Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Profissão: O que faz alguém formado em medicina?

Muito estudo e empatia fazem parte desta profissão!

Foto: shutterstock images

Na sala de aula

Apesar das diversas disciplinas teóricas, o que predomina no curso de medicina são aulas as práticas. Tudo isso porque a estudante de medicina precisa colocar a mão na massa – e saber com o que ela trabalhará no futuro. “O curso exige contato contínuo com os pacientes para aumentar o conhecimento das doenças e das relações interpessoais”, explica Raíssa Lemos, estudante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

medicina

Foto: Shutterstock Images

Colocando em prática

Na hora de decidir o que seguir, existem muitas (muitas mesmo!) opções, ficaria até difícil listá-las nesta matéria. Mas você pode trabalhar em consultórios, clínicas, hospitais e afins. “Além destas possibilidades, tem como dedicar uma parte do seu tempo à carreira acadêmica ou atuar como gestora em atividades administrativas e gerenciais”, conta Eliane Soares, professora da UFMG.

Mercado de trabalho

A medicina é uma área bastante promissora, afinal, todo mundo um dia precisará de cuidados. Apesar de já existir um grande número de faculdades e profissionais da área, regiões do interior e mais carentes ainda necessitam de médicos. “Já quanto ao retorno financeiro, ele varia com o quanto a profissão exige, mas a melhor recompensa é a gratidão dos pacientes”, fala Ana Rodrigues, que estuda na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

medicina

Foto: Shutterstock Images

Um rotina diferente

Está achando que ser médica é moleza? Uma vez escolhida, a profissão exigirá a maior parte de seu tempo com os plantões e atendimento a pacientes. Mas se você tem certeza do que quer, Eliane conta que “é uma rotina pesada e estressante, mas gratificante. Descobrimos que não é só uma profissão, é um vício”.

O vestibular

Se o seu sonho é estudar medicina, com certeza já sabe que este é um dos cursos mais concorridos! Por isso que, muitas vezes, as estudantes que vão para essa área possuem rotinas de estudos diferenciadas e até cursinhos pré-vestibular especializados. Mas não existe um segredo para conquistar a tão sonhada vaga, você precisa de disciplina, foco e se jogar nos livros! E quais as principais características de uma médica? Sandra Ortiz, neurocientista e professora da USCS dá a dica: “seja dedicada, determinada e tenha vínculo com o próximo”.

Texto: Maria Mazza/colaboradora

LEIA TAMBÉM:

Profissão: O que faz uma chef de cozinha?
Profissão: o que faz uma educadora física?
Profissão: Como trabalha alguém formada em turismo?

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.