Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Roer as unhas jamais! Dicas para deixar as suas unhas crescerem lindas

Saiba tudo sobre esse vício e aprenda como se livrar dele!

Saiba tudo sobre esse vício e aprenda como se livrar dele!

Roer as unhas jamais! Dicas para deixar as suas unhas crescerem lindas

Se você é da turma de meninas que adora roer as unhas e tirar as “pelinhas” que ficam nos cantos dos dedos com a boca, atenção! Essa mania, além de levar sujeira para dentro do seu organismo, pode danificar as suas unhas e causar inflamação na pele. Mas não fique nervosa, pois isso só favorece esse hábito! A dermatologista Robertha Nakamura é especialista no assunto e dá orientações bem práticas para superar o problema!

Causas da compulsão

A onicofagia é o nome dado ao hábito de roer as unhas. Ele começa quando ainda somos pequenas e pode estar relacionado à busca inconsciente de conforto, à ansiedade, à insegurança, à má adaptação ou a medos diversos.

Consequências das unhas roídas

Quando roemos as unhas, nossa única preocupação é com a estética: sempre pensamos que nossas amigas têm unhas perfeitas e as nossas são horrorosas. Mas esse hábito tem consequências bem mais graves que simplesmente a aparência.

Roer unhas pode causar infecção na garganta devido a bactérias presentes nas mãos (contaminação por parasitoses), além de inflamação do tecido ao redor da unha, que leva à deformação e dificuldade de crescimento das unhas. Sem contar o prejuízo para os dentes, que ficam gastos.

O que fazer para deixar as unhas crescerem

[galeria id=560]

 

Fique ligada

“O mais importante é estar consciente de que você possui um escape de sua ansiedade no hábito de roer unhas para que se possa pensar em tratá-lo”, explica Robertha Nakamura.

Com frequência, o ato de levar os dedos à boca é substituído por outros, como morder objetos ou mascar chicletes. Isso é válido, contanto que um hábito pior não seja adotado. Por isso, se você perceber que seu caso está piorando, procure um médico. Seu problema com a ansiedade pode ser tratado de uma forma supersimples e o hábito de roer unhas deixa de ser um problema na sua vida.

Consultoria: Robertha Nakamura, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas e do Centro de Estudos da Unha (CEU).
Fotos: Thinkstock/GettyImages

2 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.