Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Profissão: o que faz uma educadora física?

Esta profissão é perfeita para quem adorar se movimentar e ensinar

Professora-de-educacao-fisica-com-alunos
Foto: istock images

Além dos exercícios

Pode acreditar, quem cursa educação física, além de entender tudo sobre o corpo humano, também precisa saber lidar com algumas contas. “Sou apaixonada por matérias relacionadas a saúde, que abordam a prática de exercícios físicos no tratamento de doenças. Mas confesso que não tive muita afinidade com a biomecânica, pois envolve muitos cálculos”, conta Ana Maria Guilmo, estudante de educação física da UNESP (Universidade Estadual Paulista). Além destas matérias, você ainda aprende várias coisas relacionadas à anatomia, biologia e até administração. Para quem optar pela licenciatura, também entram no currículo disciplinas com com foco na pedagogia. Aliás, falando nisso…

Educadora-física-com-alunos

Foto: Istock Images

Bacharelado ou licenciatura?

Esta é uma escolha importante para quem deseja este curso, pois é ela que define em quais áreas você poderá trabalhar. “O curso de licenciatura visa formar professores para atuarem na educação básica. Ele é voltado para a docência”, explica Lilian Ravazzi, que é professora de educação física para crianças do ensino fundamental. Segundo ela, as aulas de “ginástica” devem ir além dos jogos: “é importante ver os alunos entendendo a educação física como uma aula em que existe conteúdo e muita coisa para aprender”, conta. Para quem deseja fazer o bacharelado, o campo de atuação é um pouco mais extenso, indo de academias, empresas e até resorts.

Onde posso trabalhar?

Não se preocupe, pois são muitas possibilidades! Afinal, o educador físico lida com diversas áreas e faixas etárias. Ele não está apenas dentro das escolas e das academias, mas também pode atuar em clubes, condomínios e resorts, promovendo a recreação, e em empresas privadas, com ginástica laboral e saúde preventiva. A novidade para a área está nos hospitais e clínicas, que passaram a contratar o educador físico para tratar do condicionamento dos pacientes.

Foto: istock images

Foto: istock images

Ai, que dúvida!

Ainda não conseguiu se decidir? A educadora física Fabiana Dellandrea dá a dica: “você precisa gostar de fazer atividade física, ter isso como um prazer. Disposição e astral também contam muito, pois é assim que nós conquistamos os alunos, os incentivando. Eu posso dizer que fiz a escolha certa e sou muito feliz nesta área!”.

Texto: Bruna Ferreira

 

LEIA TAMBÉM:

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.