Connect with us

Comportamento

Retrospectiva 2019: 13 mulheres empoderadas que marcaram o ano

Published

on

Com 2019 acabando, bate aquela vontade de relembrar tudo que rolou e mentalizar o que ainda precisa ser conquistado no ano que vem aí. Esse foi, particularmente, um período cheio de discursos arrasadores e empoderados. Muitas desconstruções de pensamentos e atitudes machistas ainda precisam ser feitas, mas podemos nos orgulhar do que aconteceu nos últimos 12 meses. 

Que tal relembrar algumas das garotas que fizeram de 2019 um ano melhor?

Greta Thunberg

A menina sueca de 16 anos foi a ativista responsável por expressar o que muita gente já sabe, mas se recusa a admitir: os governos em todo o mundo não estão tomando atitudes efetivas para reduzir os impactos na natureza, e o aquecimento global está gerando consequências cada vez mais graves. Em seu discurso na Cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas), Greta criticou mais especificamente o Comitê dos Direitos da Criança, e pediu que os países criem medidas para proteger as crianças dos efeitos da crise climática.

A garota se tornou ativista em agosto de 2018, mas sua ligação com as questões ambientais é algo mais antigo. Aos 11 anos, Greta entrou em depressão profunda quando percebeu a gravidade da situação ambiental no mundo. A menina vem protestando intensamente pela causa e dá constantemente declarações duras contra os governos.

Greta foi diagnosticada com Síndrome de Asperger, um espectro do transtorno autista que leva a pessoa a apresentar dificuldades de interação e comunicação. Para ela, a doença não é algo a ser encarado de uma maneira necessariamente ruim, mas sim como uma característica que lhe faz especial. “Me faz ser diferente, e isso é até uma dádiva. Posso enxergar além do óbvio”, disse à BBC.

Maisa

O próprio ícone da geração Z, Maisa Silva está diante das câmeras desde os três anos, e desde então tem sido uma influência positiva para garotas de todo o país. Com um programa para chamar de seu e uma carreira estabelecida em uma emissora de televisão, Maisa também arranja tempo para estabelecer um contato próximo com seus seguidores nas redes sociais, especialmente no Twitter.

Além de protagonizar memes e tweets cômicos, a garota abala a sociedade cheia de padrões com suas declarações sinceras. Maisa se considera feminista e é consciente de seus privilégios. “Não esqueço de onde vim, de uma família simples e cheia de mulheres batalhadoras. Sou grata por poder ter tido tanto acesso, por ter aprendido sobre o feminismo e por ter voz para falar disso para as garotas que gostam de mim”, disse a apresentadora. 

Zendaya

A atriz é bem mais do que uma estrela Disney, e a cada ano isso fica ainda mais claro. Um ícone fashion para várias garotas, a estrela é dona de looks empoderados e um cabelo que expressa não só seu orgulho pelas origens, mas também carinho pela causa negra. Além de suas declarações sobre feminismo, a atriz luta contra o racismo e utiliza o Instagram como plataforma da manifestação de sua opinião.

No Oscar de 2015, Zendaya foi criticada por utilizar dreadlocks no tapete vermelho, e respondeu: “Já existe um preconceito enorme quanto ao cabelo crespo na sociedade […] Eu ter escolhido usar dreads nos cabelos no tapete vermelho do Oscar foi para mostrá-los de uma maneira positiva, lembrar as negras e negros e as pessoas com cabelo crespo que o nosso cabelo é bom sim”.

Entre seus papéis que chamaram a atenção da crítica em 2019, está o de Michelle na nova versão de Homem-Aranha. A interpretação de Zendaya demonstrou que uma garota nos filmes de herói não precisa ser interpretado por uma atriz que preenche todas as lacunas dos padrões da sociedade, e de forma alguma deve representar o estereótipo da menina que espera ser salva. Zendaya vai dominar o mundo, e estamos amando isso! 

Hunter Schafer

A atriz e modelo participou de uma das séries que marcaram 2019, Euphoria, produção da HBO com um elenco de peso (Zendaya era a protagonista, por exemplo). A menina é transsexual, assim como sua personagem

“Precisamos de mais papéis onde pessoas trans não estão lidando apenas com serem trans; elas são trans enquanto lidam com outros problemas. Nós somos muito mais complexos do que nossa identidade”, declarou a atriz.

Por mais que Hunter não se considerasse preparada para o ativismo da causa no início das gravações, sua interpretação influenciou jovens e todo o mundo que lidam com questões parecidas com as suas, e se identificaram com a personagem de alguma forma. Eis o poder da representatividade!

Brie Larson

Nem mocinha ou namorada: heroína. Brie Larson estreou em 2019 com seu filme solo da personagem Capitã Marvel, que já tinha salvado o mundo em Vingadores: UltimatoO novo longa deixou ainda mais claro que sua personagem não precisa ser salva – na verdade, ela é detentora dos poderes mais fortes do que qualquer membro dos Vingadores poderia ter.

É claro que não podemos fechar os olhos, Brie possui características físicas que representam diversos estereótipos da garota padrão. Talvez, seja exatamente esse o fator que faz de sua personagem ainda mais especial – apesar de sua aparência ser aquela que a sociedade machista considera ideal, a personagem de Brie não representa de forma alguma o tipo de comportamento esperado pelos estereótipos.

Afinal de contas, as garotas devem ter o poder de ser quem desejarem, e a Capitã Marvel é a prova disso. 

Lizzo

“Sim, eu tenho problemas com homens, esse é meu lado humano. Prontinho, aí eu resolvo, esse é meu lado deusa”. Até pouco tempo, Lizzo não era conhecida por muita gente, mas depois do sucesso de seus hits neste ano, a cantora está alcançando um público cada vez maior.

Mulher, negra e gorda são algumas das características que diferenciam a rapper do cenário musical dominado pelos padrões. Orgulhosa de quem é, a cantora norte-americana (que toca flauta como ninguém) está brilhando com suas canções empoderadas e marcando presença em premiações. 

Meu movimento é sobre inclusão. Se eu vou lutar contra ser marginalizada por conta disso, lutarei por todos aqueles que também são. Danem-se as caixas”, disse a cantora.

Billie Eilish

Vencedora na categoria de Artista Revelação no AMAs 2019Billie causou em 2019 com seu álbum dark When We Fall A Sleep. Aos 18 anos, a garota conquistou o topo das paradas, realizou apresentações de arrepiar e produziu um hit com participação de Justin Bieber.

Seu estilo gótico (e neon) também está influenciando o mundo da moda, e virou até tema de fantasia criativa de Halloween. A cantora já fez várias colaborações com marcas de roupa para lançar peças exclusivas com seu nome. Estamos ansiosas para ver o que mais Billie vai conquistar!

Taylor Swift

Oficialmente a cantora da década, Taylor Swift é bem mais do que uma garota que escreve músicas sobre seus antigos relacionamentos – os últimos anos de Tay foram marcados por uma transformação do alcance do feminismo e disseminação de discursos empoderados. E assim como o mundo, Taylor também se transformou.

O amor nunca deixou de ser o tema central de suas músicas – e é exatamente isso que a torna tão importante para seus fãs. Mas, a garota com ar de princesa e que se restringia a falar sobre desilusões amorosas, mudou.

Cortou o cabelo, comprou briga com produtores que tinham os direitos de seus antigos hits, fez clipes girl power anunciando o fim da era de estereótipos, assim como outro apoiando a comunidade LGBTQI+. Taylor mudou o posicionamento e vestiu suas botas para receber, ao som de várias músicas de sua autoria consagradas pelo pop, o prêmio de Artista da Década no AMAs 2019.  

Rihanna

Além de ser um símbolo de empoderamento feminino, RiRi tem revolucionado não só na música, mas no mercado. Em 2019, vimos o auge da Rihanna empreendedora. Ela já tinha conquistado os holofotes com sua marca de maquiagem, empenhada em dar ao público negro produtos que fossem não só eficientes, mas também com variações de tom de pele mais escuras do que as padronizadas pela concorrência até então.

Se você pensou que RiRi pararia por aí, se enganou. A cantora brilhou com uma linha de lingerie empenhada em produzir roupas – e publicidade – inclusiva. Essa foi a prova de que a beleza não está concentrada apenas no padrão, disseminado por marcas e desfiles, como o Victoria’s Secret Fashion Show, em que a variação de corpos e etnias não era de forma alguma plural. 

Maju Coutinho

Falando em representatividade, é importante mencionar o poder da jornalista e apresentadora que não só foi a primeira negra a assumir a bancada do Jornal Nacional, como também a ganhar o comando de um programa de grande audiência.

No finalzinho de 2019, circulou pelas redes um vídeo de uma garotinha emocionada por se sentir representada na televisão. O choque pelo fato de ser essa a primeira vez que uma mulher negra ganha tanto espaço na comunicação brasileira é intrigante, mas a emoção do momento é digna de ser relembrada.

Fica, portanto, o desejo de que essa evolução seja incorporada cada vez mais, e que 2020 seja um ano ainda mais empoderado! 

Meghan Markle

Depois de um casamento que chocou todos os padrões e expectativas com Príncipe Harry, em 2018, a agora Duquesa de Sussex consolidou em 2019 o poder que representa.

Dona de discursos empoderados, comportamento longe de ser um clássico na realeza, Meghan Markle, mulher negra com corpo fora do padrão de extrema magreza, tornou-se a princesa de uma nova era.

Mesmo recebendo duras críticas todos os dias, a duquesa foi considerada o ícone fashion do ano. Não é a toa: as peças que usou em suas aparições públicas eram em sua maioria básicas e de marcas ligadas ao ativismo ecológico – e esgotaram em questão de minutos.

Cleo

Ícone de beleza por muito tempo, a mulher que nunca teve problema em falar sobre sua sexualidade (tornando-se até mesmo fetiche para a sociedade machista brasileira) quebrou a internet ao surgir com um corpo que não representava mais o padrão de magreza.

Para completar a polêmica, a atriz começou a falar mais sobre a sua depressão e compulsão alimentar – sem nunca mencionar a intenção de perder peso. Cleo engordou e continua sendo bonita, e sabe disso, cabe a sociedade deixar de lado seus preconceitos.

Marta Silva

O ano de 2019 foi o ano em que o mundo começou a dar mais atenção para o esporte feminino- finalmente! Com Copa do Mundo feminina rolando, muita gente que até então só acompanhava os resultados dos jogos masculinos parou tudo para torcer por nossas garotas. 

Marta, como Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira (masculina e feminina) e seis vezes considerada pela FIFA a melhor jogadora de futebol feminino do mundo, ficou sob os holofotes midiáticos, chamando a atenção para diversas questões que precisam ser debatidas no país.

Não se trata apenas da falta de interesse pelo esporte feminino por parte do público. Mesmo sendo mais premiada do que qualquer outro homem na história do esporte nacional, por ser mulher, Marta não recebeu propostas compatíveis as dos homens que trabalham no mesmo esporte que ela. A desigualdade salarial entre os gêneros acontece em todos os setores do mercado.

Comportamento

10 curiosidades sobre “Dançarina Imperfeita”, novo musical da Netflix com Sabrina Carpenter

Published

on

10 curiosidades sobre "Dançarina Imperfeita", novo musical da Netflix com Sabrina Carpenter
Divulgação/Netflix

Dançarina Imperfeita chegou na Netflix na última sexta-feira (7) e surpreendeu os fãs de comédias teen. Com um elenco divertido e bem coreografado, o também chamado Work It é sucesso de audiência no streaming. A história acompanha o desafio de Quinn Ackerman (Sabrina Carpenter) integrar uma equipe de dança para conquistar créditos na faculdade mais desejada.

+ Agosto na Netflix: os melhores filmes e séries que chegam neste mês

Em meio a uma narrativa que reflete sobre metas inalcançáveis para ingressar em uma universidade de renome, o filme traz atores talentosos, representatividade, uma playlist animada e coreografias envolventes. Quer saber mais detalhes pouco mencionados sobre o longa? A gente separou diversas curiosidades!

Alicia Keys é uma das produtoras

A famosa cantora americana também é uma das produtoras deste filme, o qual na verdade é uma co-produção da sua empresa, a AK Worldwide Productions, em conjunto com a STXfilms e Alloy Entertainment. Entretanto, Alicia Keys teve uma participação forte nesta produção ao auxiliar na escolha das músicas presentes no filme.

Primeiro longa da diretora Laura Terruso para a Netflix

É isso mesmo: a direção de Dançarina Imperfeita é de uma mulher! O nome de Laura Terruso ainda não é popular no mercado, mas a profissional chamará a atenção após este trabalho para a Netflix. Atualmente a jovem diretora possui 14 créditos de direção e alguns outros como roteirista.

Sabrina Carpenter estreia como protagonista no streaming

A atriz começou a carreira com vídeo covers aos dez anos de idade e uma participação em Law & Order: Special Victims Unit, bem como Orange Is the New Black, The Goodwin Games e uma ponta em Amaldiçoado, produção com com Daniel Radcliffe.

O sucesso veio de fato em 2014 por meio da série Disney Garota Conhece O Mundo, sequência baseada em O Mundo É dos Jovens, clássico dos anos 90. Após três temporadas e álbuns musicais para a Disney, a cantora também atuou como uma babá certinha ao lado de Sofia Carson, na comédia Uma Aventura de Babás.

Em 2018, a artista apareceu no elogiado drama O Ódio que Você Semeia e no filme teen Crush à Altura. Agora, com Dançarina Imperfeita, Carpenter lidera em conjunto com Carson o protagonismo na tendência de filmes teen bem coreografados.

Além disso, até antes da pandemia a atriz fazia sua estreia na Broadway, vivendo Cady no musical de Meninas Malvadas. Em breve, ela ainda aparecerá nas telonas com Clouds, o novo drama dirigido por Justin Baldoni, responsável por A Cinco Passos de Você.

Jordan Fisher: Broadway, John Ambrose e amor da vida real

Jordan Fisher é uma estrela em ascensão! Após o sucesso com o seu trabalho na Broadway na peça Hamilton e competições de dança no Dancing With The Stars, o ator, cantor e dançarino está sendo escalado para produções de sucesso na Netflix.

Em fevereiro pudemos ver o artista dando vida a John Ambrose em Para Todos Os Garotos Que Já Amei, e agora, ele é o galã principal de Work It. Em meio ao shipp de Fisher com a protagonista interpretada por Sabrina Carpenter, os fãs descobriram que na verdade Jordan está noivo, e sua história de amor parece um roteiro de comédia romântica.

O ator conheceu Ellie Woods quando tinha 13 anos de idade: “Nós éramos melhores amigos quando crescemos”, disse Jordan à People. “Ellie é incrível. Nós crescemos juntos em um conservatório de teatro, então ela conhece, respeita e ama a arte, ama o que eu faço e tem feito parte da minha carreira e da minha jornada desde o início”, contou para a Us Weekly.

Liza Koshy  é youtuber famosa

A intérprete de Jass tem um canal no YouTube com mais de 17 milhões de inscritos. A atriz e comediante também possui descendência indiana e luta pelo movimento negro nos Estados Unidos.

Em 2019, a estrela foi mencionada na lista dos 30 jovens empreendedores da Forbes, como uma pessoa que está liderando a nova geração de creators em Hollywood. Para celebrar, a comediante publicou uma foto do seu encontro com ninguém menos que Michelle Obama.

Keiynan Lonsdale estava em Love, Simon e Divergente

Antes de assumir fama em The Flash e Legends of Tomorrow como Wally West, Keiynan Lonsdale fez Dance Academy, mas foi revelado mesmo ao participar de dois filmes da saga Divergente. Desde então, ele mantém uma carreira como rapper, além de ter aparecido em Com Amor, Simon e seu spin-off, Love, Victor.

Diversidade

A pluralidade no elenco de Dançarina Imperfeita surpreendeu todo mundo, e fez até mesmo Jordan Fisher chorar.  No último domingo (9), o ator participou de uma live com Sabrina Carpenter e revelou que fica muito feliz em saber que os filmes de dança possibilitam criar um espaço diverso e inclusivo.

“A diversidade é ótima, principalmente por eu ser uma pessoa de cor e crescer em uma indústria em que frequentemente eu não ganhava o papel por não ser branco o suficiente ou preto o suficiente. Filmes de dança tem tudo, tem todo mundo. Todas as formas, tamanhos, cores, crenças, orientações, religiões, sexualidade, tem tudo. Ter aquela imagem do pôster me fez chorar, é sempre necessário mas é super necessário agora. Inclusão é só o nome do jogo, e é meio como todos devemos viver nossas vidas e e seguir com amor e inclusão”, disse o artista.

Coreografias desafiadoras

Em um vídeo divulgado pela Netflix nesta segunda-feira (10), o coreógrafo da produção, Aakomon Jones, explicou um pouco sobre os bastidores por trás dos passos presentes em todas as performances do filme.

“Minha equipe e eu criamos as coreografias baseados em quem são esses personagens, onde eles estão, porque eles estão dançando”, explicou Aakomon. “Começamos com o roteiro e depois a escolha da música, e então criamos pequenos movimentos diferentes”, completou.

Playlist pop

Como dissemos, Alicia Keys participou ativamente da escolha das músicas que compõe o longa, e não faltaram sucessos pop!

Vai ter sequência?

Infelizmente ainda não há nada confirmado, mas Liza Koshy comentou sobre a possibilidade em uma live com Jordan Fisher e Sabrina Carpenter: “Foi muito legal me colocar no lugar dela e dançar como ela todos os dias. Ela tem uma pequena história, então é divertido fazer essa melhor amiga. Estou ansiosa para saber o que acontece com ela na sequência. Se ela continua na loja de colchões…”.

Continue Reading

Comportamento

10 momentos em que Harry Styles sensualizou bonito em Watermelon Sugar

Published

on

10 momentos em que Harry Styles sensualizou bonito em Watermelon Sugar
Reprodução/Youtube

Nesta segunda-feira (10), Harry Styles chegou ao topo da Billboard Hot 100 pela primeira vez. É que Watermelon Sugar, último single do celebrado Fine Line, saltou da sétima para a primeira posição – só na última semana, foram mais de 60 mil downloads nos Estados Unidos.

Entrando no ~mood~ comemoração, a todateen separou 10 gifs com os melhores momentos do clipe.

Harry Styles: 11 letras do muso para usar na legenda do Instagram
+ Harry Styles te daria moral? Faça o teste! 
Harry Styles: 10 anos da evolução do estilo do muso

Alerta gatilho, tá? Haha!

Um hino, uma lenda!

Continue Reading

Comportamento

Horóscopo de 10 a 16 de agosto: tensão de Marte em Áries alimenta impaciência

Descubra o que os astros reservam para você!

Published

on

Horóscopo de 20 a 26 de julho: cuidado com a carência da Lua Nova em Câncer
macrovector/freepik

O efeito da Lua Cheia em Aquário chega ao fim, mas agosto continua nos surpreendendo com suas movimentações astrológicas intensas. Entre os dias 10 e 16 deste mês, quem balança o céu é a quadratura que se forma entre Marte em Áries com o trio conservador do ano – Júpiter, Saturno e Plutão, todos retrógrados em Capricórnio.

De acordo com a astróloga Virginia Gaia é hora de processar os acontecimentos, diminuir o ritmo e perceber o que ainda precisa de ajustes para que tudo saia do seu jeito. “A Lua Cheia abre a semana, mas dura pouco. Logo na terça-feira (11), teremos a fase Minguante do satélite terrestre, assim como a quadratura entre Marte e o trio de planetas retrógrados. Na prática, essa tensão no céu se reflete na Terra em forma de impaciência e pressa para retomar a vida ‘normal’, ao passo que as restrições e limitações não podem ser ignoradas“, conta a bruxona.

Por sua vez, Mercúrio caminha em sua trajetória pelo signo de Leão e fica de mãos dadas com o Sol, incentivando ainda mais a expressão pessoal. Enquanto isso, Vênus segue pelo sentimental signo de Câncer, pedindo mais atenção às nossas relações íntimas.

Achou que já é o bastante para esses próximos dias? Pois saiba que só no sábado (15) teremos o ponto alto da semana. “O irreverente planeta Urano inicia seu movimento retrógrado neste dia, trazendo um ciclo de revisão sobre inovação, ciência e tecnologia que durará até janeiro de 2021”, finaliza a astróloga.

Confira as previsões para o seu signo entre 10 e 16 de agosto!

áries

O momento pede para desacelerar um pouco, ariana. Acalme-se, mas aprenda também a desapegar daquilo que você não consegue controlar ou resolver do seu jeito. Bom momento também para ser menos impulsiva com as finanças.

touro

Você está mais sensível, taurina. Procure se concentrar mais nas suas necessidades, evitando pensar ou falar demais sem que haja necessidade. Use mais a sua intuição e sensibilidade para lidar com as pessoas.

gêmeos

A semana pede para você cuidar mais da saúde em um sentido amplo, geminiana. Procure poupar a sua energia, cuidando de temas da sua intimidade. Expresse-se na família, mas preze pelo seu bem estar emocional acima de tudo.

câncer

Procure estreitar laços com quem é efetivamente importante para você. Saiba pedir o que precisa e cultive as coisas que são essenciais. Pense no futuro, mas evite se afobar por besteira.

leão

É tempo de celebrar a passagem do Sol pelo seu signo, leonina. Faça planos para o longo prazo, mas evite falar demasiadamente com quem não tem uma forte conexão com você. Pense também na carreira, mas evite tomar decisões precipitadas.

virgem

A semana traz muita reflexão e oportunidade para ver e rever pontos de vista. A sua intuição e a criatividade também estão afloradas, então aproveite para prestar atenção aos insights que podem surgir. Esteja aberta para aprender coisas novas.

libra

Você está sensível e cheia de vontade de mudar muitas coisas, libriana. Aproveite a semana para compartilhar seus planos com as pessoas certas e acolhedoras. Se não, nem perca energia com muita exposição. Faça boas alianças.

escorpião

Os seus relacionamentos estão mexidos, então é hora de você prestar mais atenção às pessoas à sua volta. Só tenha cuidado para não se deixar engolir pela rotina e acabar descontando tudo isso justamente em quem você mais gosta.

sagitário

É hora de arrumar a sua agenda e diminuir o ritmo, sagitariana. Separe um tempo para você, mas se organize para fazer tudo o que precisa ser feito. Tenha mais paciência com as pessoas no trabalho e aprimore a capacidade de trabalhar em equipe.

capricórnio

O momento pede mais concentração para dar o melhor de você, capricorniana. Lembre-se de que, às vezes, menos pode significar mais e que é importante que você possa se expressar sem ter medo do julgamento das outras pessoas.

aquário

É hora de estar mais atenta à sua família e aos assuntos domésticos. Procure reservar mais a sua intimidade e estar mais em casa. É hora também de repensar sua forma de lidar com as emoções, então aproveite para fazer esse balanço interno.

peixes

Aproveite a semana para ler um bom livro ou buscar novos conhecimentos, pisciana. Também é hora de rever a sua comunicação e evitar perder tempo em conversas que sejam pouco produtivas. Cuide da sua mente, sem se sobrecarregar.

Quer saber mais sobre conteúdos bruxões de magia & astrologia? Acompanhe a bruxona da todateen, a astróloga Virginia Gaia!

Instagram: @virginiagaia

Facebook: @virginiagaiaoficial

Site Oficial: virginiagaia.com.br

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.