Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Sexualidade e contracepção na adolescência

Tire todas suas dúvidas sobre o assunto!

menina pílula
Foto: Shutterstock Images

Você sente muitas dúvidas em relação a sexualidade e métodos contraceptivos? É hora de procurar um ginecologista para te ajudar a tirar tooodas as dúvidas que você tem sobre o assunto.

Sem medo!

menina pílula

Foto: Shutterstock Images

 

Muitas garotas sentem medo de usar métodos contraceptivos e de fazer uma consulta ao gineco, por diversos motivos: medo de efeitos colaterais, medo da reação da família, não querer conversar sobre isso com o parceiro… porém, para uma vida sexual saudável e sem complicações, é hora de deixar esse medo de lado!

Na hora de conversar com seus pais, tente jogar a real: diga que você quer consultar um médico e explique que você tem muitas dúvidas em relação a seu corpo.

De acordo com a ginecologista Dra. Valéria Dória Mendes da Costa, o principal medo das adolescentes é discutir contracepção com o parceiro e exigir o uso de preservativo. “Elas também têm medo ou timidez de solicitar contracepção para o médico, dificuldade em conseguir consulta e em arcar com o custo do contraceptivo”, explica a médica.

Métodos contraceptivos

Dica essencial: antes de iniciar a vida sexual, é suuuperimportante se proteger! O uso de camisinha é obrigatório para evitar DSTs e o anticoncepcional também é importantíssimo para diversos motivos, incluindo evitar uma gravidez indesejada.

Porém, segundo a ginecologista, o uso de qualquer medicamento por contra própria é arriscado à saúde. Procure sempre um médico para fazer exames e que possa te orientar em relação ao uso do anticoncepcional.

Como o anticoncepcional age no corpo?

Não sabe qual o verdadeiro efeito do anticoncepcional no seu corpo? De acordo com a Dra. Valéria, a principal forma de ação do anticoncepcional é impedir que ocorra a ovulação, ou seja, se a pílula for usada corretamente, ela impede o amadurecimento e saída do óvulo do ovário, impedindo assim que ocorra a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozóide).

“Em mulheres que usam a pílula seguindo corretamente todas as instruções médicas, sem esquecer nenhuma vez, a porcentagem de gravidezes é muito baixa, por volta de 0,2%. Ou seja, no primeiro ano, a cada 500 mulheres, apenas 1 engravida, seguindo corretamente as instruções de uso”, esclarece a gineco.

Portanto, se você seguir corretamente as instruções, não precisa ter medo! O bom é que os anticoncepcionais também ajudam a melhorar a pele, reduzir cólicas, diminuir o fluxo menstrual, aliviar a TPM, entre outras vantagens.

Lembre-se de sempre procurar ajuda médica e tenha uma vida sexual mais saudável, ok?

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.