Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Sinal de alerta!

Transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, podem matar!

O que é anorexia? E bulimia?
Anorexia é um transtorno alimentar que causa uma distorção da imagem corporal: a pessoa se olha no espelho e, embora esteja extremamente magra, se vê obesa. Para emagrecer e perder os quilos imaginários, a doente deixa de comer e, muitas vezes, também exagera na atividade física, faz uso de laxantes e induz o vômito. A bulimia também é um transtorno alimentar, mas o que predomina, neste caso, são surtos de compulsão alimentar seguidos por atitudes compensatórias que incluem o vômito autoinduzido.

Por que tantas garotas são vítimas dessas doenças horríveis?

Vários fatores são responsáveis, existem causas genéticas, psicológicas, culturais e familiares. O que sabemos é que garotas perfeccionistas, com baixa autoestima, fechadas e inseguras têm mais chance de ter o problema. No entanto, apenas essas características não são suficientes. Para desenvolver a doença, é preciso ter uma predisposição. Nesse caso, pais autoritários que supervalorizam a beleza física podem puxar o gatilho para o transtorno aparecer, assim como uma sociedade que exagera na busca por um corpo perfeito ou uma competição entre amigas para ver quem consegue segurar um regime por mais tempo.

Quais as principais evidências de que alguém sofre desses transtornos?
– Começar a fazer dietas mesmo estando dentro do seu peso normal;
– Evitar comer em público;
– Criar rituais estranhos durante as refeições como picar a comida em pedaços pequenos;
– Perder peso muito rápido (no caso da anorexia);
– Se tornar mais quieta e isolada;
– Ir para o banheiro logo após se alimentar;
– Impedir que alimentos calóricos apareçam em casa.

Conviver com meninas que estão com anorexia ou bulimia pode influenciar garotas saudáveis?
Pode influenciar, mas desenvolver o problema vai depender de já existir uma predisposição. A maioria das garotas que sofre com transtornos alimentares busca um isolamento e não quer influenciar ninguém.

No caso da anorexia, o descontentamento com o corpo é uma forma de esconder uma insatisfação muito maior com si mesma?
Com certeza. Existe uma insatisfação com si mesma e, para camuflar esse problema, a garota foca seu descontentamento no corpo, assim, fica mais “fácil” resolver. Emagrecer não dói tanto quanto superar traumas, isso faz com que a anorexia seja uma forma de fugir de problemas profundos e reais.

Como é o tratamento?
O tratamento varia, dependendo do estágio da doença. Em geral, é preciso uma equipe multidisciplinar com psiquiatras, endocrinologistas, psicólogos e nutricionistas. Muitas vezes, são receitados remédios (antidepressivos, estimuladores de apetite e suplementos de vitamina) e, como muitas garotas não admitem que estão doentes, é necessário internar. Vale lembrar que, quanto mais cedo começar o tratamento, maiores serão as chances de sucesso.

Anorexia tem cura?
Felizmente, sim. Cerca de 20% das doentes conseguem sair dessa e ter uma vida normal. 60% têm uma boa recuperação, mas correm o risco de sofrer recaídas e não conseguem desenvolver uma relação saudável com a comida. Por isso, para viver bem, essas pessoas geralmente precisam de acompanhamento psicológico e nutricional. 20% das garotas morrem por causa dessa doença.

68 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.