Connect with us

Entretenimento

Segurança na rede: saiba como se prevenir e evitar um crime digital!

A proteção é a sua melhor arma!

Published

on

Segurança na rede: saiba como se prevenir e evitar um crime digital!

Ter conteúdos pessoais expostos na rede não é algo que acontece apenas com famosos. Muitas vezes você também pode ser vítima de algum tipo de crime eletrônico: e-mails invadidos, senhas descobertas (e divulgadas), humilhação e ciberbullying, são apenas alguns exemplos dos perigos que encontramos na rede. Por isso, lançamos a pergunta: Você sabe como se defender de ameaças digitais? Confira abaixo dicas de como aumentar sua segurança na rede e como denunciar esse tipo de agressão!

Segurança na rede: fique de olho!

Saiba quais são as ameaças mais comuns que encontramos na internet:

  • Golpes por meio de e-mails falsos: geralmente eles simulam alertas de bancos, provedores de internet ou até comunicados oficiais da Polícia Federal, do Tribunais de Justiça, etc.
  • Instalação de softwares maliciosos: por meio de acesso a sites com conteúdo de pirataria ou pornografia.
  • Publicação indevida de conteúdo: que vai desde um simples post até fotos ou vídeos que não possuam autorização ou que causem danos a terceiros.

Dicas importantes para garantir sua segurança digital

Sabe aquela frase antiga “não fale com estranhos”? Ela também vale para o mundo digital. É claro que você não vai se privar de conhecer pessoas novas e se divertir fazendo amizade na web.

O importante é ter cuidado: se a pessoa vier com algum papo esquisito, ou se tiver uma postura agressiva, desconfie e saiba que é hora de parar!

Segurança na rede: saiba como se prevenir e evitar um crime digital!

FOTO: Unsplash

Pirataria

Você pode até se achar espertinho(a) por baixar músicas, jogos, programas e filmes de forma pirata, mas saiba que essa não é a melhor opção e que, muitas vezes, quem sai perdendo é você!

Muitos sites enganam os usuários oferecendo conteúdos piratas na rede e quando você acha que está fazendo o download de algum conteúdo que desejava, na verdade está baixando um arquivo que irá prejudicar a segurança do seu computador.

Como se proteger de ameaças na internet?

Para o Dr. Victor Auilo Haikal, advogado especialista em Direito Digital, para se proteger, o usuário deve combinar um “comportamento seguro” com dispositivos que auxiliem na segurança, como por exemplo:

  • Estar atento ao tipo de material que executa em seu computador, aos sites que acessa e aos programas que utiliza em computadores de lan house ou de amigos.
  • Utilizar softwares antivírus e firewall atualizados, assim você não corre o risco de ter seus dispositivos expostos.
  • Nunca salvar senhas em computadores de uso coletivo.

E o mais importante: em casos de dúvida, pergunte a um especialista!

Segurança na rede: como denunciar um crime?

Apagar os dados de seu computador ao tomar conhecimento de ter sido vítima de um crime digital nunca é uma boa ideia. Ao fazer isso você pode destruir evidências para pegar os criminosos.

Importante: Em casos de denúncia de pedofilia, não armazene os materiais após denúncia à polícia.

Guarde e-mails, faça prints de tela e salve páginas da internet que contenham ofensas ou vestígios de que houve alguma atividade criminosa”, alerta o Dr. Victor Auilo Haikal.

Em seguida, contate a Autoridade Policial mais próxima (Delegacia de Polícia Civil) para que ela tome as providências adequadas.

Resumindo: todos os crimes praticados na internet podem ser punidos com a utilização das leis em vigor.

Segurança na rede: saiba como se prevenir e evitar um crime digital!

FOTO: Unsplash

Fique atenta!

O profissional de TI, Clovis Filho, alerta sobre outros cuidados que devemos ter ao acessar sites e fazer downloads de arquivos:

– Nunca deixe dados pessoais em uma rede Wi-Fi pública. Também tome cuidado com aquela rede sem senha do seu vizinho: ele pode ter deixado a rede sem proteção justamente para capturar os dados de quem trafega nela.

– O antivírus verifica programas e arquivos em seu computador e reconhece se são legítimos. Por isso, é necessário atualiza-lo constantemente.

– Cuidado ao comprar em lojas virtuais: busque informações de usuários que já tenham efetuado uma compra e procure por selos que autentiquem a segurança da loja.

– Evite usar senhas fracas, como seu nome, datas e combinações de números, além disso, troque-as com frequência.

– Esteja atento a e-mails e links suspeitos nas redes sociais como “Mude a cor do seu Facebook” ou “Descubra quem fuçou no seu perfil!“. É uma cilada!

Agora, que tal aprender também a enfrentar o bullying na escola? Veja abaixo:

Reportagem: Melissa Ladeia Marques
Foto: ThinkStock, Getty Images, Ablestock e Keydisc
Consultoria: Victor Auilo Haikal, advogado especialista em Direito Digital do Escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados e Clovis Filho, profissional de TI. 

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

BBB21: em uma semana teremos três paredões! Veja como vai funcionar

Published

on

BBB21: Tiago Leifert faz comentários ácidos para Caio e Juliette ao vivo no jogo da discórdia
Reprodução / Globo

O BBB21 está se aproximando da reta final e nesta segunda-feira (19), Tiago Leifert explicou como vai funcionar a próxima semana no reality. Na próxima terça-feira (20), acontecerá uma eliminação e, no mesmo dia, ainda acontecerá uma Prova do Líder e outra formação de paredão.

Na quinta-feira, novamente, haverá mais uma eliminação, outra prova do líder e mais uma formação de paredão. O mesmo se repete no domingo.

Confira a explicação de Tiago:

 

Continue Reading

Entretenimento

Manu Gavassi e Anavitória se juntam em campanha e falam sobre as mães

Published

on

Reprodução / Instagram

Amigas de longa data, Manu Gavassi e o duo Anavitória se juntaram para a campanha de uma marca de calçados e contaram histórias sobre suas mães. Juntas, as três escreveram cartas registrando o carinho e cumplicidade que cada uma tem com suas mães, trazendo um toque intimista e um tanto quanto acolhedor.

Manu, por exemplo, conta que sua mãe tem o melhor gosto para arte e considera que foi um presente ter nascido dela.

Confira o teaser da campanha:

Continue Reading

Entretenimento

Luísa Sonza desabafa sobre notícias falsas: “Me deixa triste pra caramba”

Published

on

Luísa Sonza faz nova tatuagem com amigos - e o desenho é super divertido!
Reprodução / Instagram

Nesta segunda-feira (19), Luísa Sonza desabafou no Twitter sobre as notícias falsas que envolvem seu nome. A cantora, que tem lidado com diversos ataques de ódio desde que está na internet, comentou sobre a ideia errada de que todas as suas músicas têm a palavra “raba”.

Primeiro, ela explicou que apenas duas de suas músicas tem essa palavra:

Depois, ela contou que quase todos os dias alguma notícia falsa sobre ela viraliza e raramente as pessoas que não a acompanham conseguem descobrir que a informação é errada.

Por fim, ela disse que se dedica muito em todas as suas letras e fica afetada com o que lê sobre ela.

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.