Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Profissão: O que um webdesigner faz?

Você é criativa e está sempre ligada nas tecnologias? Esta é a sua profissão!

Foto: Reprodução/Tumblr

O que faz?

Enquanto profissional de webdesign, você deve focar seu trabalho totalmente no mundo virtual. Tudo o que pode ir para uma tela – seja de computador, tablet ou smartphone – vem a partir de sua criação. “Os conhecimentos de arte e design são usados na criação de produtos em plataformas digitais, voltados para a internet e com foco na experiência dos usuários”, explica Rafael Ferreira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Design x webdesign

É bem comum ter dúvidas em relação a essa carreira, afinal, há várias possibilidade na área: design de produto, industrial e gráfico, por exemplo. E é nesse último que entra o de web! A partir dele, depois dos primeiros anos de faculdade, você pode começar a se especializar melhor na área digital. Mas, se preferir, também há diversos cursos específicos para o webdesign. A vantagem é que eles costumam durar menos e você pode estudar mais detalhadamente a parte prática.

O curso

Dentro da sala de aula, as disciplinas se dividem em práticas e teóricas, de uma forma bem equilibrada. Além dos estudos, a aluna também deve desenvolver a criatividade e a vontade de aprender muito: “a gente exercita uma maneira diferente de ver as coisas, de pensar. A designer deve ser uma profissional sensitiva, já que muitas vezes os detalhes são a matéria-prima de seu trabalho”, explica Cidriano Sanes, estudante de design digital na UFPel.

 

Áreas para trabalhar!

A webdesigner pode atuar em agências de publicidade, em departamentos de comunicação de empresas, além de editoras e plataformas on-line. “Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar dentro de casa, mesmo sem carteira de trabalho assinada”, conta Sirlene Sanches, professora de tecnologia da informação do Senac, unidade Tatuapé.

Uma profissão de futuro

Não é novidade que o uso da internet está cada vez mais comum. E isso torna o webdesign uma carreira bastante valorizada. A tendência é que, cada vez mais, o mercado de trabalho precise de pessoas experientes em tudo o que está relacionado ao mundo digital. “Enquanto existir tecnologia, existirá demanda para profissionais da área de webdesign”, fala Rafael.

Ser webdesigner é…

Ter vontade de aprender coisas novas todos os dias! Esta profissão pede que você esteja se atualizando sempre, além
de ter uma visão um pouco diferente de tudo ao seu redor. “Você precisa ter a capacidade de mudar o mundo, por mais que esse mundo seja o bairro onde mora”, Cidriano dá a dica! Se identificou? Essa é a sua chance de se dar super bem!

Texto: Maria Mazza/colaboradora

LEIA TAMBÉM:
Profissão: O que uma jornalista faz?
Profissão: O que uma engenheira florestal faz?

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.