Connect with us

Comportamento

Vacinas aprovadas, e agora? Tudo o que sabemos sobre a campanha de imunização contra a Covid-19

Published

on

Vacina aprovada, e agora? Tudo o que sabemos sobre a campanha de imunização da Covid-19

E 2021 chega com uma boa notícia para os brasileiros! Neste domingo (17), A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a autorização para uso emergencial de duas vacinas contra Covid-19 no Brasil. A aprovação se deu por unanimidade, depois que os cinco integrantes da Diretoria Colegiada (Dicol) do órgão votaram a favor da aplicação da vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford com a Fiocruz, e a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

As vacinas serão usadas preferencialmente para uso em programas de saúde pública e, inicialmente, destinado para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.

primeiros status da imunização

A vacinação começou no mesmo dia da aprovação, com a aplicação de uma dose na enfermeira Monica Calanzas, funcionária do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Nesta segunda-feira (18), o imunizante está sendo distribuído para as regiões de Botucatu, Campinas, Marília, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, do estado de São Paulo. Outros 4,5 milhões de doses da vacina Coronavac estão sendo enviadas a outros Estados pelo Ministério da Saúde.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira (18), em evento de entrega simbólica das primeiras doses da vacina CoronaVac, que a projeção é que todos os estados comecem a vacinação ao final do dia, às 17h. Porém, ainda é possível que a imunização só seja iniciada em alguns estados na quarta (20), por questões de logística.

quantidade de doses disponíveis para a população

A aprovação do uso das vacinas se deve à 6 milhões de doses da CoronaVac vindas da China. O Ministério da Saúde informou que com esse primeiro lote de vacinas serão imunizadas 2.854.560 pessoas – vale lembrar que cada uma deve tomar duas doses. O Instituto Butantan fez ainda hoje um novo pedido de uso emergencial à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de 4,8 milhões de doses que já estariam prontas para distribuição.

A expectativa do Butantan é conseguir duplicar a produção da vacina nesta semana, passando a produzir 2 milhões de doses diárias do imunizante. Quanto às doses da vacina da Universidade de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz, havia a expectativa que também fossem usadas mais 2 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZenaca. Porém, a importação da vacina pela Fiocruz, não se concretizou e deve atrasar.

distribuição nos estados

Pazuello apresentou um critério de distribuição das doses da vacina neste domingo (17). O ministro determinou a inclusão nessa conta de uma “taxa de risco” de contaminação em cada unidade da federação, junto com uma proporcionalidade à população de cada uma. Isso significa que estados com maior risco terão mais doses do que o previsto inicialmente, situação que privilegiaria estados em situação mais críticas, como o Amazonas. Essa taxa de risco, segundo o mesmo, será variável ao longo do tempo.

Confira:

Região Sudeste – 2.493.280 doses

  • Minas Gerais – 561.120
    Espírito Santo – 95.440
    Rio de Janeiro – 487.520
    São Paulo – 1.349.200

Região Sul – 681.120 doses

  • Paraná – 242.880
    Santa Catarina – 126.560
    Rio Grande do Sul – 311.680

Região Centro-Oeste – 415.880 doses

  • Mato Grosso do Sul – 61.760
    Mato Grosso – 65.760
    Goiás – 182.400
    Distrito Federal – 105.960

Região Norte – 296.520 doses

  • Rondônia – 33.040
    Acre – 13.840
    Amazonas – 69.880
    Roraima – 10.360
    Pará – 124.560
    Amapá – 15.000
    Tocantins – 29.840

Região Nordeste – 1.200.560 doses

  • Maranhão – 123.040
    Piauí – 61.160
    Ceará – 186.720
    Rio Grande do Norte – 82.440
    Paraíba – 92.960
    Pernambuco – 215.280
    Alagoas – 71.080
    Sergipe – 48.360
    Bahia – 319.520

quando serei vacinado?

O plano nacional de vacinação já divulgado prevê duas etapas de imunização. A primeira inclui o grupo prioritário e deve durar quatro meses, ou seja, até o mês de maio. A segunda inclui a população adulta com menos de 60 anos e deve durar mais um ano. Ou seja, até maio de 2022. A primeira ainda se subdivide em quatro fases:

Primeira fase: serão vacinados os trabalhadores da saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais que morem em lares de idosos; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase: vai abranger pessoas com doenças crônicas como diabetes; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados; pessoas com anemia falciforme; com câncer; com obesidade grave.

Quarta fase: serão vacinados professores, policiais, bombeiros e funcionários do sistema prisional.

Concluídas as quatro fases, começará a vacinação de brasileiros que tenham menos de 60 anos, a definir por cada estado e município.

projeções da imunização

O governo ainda estima que 70% dos brasileiros serão vacinados em 2021. O Ministério da Saúde diz que terá à disposição 354 milhões de doses em 2021. Como as vacinas que o Brasil tem até agora exigem duas doses para garantir a imunidade, isso será suficiente para vacinar 177 milhões dos cerca de 210 milhões de brasileiros. Isso daria pouco mais de 84% da população.

Projeções feitas pela consultoria científica britânica Airfinity a pedido da CNN Brasil, ainda mostram uma estimativa de pelo menos dez meses para vacinar 75% da população brasileira contra a Covid-19, significando que em outubro, três a cada quatro estarão vacinados. Há, porém, muitas incertezas, como possíveis atrasos na chegada das doses e na produção, que podem comprometer esse resultado.

eficácia das vacinas

Na última terça-feira, 12, o governo de São Paulo e o Instituto Butantã anunciaram que a taxa de eficácia geral da Coronavac é de 50,38%, um pouco acima do índice mínimo de 50% estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e defendido pela Anvisa para que uma vacina contra a doença seja aprovada. Já a vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo consórcio da farmacêutica britânica AstraZeneca e da Universidade de Oxford apresentou eficácia que varia de 62% a 90%, eficácia média de 70,32%.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, já havia anunciado em coletiva de imprensa que a CoronaVac demonstra eficácia total contra o surgimento de sintomas graves. A da AstraZeneca também já deu indícios de que é 100% capaz de prevenir casos severos. A pessoa vacinada até correria um pequeno risco de contrair o coronavírus e manifestar sintomas leves, mas a probabilidade de evoluir parar na UTI ou mesmo de morrer são mínimas. Portanto, em uma situação de descontrole da pandemia em diversos países (entre eles o Brasil), a vacinação é a principal saída.

pós-vacina

É importante ressaltar que os próprios técnicos da Anvisa que aprovaram o uso emergencial de ambas as vacinas ressaltaram que o País ainda está longe de ter um cenário em que os cuidados impostos desde o início da pandemia deixem de ser necessários. Por conta disso, ainda é fundamental manter o isolamento e usar a máscara e o álcool em gel.

O início da vacinação não nos desobriga a continuar com uso de máscara, não nos desobriga as medidas de prevenção e afastamento social. Continuaremos vivendo desta forma até termos a pandemia controlada e os contágios controlados a níveis normais de qualquer doença. Isso é muito importante“, ressalta ainda o Ministro da Saúde.

doses anuais

Pazuello afirmou no evento de entrega das primeiras doses da CoronaVac que a vacinação contra o coronavírus deverá ser repetida anualmente, em modelo semelhante ao que começa a ser aplicado, agora, ao país. “Esse modelo se repetirá ano que vem. Continuaremos tomando vacinas para coronavírus e sua variantes todos os anos em uma estratégia definida pelos [Sistema Único de Saúde] SUS. E isso vai entrar em uma normalidade como é H1N1, sarampo e outras doenças ao longo de nossa vida“, disse.

 

*Todas as informações foram retiradas da CNN Brasil, UOL e Estadão.

 

Comportamento

Planners: 5 motivos para você garantir o seu

Published

on

Reprodução/Amazon

Se você está pensando em se organizar melhor esse ano, aposte em um planner! Com várias opções disponíveis, o item pode se tornar muito útil na hora de planejar o seu dia a dia. Pensando nisso, trouxemos 5 motivos que vão te convencer a garantir o seu:

1. Por trazerem diversos recursos de organização, os planners são grandes aliados quando o assunto é ter as informações registradas em um único lugar.

2. Além de ajudar a compor a decoração do ambiente, o produto também pode trazer uma sensação de bem-estar, já que permite anotar ideias e pensamentos importantes.

3. Com todas as tarefas e projetos anotados, o item te ajuda a visualizar tudo de maneira mais fácil, e consequentemente, pode te incentivar a não procrastinar.

4. Os planners também serão super úteis para te dar aquela ajudinha na hora de lembrar as atividades que você ainda precisa realizar.

5. Ah, e alguns modelos contam com um espaço destinado para te ajudar a controlar a sua vida financeira. Fica a dica!

E para te ajudar a escolher o seu planner, separamos algumas opções lindas que estão disponíveis na Amazon. Olha só:

Planner Wire-o Pólen, Mensal e Semanal, 75 Folhas 

Reprodução/Amazon

365 dias de bem-estar: Planner 

Reprodução/Amazon

Planner Revista Mármore Mensal Planejamento, Cicero 

Reprodução/Amazon

Bloco Planner Semanal, Be Happy, 53 Folhas 

Reprodução/Amazon

Planner Vertical, 96 Folhas Personalizadas, Signos 

Reprodução/Amazon

Planner Bloco Pólen Mensal A4, 18 folhas 

Reprodução/Amazon

Planner 2021 Teen Girl Power Black, Foroni 

Reprodução/Amazon

Planner Revista Pastel Mensal, Cicero

Reprodução/Amazon

Agenda Espiral Planner Now United, Tilibra 

Reprodução/Amazon

 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com o site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a TodaTeen pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3a1r1fa

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3d11kxr

Continue Reading

Comportamento

SOS Acre: saiba como ajudar o estado que enfrenta calamidade pública

Published

on

SOS Acre: saiba como ajudar o estado que enfrenta calamidade pública
Rawpixel

Além da pandemia de coronavírus, a população do Acre tem enfrentado um aumento preocupante dos casos de dengue, bem como as consequências das enchentes, que até o momento afetaram cerca de 118 mil moradores, segundo dados apurados pela Defesa Civil. Soma-se a esse cenário uma crise humanitária envolvendo aproximadamente 300 imigrantes haitianos na fronteira do Acre com o Peru, os quais precisam urgentemente de mantimentos, roupas e recursos financeiros.

Apesar de ter apresentado uma diminuição no nível das águas durante os últimos dias, pode demorar mais do que o desejado para que o Rio Acre deixe de afetar o estado, visto que nesta quarta-feira (24) o manancial marcou 14,95 metros de altura, segundo dados da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Essa cheia é considerada histórica para o governo do Acre, que decretou oficialmente na segunda-feira (22) calamidade pública, direito do estado para arrecadar mais recursos da gestão federal.

+Vacinas aprovadas, e agora? Tudo o que sabemos sobre a campanha de imunização contra a Covid-19

Dezenas de famílias estão desalojadas, o sistema de saúde e outros serviços públicos se encontram sobrecarregados, principalmente as internações de UTIs, que se dividem entre casos graves de Covid-19 e dengue.

Quanto aos imigrantes do Haiti, o grupo ocupa atualmente a ponte da Integração que liga a cidade acreana de Assis Brasil com o Peru. A informação dada à imprensa pelo prefeito Jerry Correa é de que o objetivo é entrar no Peru, mobilização motivada pela perda de empregos que os haitianos tiveram desde o início da pandemia no último ano. Segundo o prefeito, esses cidadãos do Haiti vieram para o Brasil após o terremoto de 2010, mas agora buscam mudar novamente de país em busca de emprego.

Diante dessa crise humanitária, somada à atual crise causada pelo coronavírus em todo o país, diversas pessoas têm ajudado o Acre por meio de doações. Quer saber como ajudar? A todateen apurou quais sãos as principais instituições que tem sido fundamentais para auxiliar o estado. Confira!

Arquidiocese de Rio Branco

As doações têm sido realizada pela conta SOS Enchente Rio Acre. Dados bancários: Banco do Brasil, agência 0071-X, conta 100.000-4, CNPJ 14.346.589/0001-99.

Rio Branco

A cidade tem recebido doações pelas organizações: OCA, Palácio das Secretarias, Quartel da Polícia Militar, Igreja Batista do Bosque e lojas da rede de Supermercados Araújo no Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.  Mais informações de como ajudar pelos seguintes telefones: (68) 3215-2811 ou (68) 9905-8001.

SOS Acre

As doações em dinheiro podem ser feitas por transferência ou depósito. Dados bancários: agência 2359-0, conta corrente 14.300-6 ou PIX: 63.589.899/0001-40.

SOS Acre – CUT

Para doar, basta enviar a quantia desejada pelo PIX: 020.888.102-69.

SOS Povos Indígenas do Acre e Sul do Amazonas

As doações têm sido realizadas em dinheiro pelo PIX: (68) 99612-9696.

Continue Reading

Comportamento

Confira 6 verdades que ninguém fala sobre o sexo e você precisa saber

Published

on

Confira 6 verdades que ninguém fala sobre o sexo e você precisa saber
Pexels

Sexo é um tema que a maioria das pessoas adora falar sobre, porém, ainda existem tabus acerca do assunto e alguns fatos importantes são deixados de lado. Por isso, nós da todateen fizemos uma lista com 6 verdades que ninguém fala sobre o sexo, afinal, esse momento não é feito apenas de performances e sensualidade, e muitas vezes pode resultar em situações engraçadas ou constrangedoras.

Então se liga!

5 verdades sobre relacionamentos e sexo que você precisa saber
Como o consumo de pornografia pode afetar a vida sexual e os relacionamentos?
As principais dúvidas que todo mundo tem sobre sexo

1. preliminar é muito importante

Sabe quando você sai com uma pessoa e parece que ela está com pressa de terminar as coisas rápido? Esse é um claro sinal para você nunca mais repetir o encontro. A preliminar é uma parte essencial do sexo, que inclusive ajudam a aumentar o clima e torna o orgasmo feminino mais fácil.

2. sexo não é só penetração

Vivemos em uma sociedade patriarcal que jura que nossa vida giro em torno de um pênis, mas na prática as coisas não são bem assim. Primeiro que se a concepção de sexo fosse apenas com penetração, muitas lésbicas poderiam se considerar virgem para sempre. Segundo que muitas mulheres, mesmo heterossexuais, nem sentem tanto prazer com isso. Então, vale ter criatividade e tornar outros tipos de estímulo os protagonistas do momento.

3. sexo anal também pode ser prazeroso para as mulheres

Chega de tabu! O sexo anal pode agradar muitas mulheres e a gente fala sobre isso com muitos detalhes aqui.

4. fazer xixi depois do sexo é essencial

Alô, mulheres! Depois de cada relação sexual, o ideal é fazer xixi para eliminar as bactérias do local e evitar infecção urinária.

 

5. na hora H, é muito mais importante sentir prazer do que encanar com o corpo

Sabe aquela posição que você adora mas se sente mal porque a barriga não fica tão chapada? Pode fazer sem medo! Durante a relação, o foco deve ser o prazer (e vale lembrar que todo mundo tem inseguranças, então provavelmente a pessoa com quem você está também deve estar encanada com algo).

6. é importante falar o que gosta

Tudo bem que pode dar vergonha, mas é super importante falar o que gosta ou não durante o sexo, justamente para poder aproveitar melhor o momento. Lembre-se que ninguém conhece seu corpo tão bem quanto você mesma!

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.