Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Seus amigos te fazem sofrer? Saiba se você está andando com as pessoas erradas

Amizade deve trazer conforto e companheirismo sempre

Quando pensamos em amizade e estar com as nossas BFFs o que vem à mente são as risadas e os momentos felizes que compartilhamos. Se, por algum motivo, você está se sentindo deslocada junto daqueles que costumavam te fazer feliz está na hora de repensar as amizades! Será que você está andando com as pessoas erradas?

Estou me sentindo excluída do grupo de amigos

A relação com outras meninas da mesma idade raramente são simples. Existem as competições e, muitas vezes, os sentimentos acabam se confundindo. Mas, se no seu grupo de amigas você se sente “por fora”, está na hora de pensar sobre o assunto.

Segundo a terapeuta Quézia Bombonatto, o mais importante é pensar na própria autoestima. Ela ensina que o primeiro ponto é pensar se você está sendo excluída do grupo de amigas ou se você está se excluindo. Se as suas amigas de fato te colocam em segundo plano, é hora de reagir.

“Você não precisa romper a amizade, mas precisa perceber se naquela amizade ela tem o seu valor”, explica Quézia.

A especialista completa ainda que não se deve depender de uma amizade – ou de um namoro – para estar bem. O fato de se sentir em segundo plano está diretamente ligado à uma autoestima baixa e é isso que precisa ser trabalhado.

Foto: Thinkstock/Getty Images

Foto: Thinkstock/Getty Images

 

Minha amiga traiu a minha confiança

Outro motivo comum que abala as amizades é a quebra de confiança. Muita gente passa por situações de disputa de um namorado com uma amiga ou coisa parecida. Mas e aí? É possível perdoar?

Quézia explica que trair a confiança quebra mesmo o vínculo de amizade e perdoar é difícil. Mas, antes de mais nada, é preciso definir o que você espera da amizade! Se for lealdade, por exemplo, essa quebra de confiança poderá arranhar a amizade para sempre.

“É para se repensar a amizade porque a confiança acaba”, garante. Mas se você espera uma companhia de balada, por exemplo, talvez seja possível perdoar.

Me sinto desprezada no colégio

O importante é encontrar um grupo em que você seja querida e aceita. Se isso não está acontecendo, é preciso fazer uma autoanálise, segundo a especialista, para entender qual comportamento seu pode estar gerando o problema.

É preciso lembrar também que amizade é uma via de mão-dupla. Você considera esse grupo de amigos, mas eles já te consideram dessa maneira também? Se a resposta for não, cai fora, que as pessoas não vão te levar a lugar nenhum.

Se colocar no lugar de vítima pode ser um problema. Que tal tentar se impor nesse grupo? Se não der certo, talvez seja porque não valia mesmo a pena. Tente encontrar pessoas mais parecidas com você!

“As amizades devem ser feitas com pessoas que possuem valores em comum, que se fazem bem, que têm cumplicidade. Essa relação precisa ter um retorno de afetividade”, explica a especialista.

Minha amiga faz com que eu me sinta mal

Amiga por interesse não está com nada! Muito menos amiga que está com você para mostrar que é melhor.

“Quando uma pessoa se aproxima por interesses, para usar a outra em função dos seus interesses para se sentir melhor, para espezinhar, para mostrar o quanto a amiga depende dela, isso não é amizade, existem outros interesses nessa relação”, explica Quézia. Portanto, sempre ouça o que o seu coração diz!

5 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.