Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Profissões do futuro: empregos que já são tendência em 2021

Entenda o que são as profissões do futuro e saiba como se preparar

Profissões do futuro: empregos que já são tendência em 2021
Profissões do futuro: empregos que já são tendência em 2021 (Rawpixel)

Com o avanço das tecnologias e todas as mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus, o cenário das profissões também foi afetado. Caminhando para algumas tendências específicas, principalmente com o enfoque nas áreas digitais, é essencial conhecer e ter acesso aos chamados “empregos do futuro“.

“É fundamental conhecer as tendências quanto às profissões mais promissoras ou que tendem a desaparecer.”, afirma Ana Luiza Marino Kuller, especialista de educação do Senac São Paulo, em entrevista à todateen.

“Tendo estas informações, aliadas ao autoconhecimento em termos de habilidades, desejos e interesses, será possível fazer escolhas mais assertivas e conscientes de formação e de caminhos profissionais, permitindo planejamentos de carreira ou mesmo replanejamentos de modo mais fundamentado.”, explica.

Kuller também aponta que todas as atividades que envolvem análises não rotineiras tendem a serem mais demandadas no contexto atual. “A área da tecnologia, com certeza desponta como um campo promissor, uma vez que o desenvolvimento tecnológico exponencial que vivenciamos e que é transversal a todos os campos profissionais, gera alta demanda por profissionais. Este aumento de demanda reflete a aceleração da automação e o aumento da preocupação com a segurança virtual.”, acrescenta.

+ Quais são as expectativas para a educação em 2021?

“Assim, as áreas como inteligência artificial, big data, transformação digital, segurança da informação, cloud computing, desenvolvimento de produtos digitais, internet das coisas, programação e engenharia da computação estão em alta.”, diz a especialista.

Além do setor da tecnologia, Kuller, que também é mestre em Educação pela USP, especialista em Economia e Gestão das Relações do Trabalho e em Tecnologias na Aprendizagem e psicóloga pela PUC-SP, elenca outros campos profissionais promissores:

  • Relacionados à economia verde – trabalhos que se voltam a preocupação com a sustentabilidade, considerando setores como energia renovável, materiais, biólogos e geneticistas;
  • Que suportam a interação humana, tais como aqueles relacionados marketing, vendas e produção de conteúdo – profissões voltadas a divulgação e disponibilização de produtos e serviços;
  • Profissões na área da saúde e bem-estar – considerando o envelhecimento da população e a valorização de estilos de vida mais saudáveis – médicos, enfermeiros, terapeutas e etc;
  • Profissões voltadas ao Desenvolvimento e aprendizagem também apresentam crescimento, considerando a necessidade de aprender ao longo da vida, professores, desenvolvedores de conteúdo, designers de experiências de aprendizagem, profissionais do desenvolvimento humano em geral.

como é feita essa análise?

Para que se possa detectar tendências e antecipar características do que virá a ser o mercado do trabalho do futuro, a educadora conta que são consideradas análises qualitativas e quantitativas.

“As análises quantitativas referem-se a dados disponíveis sobre os mercados de trabalho, envolvendo informações como número de contratações, demissões, abertura de vagas e vagas em aberto. As análises mais qualitativas consideram informações, referências e entrevistas relativas ao desenvolvimento e adoção de tecnologia pelas empresas e sua tendência à automação, bem como as descrições dos cargos e a demandas por habilidades específicas, como as disponíveis no LinkedIn, por exemplo.”, elucida.

Além disso, também são consideradas tendências de comportamento e sociais, que definem áreas, atividades, preocupações e temas que serão valorizados. “Quando consideradas juntas, estes dois tipos de informação permitem uma compreensão geral do mercado de trabalho e suas tendências de transformação, permitindo que trabalhadores e empresas possam planejar estratégias para um melhor futuro do trabalho. Há relatórios e pesquisas nacionais e internacionais que reúnem este tipo de informação e são disponibilizados e amplamente divulgados pela mídia.”, conta.

FAQ

Abaixo, a profissional responde com detalhes as principais dúvidas com relação às profissões do futuro.

como se preparar para as profissões do futuro?

Mais do que se preparar para as profissões do futuro é muito importante desenvolver as chamadas competências transversais (ou soft skills). Assim, além dos conhecimentos técnicos da área escolhida, é importante desenvolver habilidades voltadas à comunicação e comunicação digital, trabalho em equipe, negociação e influência, liderança, flexibilidade e adaptabilidade, criatividade e resolução de problemas.

É preciso desenvolver especialmente a capacidade de aprender e de se adaptar, pois apesar de haver indicativos de áreas que estarão em alta no futuro, não podemos ter certeza de como as coisas irão evoluir. É fato que em função das mudanças será necessário saber como aprender novas habilidades e obter novos conhecimentos a partir do que se apresentar.

É preciso conhecer e considerar suas habilidades e interesses e também ter claro que as carreiras atualmente têm menos características de linhas retas, mas que se apresentam com bifurcações e sobreposições, sendo necessário estar atento às oportunidades e necessidades que surgirão ao longo do tempo.

Vale acompanhar as tendências de futuro das profissões e como o mercado de trabalho está evoluindo, não somente em termos de profissões, mas também das próprias relações de trabalho, que deverão cada vez mais se caracterizar como modelos menos formais e mais flexíveis pautados em engajamento individual.

quais profissões vão desaparecer no futuro?

Todas as profissões que podem ter suas atividades automatizadas estão em processo de desaparecimento. Segundo o relatório do Fórum econômico mundial ‘Future of jobs’, de 2020, as profissões com maior taxa de automatização são: Operador de computador, Imputadores de dados, Secretarias executivas e assistentes administrativos, Contadores e auditores, Trabalhadores de montagem e fábrica e Gerentes administrativos.

Cabe destacar, no entanto, que mesmo diante de intensa automação e transformação nestes setores, é possível que profissionais que neles atuem, encontrem nichos de atuação a partir de oportunidades identificadas e continuem atuando num novo contexto.

quais são os impactos das profissões do futuro no mercado de trabalho?

Estamos passando por um momento de muitas transformações no mundo do trabalho e em geral. Por conta da velocidade com que a tecnologia avança há impactos importantes em todas as esferas de nossas vidas. Se olharmos para o mercado de trabalho, podemos afirmar que a automação irá impactar todas as nossas atividades e transformar profissões, tarefas e habilidades.

Algumas atividades e profissões vão desaparecer por serem automatizadas, outras serão intensamente modificadas. Passaremos a observar, cada vez mais, uma divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos e isso demandará novas capacidades.

Podemos afirmar que as mudanças no trabalho afetam o mercado de trabalho em 3 principais dimensões:

  • Aparecimento, desaparecimento e transformação das ocupações e profissões atuais – Muitas ocupações surgem e muitas desaparecem. As que permanecem também sofrem profundas transformações;
  • Transformação nas relações de trabalho – cada vez menos relações de emprego formal e mais modelos mais flexíveis e que preveem engajamento individual (por projetos, freelancer etc);
  • Demanda por novas capacidades para a realização do trabalho – atualmente percebe-se o foco nas competências transversais, voltadas a forma de se trabalhar, tais como a capacidade de aprender, comunicação e comunicação digital, trabalho em equipe, negociação e influência, liderança, flexibilidade e adaptabilidade, criatividade e resolução de problemas.

qual é a importância de conhecer as profissões do futuro?

No contexto das informações profissionais, é fundamental conhecer as tendências quanto às profissões mais promissoras ou que tendem a desaparecer, com destaque para as habilidades que tem sido mais demandadas ou valorizadas e que podem ser úteis em diferentes atividades profissionais (comunicação, resolução de problemas, trabalho em equipe, criatividades, liderança, etc), podendo ser relevantes e desenvolvidas ao longo das diferentes atividades profissionais/carreiras que serão assumidas ao longo do tempo.
Tendo estas informações, aliadas ao autoconhecimento em termos de habilidades, desejos e interesses, será possível fazer escolhas mais assertivas e conscientes de formação e de caminhos profissionais, permitindo planejamentos de carreira ou mesmo replanejamentos de modo mais fundamentado.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.