Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Sicklit: o que é e 6 livros para conhecer o tema

A nomenclatura pode ser nova, mas esse tipo de livro já vem chamando a atenção há um bom tempo.

Sicklit

Talvez você já tenha lido algum livro denominado “sicklit“. A nomenclatura pode ser nova, mas esse tipo de livro já vem chamando a atenção há um bom tempo. São livros que contam histórias “não tão felizes“, diferentemente dos contos-de-fada com casais que se amam até o “viveram felizes para sempre“.

Em uma tradução literal “sicklit” significa “literatura doente“. Ou seja, é algo que pode chocar, perturbar, incomodar e, com certeza, te fará pensar. O ano de 2013 contou com vários lançamentos desse gênero, com narrativas tristes, melancólicas e depressivas, alguns temas recorrentes são: depressão, distúrbios alimentares, suicídio, bullying, doenças graves etc.

Alguns vão te fazer chorar, outros dão aquela sensação de “soco no estômago“. Mas uma coisa é certa: esses livros têm tudo para ficar na sua cabeça por dias!

Confira algumas sugestões de “sicklit” para conhecer e se emocionar:

Extraordinário e A Culpa é das Estrelas

Extraordinário e A Culpa é das Estrelas Foto: Divulgação

EXTRAORDINÁRIO: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outro.

A CULPA É DAS ESTRELASHazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

A Garota que Semeava e Garotas de Vidro

A Menina que Semeava e Garotas de Vidro Foto: Divulgação

A MENINA QUE SEMEAVA:  Chris Astor é um homem maduro, um botânico bem-sucedido, mas, especialmente, um pai amoroso. Sua filha — Becky — é, para ele, seu maior e melhor projeto. Mas a garota, tão amada, tem câncer. O que pode um pai quando sua filha foi acometida por uma doença assim, nociva? Como diminuir o sofrimento de uma criança tão amada? Apesar de sua agonia, Chris encontra uma maneira mágica de acolher sua menininha. Para que ela se recupere bem, e mais rapidamente, ele cria um mundo paralelo, cheio de fantasias, e histórias, e personagens maravilhosos que parecem ter o poder milagroso da convalescência. E nada no mundo, nem sua sanidade, nem seu trabalho, nem mesmo sua mulher serão obstáculos para a determinação deste pai que só tem o propósito de ver sua filha feliz. Uma história sobre desespero, esperança, invenção e descoberta que ultrapassa qualquer razão, qualquer limite, enquanto você revê tudo aquilo em que acredita.

GAROTAS DE VIDROLia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. 

As Vantagens de Ser Invisível e Stolen

As Vantagens de Ser Invisível e Stolen Foto: Divulgação

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVELCartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras – são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

STOLENGemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no aeroporto de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções… Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites entre inimizade e compaixão vão ficando cada vez mais tênues…

E então, girls? Vocês já conheciam esse tipo de literatura? Qual livro despertou a curiosidade em vocês? Conta pra gente nos comentários!

6 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.