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Saúde

Tudo o que você precisa saber sobre seios

Para esclarecer todas as dúvidas, inclusive aquelas que dá vergonha de perguntar

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seios

Não dá para negar que os seios são uma das partes mais charmosas do corpo feminino. Mas, ao mesmo tempo em que valorizam a beleza da garota, os seios são motivo de muitas dúvidas. Para ajudá-la a entender tudo sobre esse assunto, procuramos dois especialistas, o ginecologista Théo Lerner e o cirurgião plástico Ewaldo Bolivar de Souza Pinto. Os profissionais esclareceram as dúvidas mais comuns, e até aquelas perguntinhas que dá vergonha de fazer. Aproveite!

Por que eu tenho um seio maior que o outro?

Calma! Embora isso possa parecer o fim do mundo, é absolutamente normal! As pessoas são mesmo assimétricas, ou seja, um lado do corpo não é exatamente igual ao outro, explica o ginecologista Théo Lerner. Além disso, seus seios ainda podem estar se desenvolvendo e um pode crescer mais depressa que o outro. Se a garota estiver muito incomodada com a diferença de tamanho, convém procurar um ginecologista, aconselha o médico.

É normal os seios doerem durante a TPM?

Com certeza! Isso acontece porque no período pré-menstrual ocorre um aumento da retenção de líquido e os seios tendem a inchar. Então, quem possui uma estrutura interna menos elástica (cerca de 1/3 das mulheres) sente a distensão das fibras e dor.

É verdade que não usar sutiã faz com que os seios caiam?

Não é bem assim… Os seios caem pela frouxidão das estruturas de sustentação. Existe uma grande variação individual na resistência dessas estruturas, baseadas em fatores individuais e familiares. A idade, o tamanho e o peso dos seios contribuem para o rompimento dos ligamentos de sustentação. De qualquer forma, o uso do sutiã pode ajudar a diminuir os efeitos da gravidade.

Até quando os seios crescem?

Geralmente, eles começam a se desenvolver por volta dos oito ou nove anos e estão completamente formados entre 16 e 17.

Sutiã com enchimento pode ser usado todos os dias?

O sutiã com enchimento não faz mal à saúde, mas o uso constante pode indicar uma insatisfação muito grande com a auto-imagem. Se você costuma evitar situações em que precisa ficar exposta sem esse acessório, como piscinas e vestiários, é legal procurar um médico!

Qual a idade mínima indicada para colocar silicone?

De acordo com o cirurgião plástico Ewaldo Bolivar de Souza Pinto, a idade mínima é 15 anos. Mas isso varia de pessoa pra pessoa. Portanto, é preciso também consultar um mastologista (especialista em mama) para saber se as glândulas mamárias não se desenvolverão mais.

Se essa hipótese estiver afastada e os seios da paciente forem causa de problemas psicológicos, então coloca-se as próteses, explica. Lembre-se de que garotas menores de idade precisam de acompanhamento e da autorização dos pais para a realização dessa cirurgia.

Se eu for colocar silicone, posso escolher o tamanho que eu quiser?

Mais ou menos. É preciso examinar o tamanho da glândula mamária e, a partir daí, analisar as próteses cabíveis. Mas também é muito importante respeitar a vontade da paciente.

Trata-se de uma cirurgia como outra qualquer, com os mesmos riscos. É imprescindível que os exames (sangue, eletrocardiograma, urina, etc) estejam todos normais. Além disso, a paciente tem que estar bem preparada.

É verdade que precisa trocar a prótese depois de um tempo?

Algumas próteses, feitas de gel coesivo, podem ser usadas por até 20 anos, sem necessidade de troca. Porém, é importante que a paciente faça um acompanhamento médico a cada três anos para ver se está tudo certo com a prótese e realizar a ultra-sonografia da mama.

O tamanho da prótese de silicone não influi no valor do procedimento. A média entre os cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica varia entre cinco e nove mil reais.

O que é o autoexame e para quê serve?

O nome já diz tudo! Autoexame é o exame das mamas feito por você mesma. Ele é muito importante para a prevenção e diagnóstico de várias doenças. O autoexame deve ser feito desde sempre, para que a menina tenha familiaridade com seu corpo, de preferência alguns dias após o fim da menstruação, quando o seio está menos inchado e dolorido.

Como fazer o autoexame?

Em frente ao espelho, observe se existe alguma alteração de tamanho, forma ou coloração entre as mamas. Levante um braço e, com a outra mão, apalpe o seio (do lado do braço levantado) com os dedos bem abertos, como se você estivesse tocando piano. Faça isso dos dois lados.

🌷 Estamos no Outubro Rosa Você sabia que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais com o autoexame, aumentando assim as chances de tratamento e cura? 👍 Vamos lutar juntas pela conscientização e prevenção. #ChamaisOficial #VitaNaturais #AutoExameMamas #Conscientização #OutubroRosa

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Comportamento

Guia da yoga para iniciantes com Priscilla Leite

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Guia da yoga para iniciantes com Priscilla Leite
Divulgação / Rawpixel

A brasileira Priscilla Leite é professora de yoga pioneira na produção de conteúdo gratuito sobre a prática no YouTube, com seu canal Pri Leite Yoga (que está no Instagram como @canal.da.pri). Residente de Los Angeles, com o esposo Darren e a cachorrinha Sky, a professora publica semanalmente vídeos a partir do feedback de seus mais de 749 mil inscritos.

“A ideia de criar o canal veio para ajudar as pessoas que não tinham acesso à prática de yoga, seja por razões financeiras, horário ou até mesmo por não ter um estúdio ou professor em sua cidade. Na época eu já dava aulas de yoga online para uma plataforma paga americana, e decidi gravar em português também e oferecer no YouTube que é uma plataforma gratuita. Nunca imaginei que o canal iria crescer tanto e tocar tantas vidas. Fico muito feliz por ver mais pessoas interessadas na prática e por poder facilitar esse encontro”.

Mas por que praticar yoga? Segundo a professora Leite, trata-se de um exercício para a saúde mental e foco.

“É muito comum que qualquer pessoa fique dispersa em algum momento durante o dia. Afinal, são inúmeras as tarefas cotidianas e quase infinitos os pensamentos que povoam nossas mentes diariamente, nos deixando mais estressados. O Yoga nos ajuda a pensar com mais clareza, e consequentemente, ajuda a aliviar os níveis de ansiedade e promover a calma”.

Para te ajudar a ingressar na yoga da melhor forma, a todateen bateu um papo com a Pri Leite, que respondeu nossas principais dúvidas e separou algumas posições que auxiliam na hora de reestabelecer o foco.

Como manter uma rotina de exercícios na quarentena?

Procure criar um ritmo. Eu diria que um ritual matinal ajuda muito. Às vezes eu até escrevo no meu caderno na noite anterior sobre o que vou fazer no próximo dia e em qual ordem – procuro colocar o meu momento comigo mesma antes de ler e-mails ou realizar outras tarefas, por exemplo.

O mais importante sobre manter a rotina de exercícios é saber que você vale a pena, e mesmo que um dia não role, volte no outro dia e comece outra vez. Disciplina é algo flexível que se adota a nossa vida. Muitas pessoas pensam que se faltar um dia exercício não é pra elas e pronto. Não é bem assim… Lembre-se que é uma prática e não um ponto final.

Existe alguma restrição à yoga? Algum quadro de saúde em que não se indica a prática?

Na dúvida é sempre bom consultar o seu médico, ele é o profissional que pode dizer quais quadros possuem restrição.

O que é preciso para começar?

Somente você. Vista algo confortável – pode até mesmo ser o seu pijama! E pratique no chão mesmo, ou coloque uma coberta ou colchonete para ficar mais confortável. Existem vários tapetes de yoga que podem fazer a prática mais confortável, mas não são necessários. Tudo o que você realmente precisa é dedicar o seu tempo e movimentar o seu corpo com atenção.

Pode nos dizer quais dicas gostaria que todo mundo que está pensando em praticar yoga ou no comecinho da rotina deveria escutar?

Não se cobre! Eu penso no meu relacionamento com a prática de yoga como algo a longo prazo, não uma ficada de uma noite. Exige paciência, tempo e dedicação. Mas quando você se apaixona pela prática isso vale a pena. A parte mais difícil é começar. Por isso, comece agora.

Preparada? Confira algumas posições para te ajudar a focar!

savasana

Essa postura de Yoga é poderosa e traz diversos benefícios para quem a pratica como: produzir grande relaxamento para o corpo curando os transtornos causados pelo excesso de tensão, reduz terapeuticamente o risco de arritmia cardíaca, ataque cardíaco, pressão alta e colesterol e tem um efeito excelente contra a fadiga física e mental, acalmando as ondas cerebrais e estimulando a endorfina, serotonina e melatonina, hormônios que atuam no bem-estar e rejuvenescimento corporal.

Veja como fazer:

Deitado em um tapete de yoga, edredom ou até mesmo no chão comece se espreguiçando como se estivesse acabado de acordar. Feche os olhos se preferir e inale e exale profundamente. Solte cada tensão do seu corpo e deixe-o ficar pesado em direção a terra, se permitindo relaxar e aproveitar esses minutos consigo mesmo sem expectativas e julgamentos. Leve as mãos sob o coração e preste atenção na sua respiração.

postura do guerreiro 2

“Virabhadrasana” ou postura do guerreiro, é uma postura forte como indica o próprio nome. A sua prática desenvolve firmeza, estabilidade e determinação. Esta “asana” fortalece as pernas, ajuda no alinhamento da coluna, alivia dores na lombar e ajuda no aumento da capacidade pulmonar através da expansão do tórax, acompanhada de um “mudra”, pode ajudar no aumento da concentração.

A “asana” na imagem acima se refere a postura do guerreiro 2 em conjunto com o “mudra gyan mudra” que tem como objetivo reduzir a tensão e aumentar o nível de concentração. Essa postura é calmante e espiritualmente desperta.

Veja como fazer:

Em pé, abra as pernas e deixe os pés bem firmes sobre o chão, o peso do corpo deve ser bem distribuído pelos dois pés. Depois, leve o joelho direito para frente flexionando-o sem deixar passar do calcanhar e abra as mãos com a coluna ereta. Leve as palmas das mãos para cima e junte o seu dedo indicador com o polegar, como mostrado na imagem. Foque a sua atenção no seu dedo médio a sua frente. Mantenha a respiração profunda, soltando os ombros e relaxando os pontos de tensão do corpo e depois faça o outro lado.

postura da árvore

A “Vrkshásana” ou a postura da Árvore tem como benefícios desenvolver o equilíbrio e a consciência do alinhamento postural estimulando a coordenação neuromuscular. A posição aquieta a mente, estimula a intuição e a paciência.

Veja como fazer:

Com as solas dos pés firmes no chão, abra o joelho direito para a direita e leve as palmas das mãos para cima, juntando o dedo indicador com o polegar, como na imagem, e depois estique os braços. Respire e inspire com calma.

dicas extras

Para continuar centrado nessa posição é manter o foco no nariz, sempre olhando para baixo. Se quiser saber mais, é só conferir esse vídeo completo da Pri Leite.

Acompanhe a Priscilla pelas redes sociais e site (prileiteyoga.com.br). Para quem ama esse tipo de conteúdo, a professora tem novidade chegando!

“Estamos trabalhando para lançar a plataforma Yoga Co. em breve, assim como um app. Através delas você pode apoiar o meu trabalho através de assinaturas a preços acessíveis e ter acesso a conteúdo exclusivos como o meu podcast e mais!”.

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Saúde

6 dicas simples para quem está começando a se exercitar

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6 dicas simples para quem está começando a se exercitar
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Não é segredo que a atividade física é super importante para levar uma vida saudável, né? Pensando nisso, separamos algumas dicas bem simples para quem está começando a se exercitar. Dá uma olhada:

1. Nós sabemos que pode existir uma ansiedade para querer fazer vários tipos de exercícios, mas é importante conhecer e respeitar os seus limites, combinado?

2. Escolha um horário do dia que você tem mais disposição, assim o exercício renderá mais!

3. Independentemente do exercício escolhido, beber bastante água é essencial!

4. Além de nos oferecer mais bem-estar, criar uma rotina de exercício facilita o treino e ainda pode prevenir possíveis dores.

5. Escutar música durante o exercício pode deixar tudo ainda mais divertido. Então arrase na hora de escolher a playlist!

6. Por fim, não esqueça que a atividade física deve estar acompanhada de uma alimentação saudável.

 

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Comportamento

Setembro Amarelo: formas gratuitas de encontrar apoio psicológico

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Setembro Amarelo: formas gratuitas de encontrar apoio psicológico
Rawpixel

Setembro leva o título de “amarelo” por conta do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, marcado pelo dia 10 deste mês. Essa data é uma memória ao americano Mike Emme, que tirou a vida em seu carro de cor amarela no ano de 1994. O tema começou a ser debatido em nosso país com maior ênfase em 2015, e desde então novos tópicos têm sido somados à discussão em volta do assunto que, mais do que nunca, precisa da atenção de todos.

Em meio a um período de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, encontrar ajuda pode parecer mais difícil. Por isso, a todateen reforça a importância de que você busque apoio psicológico profissional mesmo que seja online. Caso se deslocar até um consultório não seja uma opção, separamos uma série de iniciativas que tem como principal objetivo proporcionar atendimento gratuito e responsável pela web.

+ Setembro Amarelo: como a cultura do cancelamento está afetando nossa saúde mental

site oficial setembro amarelo

A campanha de “Setembro Amarelo” possui um site oficial: www.setembroamarelo.com . Além de informações oficiais sobre o movimento, uma cartilha completa para imprensa e agenda de eventos, o portal também oferece o setor “Encontre Ajuda”.

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Após aplicar um filtro com a sua cidade, o site mostra diversos profissionais da área de saúde mental cadastrados no portal, com suas respectivas informações de contato. É fácil de manejar e há opções para todo o país.

centro de valorização da vida (cvv)

Caso precise de apoio imediato, não exite em discar 188 para contatar o Centro de Valorização da Vida (CVV), o qual presta apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo 24 horas todos os dias.

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Outra forma de contatar o CVV é pelo e-mail (que pode ser acessado aqui: https://www.cvv.org.br/e-mail/) ou chat (link: https://www.cvv.org.br/chat/).

psicologia viva

Para residentes do estado de São Paulo, o site Psicologia Viva disponibiliza atendimento psicológico online gratuitamente durante a quarentena. A plataforma, que permite que o usuário converse com psicólogos autorizados com sigilo e facilidade, não exige muitas informações no cadastro, o que facilita o agendamento.

 

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Acesse: www.psicologiaviva.com.br

escuta 60+

Para quem prefere evitar o atendimento por plataformas digitais, a iniciativa Escuta 60+ realiza atendimento gratuito por telefone para o público a partir dos 60 anos de idade. São oito terapeutas, entre psicólogos, psicanalistas e acompanhantes terapêuticos especializados na área de envelhecimento.

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Uma publicação compartilhada por Escuta 60+ (@escuta60mais) em

O atendimento pode ser feito sem agendamento pelo telefone (11) 3280-8537.

saúde mental na rede

No município de Garanhuns, a residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade de Pernambuco (UPE) realiza uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Atenção Psicológica Professora Lindair Ferreira de Araujo (SAP/UPE). Desta colaboração nasceu o projeto “Saúde Mental na Rede”.

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A população interessada em receber acolhimento ou obter outras informações sobre saúde mental pode entrar em contato pelos telefones: (87) 98120-5433, (87) 99646-9123 e (87) 9.8149-2652. A iniciativa facilita o contato da população com o atendimento psicológico do Sistema Único de Saúde (SUS).

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