

Foto: Shutterstock

Hidratação

Essa é a parte principal do tratamento e deve ser feita logo após a tonificação. “Nos primeiros minutos de ação do tônico, os corneócitos (célucas mais periféricas) estão mais maleáveis e facilitam a capacidade de absorção“, garante Claudia. Assim a pele vai absorver melhor esses elementos, segurando a água em suas camadas.

Fotoproteção

Depois de hidratar bem a pele, espere alguns minutos para aplicar o protetor solar. “No caso do fotoprotetor, a textura tem que ser mais cremosa, em que exista água e óleo em partes semelhantes, para fazer uma blindagem, um filtro de proteção, um escudo contra os agressores ambientais”, explica. Ah, não se esqueça a sua aplicação deve ser diária.

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A parte de dentro também conta

E como, viu! A dermato explica que o problema com a pele não deve ser visto apenas como local, mas oral também. “A ingestão de água em maior quantidade, alimentos ricos em ômegas como castanhas, abacates, azeite de oliva, muitas frutas e legumes, alimentação funcional com os grãos, elementos que tragam vitaminas e minerais com a capacidade cicatricial, regeneradora, reparadora e de defesa imunológica é muito importante”, finaliza.

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