Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Saiba como arrasar na redação do vestibular desse ano

Foto: Thinkstock/Getty Images

Não importa qual o curso escolhido. Na hora do vestibular, dificilmente será possível escapar da temida redação. Mas ela não precisa ser esse bicho de sete cabeças. Mandar muito bem na redação pode ser bem mais fácil do que se pensa.

Claro que, como todos os outros itens que caem no vestibular, é preciso estudar. Você precisa saber, por exemplo, a diferença entre os principais tipos de redação, afinal o vestibular vai escolher um deles e você não terá como saber antecipadamente qual deles vai cair na prova.

Familiaridade com os temas e textos de apoio

Quem está terminando o ensino médio ou já faz cursinho deve ter ouvido inúmeras vezes que é preciso acompanhar o que acontecendo de relevante no país. E isso não é papo chato de professor! Na verdade, é a única maneira de garantir que o candidato esteja por dentro do assunto que a prova vai pedir.

Segundo a linguista e professora de redação Kênia Franco, familiaridade com o tema é fundamental para uma boa redação. Mas se o vestibulando se informar durante todo o ano e mesmo assim o tema da redação o pegar de surpresa, não é preciso desespero. A dica da professora é apostar na ajuda dos textos de apoio da prova.

“Os textos de apoio estão ali para ajudar e não atrapalhar, então, no caso de pouca familiaridade com o tema os textos de apoio podem contribuir muito”, explica.

Foto: Thinkstock/Getty Images

Foto: Thinkstock/Getty Images

 

Projeto do texto

A primeira dica para escrever uma boa redação é parar, respirar fundo e se concentrar. Nada de desespero, ele pode atrapalhar e muito a clareza do seu texto, que é item essencial avaliado pelos corretores.

Para que o texto seja claro, é preciso que as ideias estejam organizadas na mente de quem vai colocá-las no papel. Por isso a dica de Kênia é criar um projeto de texto.

O primeiro passo para criar esse projeto, segundo a professora, é ler atentamente cada um dos textos de apoio e anotar as principais ideias. “A partir daí e juntamente com os conhecimentos pessoais sobre o tema, faz-se o projeto, que nada mais é que um esboço, um esquema do que você pretende trabalhar na sua redação, de forma organizada e coerente”, explica.

Se a sua redação for uma dissertação, antes de escrever é preciso pensar qual tese será defendida e quais argumentos serão usados para defendê-la. A dissertação é um dos pedidos mais constantes em provas de vestibulares.

Como não zerar na redação do vestibular

Erros fatais na hora da redação existem! E já que é possível zerar em uma redação de vestibular, é preciso saber como evitar esses erros.

Segundo a linguista, normalmente os critérios que zeram uma redação são gênero e tema. O primeiro nada mais é que seguir a risca o tipo de redação que a prova pede. Se ela pede uma dissertação, uma narração não será aceita, por exemplo. Mas os pedidos da prova podem ser bem mais variados como carta, crônica, comentário, entre outros.

O outro item que pode zerar a redação e deixar o candidato mais longe da sonhada vaga na universidade – e os pais superbravos – é o tema. É mais comum do que se pensa que candidatos fujam completamente do tema pedido na proposta.

Se necessário, leia duas, três vezes a proposta para ter segurança de que está fazendo exatamente o que ela pede. Nada de preguiça, hein?

“É importante, portanto, conhecer as características de cada gênero e saber ler e interpretar muito bem o que a proposta está pedindo, qual é o recorte que deve ser trabalhado”, afirma Kênia.

Outro item que pode não zerar a redação, mas que é bastante importante, é a utilização de trechos dos textos de apoio. Cópia e paráfrase serão penalizadas, esses textos devem servir apenas como base, contribuir com informações. “Qualquer menção aos textos deve ser feita por meio de citação”, esclarece a professora.

Erros gramaticais precisam ser evitados

Eventualmente um erro ou outro pode acabar passando e isso não elimina o candidato, mas certamente ele perde pontos. “Os erros gramaticais prejudicam como qualquer outro critério, já que normalmente existe um critério de correção só para julgá-los”, conta Kênia.

A dica é tomar cuidado principalmente com erros de concordância, acentuação e ortografia, que são bastante comuns. É importante ler o rascunho do texto quantas vezes for necessário antes de passá-lo para a folha definitiva de resposta.

“É importante lembrar que para ter um bom vocabulário e cada vez menos erros gramaticais, o importante é ler bastante. Isso não é um mito, quanto mais a gente lê, melhor a gente escreve”, alerta.

Por isso, bora prestar mais atenção no que o professor de português durante as aulas, ok? Porque senão você pode acabar se lembrando dele mais do que deveria quando o vestibular chegar!

Erros comuns na hora do vestibular

Por incrível que pareça, erros comuns nas provas de redação do vestibular não são aqueles que demandam um conhecimento acima da média. Distrações simples podem prejudicar (e muito!) o candidato.

“Os problemas mais comuns na hora do vestibular são causados por uma leitura superficial ou até incompleta dos textos de apoio, do tema e das instruções da prova”, explica a professora Kênia Franco.

Ela alerta que muitas vezes a própria proposta já diz exatamente o que o candidato deve fazer, com todos os detalhes. Para ela, muitos candidatos, sob a pressão da prova e do tempo para concluí-la, costumam ler textos de apoio e proposta de maneira superficial.

Por isso, não se assuste, tenha calma e arrase nos vestibulares em 2014!

Consultoria: Kênia Machado Franco é formada em Letras e Linguística pela UNICAMP (Universidade de Campinas) e professora de redação

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.