Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Cinema e TV

“Mundo Sombrio De Sabrina”: 4ª temporada encerra narrativa com aceno à versão de 1996 e “Riverdale”

Resenha: 4ª temporada de "Mundo Sombrio De Sabrina" encerra narrativa com aceno à versão de 1996 e "Riverdale"
Resenha: 4ª temporada de "Mundo Sombrio De Sabrina" encerra narrativa com aceno à versão de 1996 e "Riverdale"

O fim de um ciclo não poderia ser melhor! Em sintonia com a despedida de 2020, “O Mundo Sombrio De Sabrina” chega, no dia 31 de dezembro, ao seu último episódio – e não poderíamos esperar tantas surpresas! A todateen finaliza as notícias sobre o Coven com uma análise do desfecho da bruxa adolescente com feitiço no sobrenome.

+Entrevista: Kiernan Shipka se despede de Sabrina e comenta sobre viagem a Trancoso

+“O Mundo Sombrio de Sabrina”: tias da série original aparecem em prévia da nova temporada

+Sabrina Spellman: inspire-se com os melhores looks da bruxinha da Netflix

Mas, atenção: se você prefere assistir à quarta temporada sem nenhuma informação prévia, melhor deixar esse texto para mais tarde. Porém, se quer conferir nossas impressões antes, pode seguir, a análise não possui spoilers sobre o episódio final.

o dilema das Sabrinas

Ter tudo, mas ao mesmo tempo não ter nada. Dar um jeito ou assumir as responsabilidades? Essas são algumas das questões que sondam Sabrina, quer dizer, Sabrinas: a Spellman, que vive entre a escola de bruxas e o ensino médio, e a Estrela da Manhã, aquela que decidiu ser rainha do inferno.

Ignorando, mais uma vez, os avisos de Ambrose, as Sabrinas seguem em coexistência no espaço-tempo, e pode apostar, a conta chega. Mas enquanto isso – e mais uma série de problemas criados por Blackwood para acabar com Greendale – a narrativa encontra tempo para explorar a jornada de uma protagonista que, mesmo tendo um poder inegável, encontra um vazio em si durante a adolescência.

H. P. Lovecraft e Escher

Provavelmente você já leu por aí que a história de Sabrina Spellman possui diversas referências ao esoterismo, mesmo que alguns feitiços e mitos tenham sofrido modificações dos roteiristas para se adequar à arte concebida. Entretanto, a lista de referências fica mais longa na quarta temporada, já que o conflito central é inspirado nas obras do renomado escritor estadunidense H. P. Lovecraft, que revolucionou o gênero de terror.

Quando o espectador menos espera, o dilema existencialista de Sabrina se amplia para uma esfera que parece mais uma obra de Escher, e em determinado momento, os quadros de fato aparecem. Fique atento!

os amores de Sabrina e as histórias paralelas

Uma das grandes surpresas dessa temporada é que, em meio a situações peculiares, as Sabrinas acabam animando todos os shipps, mesmo que não seja o ideal para cada um de seus fã clubes, mas foi um baita presente para cada um dos amantes de #CAOS. Quanto a quem conquista a bruxinha no final, bom, para isso você terá que assistir até o último episódio.

Entretanto, o que podemos dizer é que, assim como em outras temporadas, a quarta desenvolve situações paralelas protagonizadas por outros personagens, principalmente Roz. Por outro lado, a finalização deixa uma sensação de que algumas histórias poderiam ter sido trabalhadas na tela com mais afinco, mas acabaram muito rápido.

O arco de Eva (Lilith), por exemplo, surpreendeu justamente pela terrível finalização que não deu espaço para uma grande batalha no inferno. Theo e o mundo dos duendes também ficaram de lado com rapidez e a tão aguardada aparição dos céus (o chamado Falso Deus) acabou deixando a desejar.

Como última temporada, diversos arcos foram encerrados, incluindo o emotivo fim das Irmãs Estranhas, como também um dos casais mais shippados, Tia Zelda e Mambo Marie, mesmo que aqueles que vibraram com o casal homossexual possam não se sentir satisfeitos no final.

“Sabrina” de 1996 e “Riverdale”

Para não decepcionar os fãs que detestaram a notícia de que esta seria a última temporada, “O Mundo Sombrio” fez conexões que surpreendem. Além da presença de Beth Broderick e Caroline Rhea, que viveram Zelda e Hilda entre 1996 e 2003, a temporada final traz um elemento de sua versão original que deixou saudade nos fãs de vanguarda da “Sabrina, Aprendiz De Feiticeira” – mas você precisa assistir para conferir essa “estrela” do show 😉 .

E o crossover com “Riverdale”? Ocorreu, mesmo que de maneira tímida. O seriado possui diversas referências à história que também pertence à Archie Comics, mas dessa vez, conseguimos um pouco mais do que falas mencionando a cidade de Riverdale e seu colégio Riverdale High. Entretanto, pedimos que você não crie tantas expectativas, pois a conexão não chegou a ser uma mescla entre a turma de Archie com a da bruxinha.

“O Mundo Sombrio de Sabrina” já está disponível na Netflix e tem um final de tirar o fôlego. Não deixe de assistir!

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.