Connect with us

Cinema e TV

Precisamos falar sobre Friends: da misoginia à gordofobia, o que aprendemos 26 anos depois

Published

on

Precisamos falar sobre Friends: da misoginia à gordofobia, o que aprendemos 26 anos depois
Divulgação/Montagem

Friends é uma das séries mais amadas de todos os tempos. Completando 26 anos desde que o primeiro episódio foi ao ar, em 1994, o sitcom ainda tem uma enorme influência por parte do público.

“Friends fez o sucesso que fez por causa da construção de cada um de seus personagens principais. Todos eles tinham falhas de personalidade, mas como grupo, era unido e consistente”, afirma Paulo Gustavo Pereira, jornalista especializado em séries de TV.

Além disso, Paulo ainda explica que o sitcom foi revolucionário, já que quando algum dos personagens possuíam algum problema moral sério, todos tentavam ajudar – mesmo indo contra suas próprias personalidades.

“Para uma comédia de costumes isso era algo muito raro, mas muito comum em séries dramáticas de tribunais, médicos e policiais”, explica.

Com referências a clássicos como Miami Vice (série de televisão americana famosa na década de 1980) e participação de astros como Gary Oldmann e Reese Witherspoon, Friends veio preencher uma lacuna importante deixada por Seinfeld – transmitida pela primeira vez em 1989.

“Não são séries iguais enquanto estrutura, mas seus personagens sempre tiveram um pé na desarmonia, com problemas de integração social que beiravam a neurose mental. Em Friends, essa questão é amenizada como se fossem americanos típicos de classe média, que descobrem a amizade como forma de entender a sociedade do final do século passado”, analisa o jornalista.

No entanto, é natural que a percepção de alguns aspectos – antes considerados como meras piadas – mude com o tempo. Com um público moderno e mais engajado, algumas formas de comédia são vistas como gordofóbicas, racistas e preconceituosas em geral. Por isso, mesmo amando Friends, é super necessário entender que, por ter sido feito em outra época, existem pontos que para os moldes atuais, envelheceram mal.

gordofobia

Um dos pontos mais problemáticos é a representação do passado de Monica Geller como gorda: a personagem, vivida por Courteney Cox, era constantemente motivo de piada entre os amigos por conta de seu peso. A “Monica gorda” foi uma versão que serviu para perpetuar o estereótipo de pessoas com sobrepeso no audiovisual, vistos sempre como os engraçados e piadistas – mas principalmente aqueles que são incapazes de estar em um relacionamento amoroso.

amamentação

O seriado também retrata a relação dos homens com a amamentação de uma forma bastante infantil. No episódio em que Carol Willick (Jane Sibbett), primeira esposa de Ross Geller (David Schwimmer), está amamentando o seu bebê, Chandler Bing (Matthew Perry) e Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) são totalmente desrespeitosos e ficam com nojo do leite materno.

assédio

Chandler e Joey – adorados pelos fãs da série -, objetificam corpos femininos em diversos momentos, além de fazerem comentários inconvenientes e bastante desrespeitosos às mulheres. Ao refletirmos sobre algumas das piadas proferidas, percebemos como certos apontamentos deles reforçam o machismo e a misoginia.

transfobia

A história de Helena Handbasket (Kathleen Turner, atriz cis), o pai de Chandler que se assumiu trans, é tratada de forma super preconceituosa – principalmente quando se diz respeito à reação dos personagens, que sempre fazem piadas sobre o assunto. Um dos episódios em que mais podemos ver isso é no casamento de Monica e Chandler, quando todo o resto dos amigos fica zombando da aparência de Helena.

Confira o antes e depois do elenco de Friends!

A própria criadora da série, Marta Kauffman, já afirmou, em entrevista ao jornal USA Today, que se não se orgulha da forma como as coisas foram conduzidas. “Acho que na época não tínhamos muito conhecimento sobre pessoas trans, e não tenho certeza se usamos os termos apropriados. Esse é o meu maior arrependimento”, contou.

misoginia e machismo

Ross – não só pela história do “estávamos dando um tempo” – é um dos personagens mais controversos em Friends. É possível analisar diversos comportamentos problemáticos quando falamos da relação dele com o filho, Ben. Quando o garoto começa a se interessar por brinquedos visto como “femininos”, como bonecas, vemos machismo e homofobia presentes nas falas do pai – que com medo do filho “virar gay”, incentiva o menino a brincar com brinquedos mais “masculinos”.

Outro problema frequente endossado pela série, são os estereótipos de gênero. Ross, quando descobre que a babá do filho é um homem, logo deduz que o profissional só pode ser gay, já que a tarefa de cuidar de uma criança, para ele, é totalmente ligada à feminilidade.

masculinidade tóxica (e frágil)

Uma outra piada super frequente em Friends, é o fato de Chandler estar constantemente preocupado com a imagem que está mostrando para as pessoas – além de sempre tentar enfatizar sua masculinidade na frente dos amigos.

+ Teste: quem é você em Friends?

São por essas e outras que é necessário sempre analisar e refletir sobre os conteúdos que consumimos. Mesmo em uma série histórica como essa, a época, os valores e as ideologias dos profissionais envolvidos na produção sempre irão transparecer através de um discurso. Por isso, é possível que consigamos apreciá-las, sempre tendo consciência de que algumas coisas não fazem mais sentido (ainda bem).

Aproveitando o mood séries, que tal relembrar 10 personagens poderosas da TV e Netflix? Dá o play, mana!

Celebs

“Clouds”: tudo o que já sabemos sobre o novo filme da Sabrina Carpenter no Disney+

Published

on

"Clouds": tudo o que já sabemos sobre o novo filme da Sabrina Carpenter no Disney+
Rawpixel/Disney+

Se você amou A Cinco Passos de Você, drama romântico protagonizado por Cole Sprouse e Haley Lu Richardson, é bem provável que o novo filme do Disney+, Clouds. Estrelado por Sabrina Carpenter e Fin Argus, muito provavelmente só vamos poder conferir quando o streaming chegar ao Brasil, no dia 17 de novembro.

Já estamos contando os dias para poder maratonar as novidades e, enquanto a gente ainda espera, a todateen separou para você tudo o que a gente já sabe sobre Clouds!

+ “Bridgertons”: tudo o que já sabemos sobre a produção da Netflix inspirada na série de livros da Julia Quinn

Vem ver!

enredo e trailer

Sabrina é uma artista completa! Depois de mostrar seu talento em Dançarina Imperfeita, original Netflix, a atriz promete arrasar na cantoria nesse próximo filme. Isso porque o enredo da história fala sobre a vida de Zach Sobiech (Fin), um adolescente apaixonado por música,que vive com osteossarcoma, um câncer ósseo raro. No início de seu último ano, ele está pronto para sair da escola e enfrentar o mundo, mas quando recebe a notícia de que a doença se espalhou, ele e sua melhor amiga e parceira de composições, Sammy (Sabrina), decidem passar o pouco tempo que ainda o resta para realizar seus sonhos.

Com a ajuda do mentor e professor de Zach, o Sr. Weaver (Lil Rel Howery), a dupla de amigos tem a chance de conseguir um contrato de gravação. Junto com o apoio de sua namorada, Amy (Madison Iseman) e seus pais, Rob e Laura (Tom Everett Scott e Neve Campbell), o jovem embarca em uma viagem inesquecível sobre amizade, amor e o poder da música. No teaser, vemos um pouco mais do romance entre Zach e Amy, e nos apaixonarmos ainda mais por esses dois, ao som de Wild Life do OneRepublic.

Preparando os lencinhos, check!

Dá só uma olhada:

baseado em uma história real

O roteiro do filme é baseado na vida real de Zach Sobiech, que morreu em 2013, junto com o livro de memórias Fly a Little Higher: How God Answered a Mom’s Small Prayer in a Big Way (Voe Um Pouco Mais Alto: Como Deus Atendeu As Pequenas Orações De Uma Mãe de Um Jeito Bem Grande, em tradução livre), escrito por Laura Sobiech, mãe do jovem.

Zach nasceu em Lakeland, Minnesota, nos Estados Unidos, em 1995. Ele tinha apenas 14 anos quando teve seu câncer diagnosticado, o que fez com que ele tivesse que realizar cirurgias e quimioterapia. Logo depois que ficou sabendo de sua doença, começou a escrever músicas e uma delas, denominada Clouds, viralizou.

A música fala sobre sua batalha contra a doença e ganhou uma grande ênfase da mídia, fazendo com que o vídeo, na época, atingisse a marca de 3 milhões de views (hoje já ultrapassa a marca das 14 milhões). A música virou um hit em vários países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e França, aparecendo na lista da Billboard Hot 100 e alcançando #1 no iTunes.

A canção ficou tão conhecida que celebridades como Ashley Tisdale, Colbie Caillat, Anna Faris, Jason Mraz, Sara Bareilles, Jenna Fischer, The Lumineers, Rachel Bilson, Ed Helms e Phillip Phillips se juntaram para produzir um vídeo em homenageando Zach.

sensibilidade e emoção

Dirigido por Justin Baldoni e roteirizado por Kara Holden, Casey La Scala e Patrick Kopka, e com produção executiva de Steve Sarowitz e Wendy Williams, o filme promete nos emocionar – e muito. De acordo com o New York Times, embora a história seja extremamente comovente e, em partes, triste, o filme traz uma atmosfera descontraída junto de momentos dramáticos. Além disso, o site afirma que a trilha sonora é realmente incrível.

Chega logo, Disney+!

Continue Reading

Cinema e TV

Sequência de “Um Príncipe em Nova York” pode estrear direto no Amazon Prime Video

Published

on

Sequência de “Um Príncipe em Nova York” pode estrear direto no Amazon Prime Video
Rawpixel/Divulgação

A ansiedade pra essa continuação, meu pai! Por conta da pandemia do novo coronavírus, existem rumores de que a sequência de Um Príncipe em Nova York pode ser lançada diretamente no streaming, segundo uma publicação feita,  na última terça-feira (13), pela Variety. Segundo a revista, a Paramount estaria negociando os direitos de distribuição do filme com a Amazon por cerca de US$ 125 milhões (aproximadamente R$700 milhões). OMG!

Ainda segundo o veículo, caso o acordo realmente aconteça, a previsão é do lançamento do longa seria para o dia 18 de dezembro deste ano. Por conta disso, os detalhes finais estão sendo ajustados e, Eddie Murphy, que produz e protagoniza o filme, ainda precisaria dar o próprio aval para a decisão.

Para quem não sabe, a nova trama gira em torno de Akeem, voltando para os Estados Unidos, quando descobre um filho perdido, improvável herdeiro do trono de Zamunda. Até o momento, não temos mais informações sobre a história.

Ansiosas!

Continue Reading

Celebs

Joey King revela detalhes de “Barraca do Beijo 3” e nós estamos surtando!

Published

on

Joey King revela detalhes de "Barraca do Beijo 3" e nós estamos surtando!
Rawpixel/Netflix

Desde que lançou A Barraca do Beijo 2, já estamos aguardando ansiosamente pelo terceiro filme da franquia! Como todos já estão super animados para saber o que vai acontecer na continuação, Joey King, que vive a protagonista Elle e também é envolvida na produção dos longas, resolveu nos dar um gostinho do que vem por aí!

“Eu quero compartilhar literalmente tudo com vocês, mas não posso compartilhar muito!”, brincou ela em entrevista ao  Digital Spy. “‘A Barraca do Beijo 3‘ é, eu quero dizer, ouça, encontramos Elle com um grande dilema no final de ‘A Barraca do Beijo 2’. Com ‘A Barraca do Beijo 3’, retomamos esse dilema, e ele apresenta alguns desafios bastante sérios ao longo do terceiro filme.”, revelou.

A atriz ainda continuou: “Enquanto isso, embora Elle esteja passando por algumas decisões muito difíceis, vamos nos divertir ainda mais com esses personagens do que no segundo. Eu não posso mais esperar. Foi muito divertido de filmar e adoro ver coisas que foram ótimas no momento que valeram a pena para as câmeras e que foi divertido assistir”, disse.

A Barraca do Beijo 3: vem que já estamos prontas!

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.