Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Já pensou em ser psicóloga? Saiba tudo sobre a profissão!

A profissão para quem tem facilidade em lidar com as pessoas

Homem se consultando com uma psicóloga sorridente
Foto: Shutterstock Images

Se você tem jeito com as pessoas, é a conselheira oficial das amigas e sempre enxerga uma luz para os dramas das pessoas ao seu redor, estudar psicologia pode ser uma boa para seu futuro! Entenda mais sobre essa profissão!

Conte-me seus problemas… – Giphy

O que faz?

A psicóloga é a profissional que procura auxiliar as pessoas quanto à forma como elas se comportam e quanto aos seus sentimentos. “É ela quem irá trabalhar com o emocional de cada um”, explica Patrícia Pinheiro, estudante de psicologia da Universidade da Anhembi Morumbi. Além disso, o profissional se instrui exatamente para lidar com as emoções e o comportamento humano. “Ela busca aliviar tensões, conflitos do dia a dia e traumas do passado através da conversa terapêutica e técnicas psicológicas”, completa Wesley Guarnier, estudante da Universidade Paulista (UNIP).

 

Na faculdade

As disciplinas essenciais para a formação da psicóloga são bem diversas. “Nos primeiros anos, aprendemos sobre a história da psicologia, os possíveis locais de atuação da profissional, o desenvolvimento humano e, de um modo bem amplo, as teorias psicológicas que existem dentro da área”, explica Wesley Guarnier. O curso, dependendo da universidade, pode variar entre a classificação de humanas e saúde. Isso porque, embora tenha um viés voltado para o comportamento do ser humano, ele também aborda questões da saúde mental, sem contar que ainda há estudos da fisiologia do corpo humano.

 

Quais as áreas de atuação?

Embora muitas pessoas pensem que o trabalho da psicóloga se restrinja ao atendimento clínico em consultórios, há diversas possibilidades para a carreira. “Dá para atuar em empresas, na parte de recrutamento e seleção; nos hospitais, atendendo pessoas doentes e seus familiares; na área jurídica, como mediador de conflitos, com adoção de crianças e adolescentes; no desenvolvimento de políticas públicas, que visam garantir a saúde mental dos indivíduos; nas escolas, ajudando aqueles com problemas de aprendizagem; em instituições e comunidades; e inclusive no esporte para avaliar o rendimento dos atletas”, exemplifica o estudante Wesley.

 

Mercado de trabalho

O profissional lida com pessoas, ou seja, dificilmente não haverá campo de atuação para a psicóloga. “Tudo depende da área que se escolhe, mas só a graduação não basta. É preciso ir mais além: se especializar e estar sempre estudando”, diz Patrícia. A psicologia vem conquistando cada vez mais espaço, mas, por enquanto, a área clínica é a de maior atuação. Já a psicóloga Elaine Cristina Gilioli, que já atua nesse campo há três anos, diz que a demanda da profissão está cada vez maior: “a necessidade de psicólogos tem se mostrado crescente em todos os contextos. Portanto, há diversas oportunidades no mercado de trabalho”.

Texto: Gabriela Carvalho/colaboradora

LEIA TAMBÉM

 

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.