Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Professor ajuda você a estudar para o ENEM!

Chegou a hora de organizar os seus estudos!

Professor ajuda a estudar para o ENEM
Foto: Shutterstock

Estudar nem sempre é tão fácil, a gente sabe. As distrações são muitas: crush, celular, grupos no WhatsApp. Mas miga, vamos jogar a real: não tem como fugir. Ainda mais se você estiver se preparando para os vestibulares e o ENEM. E o Eduardo Valladares, gerente pedagógico e professor de português do Descomplica, deu um help para você organizar seus estudos com um cronograma!

Giphy

Sua rotina

O primeiro passo para arrumar tudo é conhecer a sua rotina.  “Estipule quantas horas você tem, de fato, para estudar durante a semana”, explica o professor. Você vai precisar definir alguns itens:

  • Que horas você desempenha cada atividade no seu dia a dia?
  • Quanto tempo tem disponível para estudar?
  • Preencha um cronograma de estudos com as tarefas fixas do seu dia a dia – incluindo os horários que você as executa.
  • Planeje suas metas e obstáculos. Ou seja, pense em todos os imprevistos que podem surgir e reserve um tempo para eles.

Definindo horários de estudo

“Depois de planejar suas obrigações e preencher seu cronograma, já dá para ter uma noção do seu tempo de estudo”, aponta Eduardo. Aí você pode começar a preencher os horários vagos da sua planilha com aulas que irá assistir on-line, com matérias que irá separar para se dedicar. “Separe um tempo após cada aula ou matéria estudada para organizar suas anotações”, indica o professor. Outra boa dica dada pelo especialista é criar um horário para se aprofundar em um estudo específico. “Seja específica! Defina horários para cada tarefa relacionada à aula: leitura geral da matéria, resumo, exercícios…”, lembra.

Giphy

Qual o seu método?

Sim, a forma que você estuda pode (ou não) potencializar o seu aprendizado. Por isso, existem técnicas diferentes que podem ajudá-la a alcançar o seu objetivo. “A ténica de Pomodoro pode aumentar sua produtividade! Basta dividir seu fluxo de estudo em blocos de concentração: separe, em médica, 30 minutos para estudar sem interrupção. Depois, descanse por 7 minutos”, ensina o professor. Outra técnica legal, segundo o professor, é a da Curva do Esquecimento: “essa teoria aponta que, à medida que os dias passam, você vai esquecendo parte da matéria”, explica. Por isso, é importante fazer revisões sistemáticas: “são três revisões para manter o conteúdo estudado: uma 24 horas depois, outra 7 dias depois e mais uma, 30 dias depois”, diz Eduardo.

Descanso

Não se esqueça de adicionar ao seu cronograma períodos de descanso e lazer. “Aos finais de semana, programa um período maior para sair, se encontrar com os amigos, ir ao cinema. Lembre-se: treinamento intenso, relaxamento profundo“, finaliza Eduardo.

Giphy

LEIA TAMBÉM

 

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.