Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Projetos sociais à favor da leitura

No Dia Internacional do Livro, confira projetos culturais que aproximam livros e pessoas!

Patricia Barboza
Foto: Divulgação

Hoje é o Dia Internacional do Livro e nós resolvemos fazer algo diferente aqui no Ler é TDB para comemorar esse dia tão importante para nós, leitores.

Como vocês devem saber, nem todas as pessoas têm a oportunidade de comprar livros. E seria incrível se a literatura chegasse à mais pessoas possíveis, não é mesmo?

Pois é. Tem gente que também pensa assim, e o melhor: trabalha para que isso aconteça! São diversos projetos sociais que tentam trazer a literatura para o dia a dia de várias pessoas!

Confira alguns deles:

ESQUEÇA UM LIVRO

Esqueça um Livro

Foto: Divulgação

Se você curte páginas literárias e de editoras no Facebook, com certeza ficou sabendo da ação “Esqueça um livro”. Idealizado por Felipe Brandão, o projeto busca compartilhar conhecimento através do desapego literário: “Quem encontra, leva pra casa e depois esquece também. Assim o conhecimento se espalha”.
Dia 25 de janeiro foi o “Dia Nacional do Esqueça um Livro”, porém, Felipe continua divulgando a campanha, e claro, esquecendo livros pelo caminho onde passa. Gostou da ideia? Então curta a página do projeto, que já conta com mais de 17.000 seguidores.

AUTORAS QUE APOIAM PROJETOS LITERÁRIOS

AUTORAS QUE APOIAM PROJETOS LITERÁRIOS

Carolina Estrella e Patrícia Barboza Foto: Divulgação

Carolina Estrella – autora dos livros Garota Apaixonada em Apuros, Garota Apaixonada em Férias e Garotapop.com, seu mais novo lançamento pela Editora Planeta – também participa de projetos sociais voltados para a literatura: ela criou um método para incentivar os adolescentes a ler com prazer e melhorar o desempenho na escola.
Carolina lançou seu primeiro livro, Garota apaixonada em apuros, de forma independente em 2010 e o levou junto com o Projeto Escrever é Legal! para as bibliotecas de sua cidade.
A autora é ativa em projetos sociais ligados à literatura, pois acredita que basta um incentivo para que o número de leitores cresça e o panorama educacional do país mude. Alguns dos projetos apoiados por Carolina são: restauração da biblioteca do Núcleo de cultura do Barreto,  palestras de leitura no Projeto Férias Nota 10 da Secretaria de Cultura de Niterói e a participação do projeto Recicla Leitores, no qual, frequenta eventos para arrecadação de livros nas comunidades carentes do Rio de Janeiro.

Patrícia Barboza, autora da série de sucesso As MAIS, também apoia iniciativas desse tipo. Após lançar seu primeiro livro de forma independente, Patrícia recebeu diversos convites para palestrar sobre o tema: “Os convites foram aumentando e criei o Projeto Leitura Nota 10 para divulgar meus livros, a literatura de um modo geral, incentivar a garotada a ler mais e debater os assuntos do universo teen”, conta em seu blog.
Patrícia ainda afirma que “Muitos alunos nunca tiveram contato com um escritor antes, então além de debater os assuntos centrais do livro, essa é uma oportunidade para que eles vejam que o escritor não é aquela pessoa que vive isolada numa ilha, que é uma pessoa normal como qualquer outra, apenas com uma maior visibilidade por ter um trabalho considerado público. Com isso, eles passam a ter mais curiosidade para frequentarem a biblioteca ou sala de leitura da escola, a querer ir em bienais e feiras do livro. Alunos que curtiam escrever passaram a se sentir motivados a continuar a escrita, pois viram que era um sonho que poderia se tornar realidade”.

EU QUERO MINHA BIBLIOTECA!

Eu quero minha biblioteca

Foto: Divulgação

Você sabia que de acordo com a lei 12.244, instituída em maio de 2010, é obrigatório que todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, tenham bibliotecas instaladas até o ano de 2020. É com o objetivo de tornar essas informações amplamente divulgadas aos candidatos às eleições municipais, em especial, e aos cidadãos brasileiros que será lançada a Campanha EU QUERO MINHA BIBLIOTECA, pela Efetividade da lei 12.244/10.
Em 2012, dois anos após a sanção da lei 12.244, o movimento Todos pela Educação fez um levantamento e constatou o tamanho do desafio: para atender à legislação dentro do prazo, teriam de ser implantadas cerca de 53 bibliotecas por dia em todo Brasil. A proposta da Campanha EU QUERO MINHA BIBLIOTECA é, portanto, a de sensibilizar e instrumentalizar políticos e candidatos para que incluam a efetividade da Lei em seus programas de governo, além de chamar a atenção da sociedade sobre a Lei e incentivar que gestores de escolas e professores solicitem o cumprimento desse direito. Quer saber como ajudar? Acesse o site do projeto.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.