Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Profissão: O que uma jornalista faz?

Uma carreira pra quem gosta de informar, interagir e viver diversas histórias diferentes

Foto: Reprodução/Tumblr

Escolher uma profissão não é tão fácil. O jornalismo, por exemplo, é uma daquelas que causa um pouco de dúvida. O que eu vou fazer, afinal? Não se desespere. Existem várias oportunidades legais. O jornalista tem que ser um pouco de tudo: criativo, bom leitor, deve gostar de aprender, de conviver com várias pessoas diferentes e, principalmente, ter uma rotina nada convencional. “Quem sonha em trabalhar nessa área tem que saber que nossa vida é assim: marcar jantar e desmarcar, trabalhar no dia do seu aniversário, fazer plantão no fim de semana, ter que sair correndo de onde estiver se o seu chefe ligar”, conta Felipe Andreoli, jornalista e apresentador.

Foto: Reprodução/Tumblr

Foto: Reprodução/Tumblr

O curso

Estudar jornalismo pode ser um pouco diferente de uma faculdade para outra, mas todas elas se dividem entre aulas teóricas e práticas. Para a estudante da UNESP (Universidade Estadual Paulista), Ana Beatriz Ferreira, a faculdade “tem muitas discussões em sala de aula. Além disso, a gente pode participar de atividades extras, como projetos de extensão e jornais laboratoriais”. Com isso, os estudantes conhecem as mais variadas áreas dentro do próprio jornalismo e descobrem com qual se identificam mais.

SAIBA MAIS:
Entenda mais sobre a profissão de esteticista!
Profissão: O que uma engenheira florestal faz?

Mercado de trabalho

Trabalhar na área nem sempre é uma tarefa fácil, já que é preciso muita dedicação e amor pela profissão. Com a não obrigatoriedade do diploma (ou seja, quem não é formado também pode exercer o jornalismo), a disputa por uma vaga dentro do mercado muitas vezes é bem concorrida. “É importante buscar espaço no mercado desde o início dos estudos, pois eu sei que é difícil, principalmente, entrar”, aconselha Felipe Andreoli. É legal procurar se destacar e aproveitar todas as oportunidades que surgirem no seu caminho, dentro da universidade e fora dela.

É o que eu quero!

Se a profissão é realmente o que deseja seguir, Ana Beatriz dá a dica: “para fazer jornalismo e ter realização com a carreira, acredito que é essencial se manter curiosa e interessada, no sentido de não ficar parada mesmo! A responsabilidade e a busca por informações são, provavelmente, os aspectos mais importantes e distintos da profissão. A cada dia, a gente descobre que sabe menos, mas procura entender melhor e passar tudo para outras pessoas.”

Foto: Reprodução/Tumblr

Foto: Reprodução/Tumblr

Qual área seguir?

Dá pra seguir vários ramos dentro do jornalismo. Ao contrário do que muita gente pensa, nem todo mundo vai aparecer na televisão. Você pode trabalhar em editoras, jornais impressos, rádios, assessoria de imprensa, sites… Ufa! Na faculdade, você será capaz de se descobrir e fazer aquilo que mais gosta. São várias opções e, com certeza, existe uma que combina super com seu jeito. Não é legal?

Texto: Maria Mazza/colaboradora

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.