Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

“Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil” leva um novo olhar à realidade dos refugiados

"Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil" leva um novo olhar à realidade dos refugiados
"Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil" leva um novo olhar à realidade dos refugiados

A gente sabe que o período de vestibular e provas, no geral, é muito estressante. A ideia de ter que entender e decorar todas as fórmulas e datas para ser testado durante algumas horas é muito ruim e, por isso, tudo que é possível fazer para aliviar esse momento, a gente topa.

Sabendo disso, a todateen veio apresentar Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil, nova publicação da Companhia das Letras. O livro é traz uma linguagem acessível e um panorama histórico do refúgio no Brasil e no mundo, apresentando conceitos e dados, além de mostrar infográficos sobre os principais conflitos que geraram esses fluxos migratórios.

Conectadas: conheça o livro de Clara Alves que mostra as dificuldades de entender a sexualidade

O resultado é um material humano e sensível, que dá voz a quem precisa ser ouvido e celebra as diferenças que tornam nossa nação tão plural.

mas como isso vai me ajudar?

Além de ter História e Geografia no vestibular, normalmente as redações costumam pedir temas atuais e de conhecimento geral. E é aí que o livro entra. Para cada lugar que sofre um conflito, como a Palestina ou a Venezuela, temos um resumão de tudo que aconteceu e como está a situação do país no momento.

Tudo é escrito de forma muito clara e dinâmica, então pode ficar tranquila que não veremos os textos maçantes dos livros da escola. Além disso, as escritoras Aryane Cararo e Duda Porto de Souza reuniram uma série de testemunhos dos refugiados que ilustram ainda mais a história e a deixam acessível a todos que querem entender melhor os temas.

Outro ponto legal é que, com a presença de muitos dados, as autoras desmistificam diversas fake news acerca do assunto e mostram conhecimento para além do senso comum. Por exemplo, elas provam que em 2018, enquanto os brasileiros acreditavam que existia 30% de refugiados no Brasil, o número exato era algo em torno de 0,4%!

O que é a taxação de livros e como ela influencia na cultura brasileira?

Além disso, muita gente acredita que eles não sabem falar português, mas a verdade é que, segundo uma pesquisa da ONU, 92% dos refugiados do país falam a nossa língua!

Esses são apenas alguns dos temas que as autoras citam no livro, que é um estudo aprofundado sobre os refugiados que, por diversos motivos, vêm parar no Brasil.

Partiu leitura?

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.