Comportamento
Lili Reinhart e meninas do mundo todo contam por que não denunciaram assédios
A hashtag #WhyIDidntReport rendeu depoimentos muito fortes; vem conferir!
Published
2 anos agoon
By
Sofia Duarte
Além da atriz Lili Reinhart, mulheres de várias nacionalidades usaram a hashtag #WhyIDidntReport no Twitter para desabafar e contar por que elas não denunciaram quando sofreram assédio sexual. A maioria das meninas revela motivos como medo, vergonha e até mesmo falta de conhecimento sobre o assunto.
Confira tweets com a hashtag #WhyIDidntReport:
Because I didn’t want to lose my job or make people think I was a drama queen. #WhyIDidntReport
— Lili Reinhart (@lilireinhart) September 21, 2018
Lili Reinhart, a Betty de Riverdale, justificou o motivo de não ter denunciado o assédio que sofreu: “Porque eu não queria perder o meu emprego ou fazer com que as pessoas pensassem que eu era a rainha do drama.”
Muitas brasileiras também compartilharam suas experiências:
#WhyIDidntReport
Ele fez a cabeça de todos ao meu redor na época, e mesmo tendo provas, ninguém acreditou em mim. Fiquei me sentindo culpada e guardando tudo sozinha por meses. Não denunciei e não comentei mais pra não colocar a minha segurança em risco.— corta na frente e pika atrás (@cabelocheiroso) September 26, 2018
https://twitter.com/Ops_Babs/status/1043597996716371968
#WhyIDidntReport ?
porque o abuso é uma coisa tão agressiva em todos os sentido na vida de uma pessoa, que muitas vezes o inconsciente recalca (bloqueia) esse acontecimento. E o abusador, envolve a vítima nessa cena, que muitas vezes ela acredita ter sido imaginação…— _minnie.misr (@minnie_misr) September 21, 2018
#WhyIDidntReport
-Porque foi alguém próximo
-Porque eu não sabia direito o que tava acontecendo
-porque envolviam muita coisa além de mim
-por medo da reação das pessoas da família— Madu quarentenou (@vausecanx) September 22, 2018
Muitas meninas ficaram com medo da reação das outras pessoas, ou simplesmente estavam assustadas e não entendiam o que havia acontecido. Algumas falaram que até chegaram a denunciar o abuso, mas outras pessoas pediram para elas ficarem quietas.
Segundo pesquisa do Datafolha do ano passado, quatro em cada dez brasileiras (42%) já sofreram assédio sexual. Esse número mostra o quanto o assunto é sério, e o quanto devemos discutir sobre ele.
Saiba mais sobre o tema assédio sexual:
-
- É normal ficar em dúvida sobre o que é assédio. Isso porque existem diversas formas de assédio. Mas todas elas são uma tentativa de dominação na qual alguém pressiona e cerca outra pessoa. Pode ser uma importunação pontual ou uma perseguição mais insistente. Vale lembrar que em qualquer um dos casos, o assediador age para oprimir e às vezes tentar tirar vantagem sobre a vítima, sendo assim, o assunto é muito grave.
-
- Apesar de o assédio sexual ser o mais falado, existem outras formas de assédio, como o assédio moral ou psicológico. “Estes conceitos são muito próximos, pois têm o mesmo objetivo, a dominação e a intimidação, provocando terror e estresse por meio de comportamentos ofensivos, abusivos, maliciosos ou insultuosos. Com isso, o agredido se sente intensamente ameaçado , humilhado e até mesmo violado, pois se vê em uma posição de vulnerabilidade e fragilidade, o que abala diretamente sua autoconfiança”, explica a psicóloga Lia Clerot.
-
- “Em primeiro lugar, a vítima deve procurar ajuda imediatamente, preferencialmente de uma autoridade policial e denunciar o mais rápido possível, lembrando que o assédio sexual é um crime previsto em lei”, recomenda Clerot. Se possível, não faça isso sozinha: ter a companhia de seus pais ou um adulto de sua confiança é muito importante neste momento.
-
- Atualmente, é possível registrar a queixa até mesmo por telefone através do número 180. Se o assédio aconteceu em local privado, procure o segurança do estabelecimento, mas não deixe de registrar a queixa formalmente às autoridades. “O que pode parecer uma simples cantada para um, pode por em risco sua integridade física e mental”, lembra a psicóloga.
-
- Do ponto de vista psicológico, a pessoa assediada precisa entender que ela foi vítima e jamais pensar que teve culpa. Se achar necessário, busque a ajuda de um profissional da área para se recuperar o trauma. “É muito comum, depois de um processo agressivo que é o abuso sexual, a pessoa pensar que ela teve uma parcela de culpa naquilo, que provocou aquela situação. O abusador a coloca em uma situação de tamanha fragilidade que realmente a deixa abalada. O apoio da família e dos amigos é fundamental para superar esses sentimentos negativos, porém muitas vezes deve buscar também ajuda de um profissional”, explica a especialista.
-
- O assédio moral ou psicológico é um pouco mais difícil de identificar do que o sexual, por isso, exige que você preste atenção nos detalhes. “Observe se o agressor trata de maneira desrespeitosa apenas você, se é um comportamento que se repete com outras pessoas ou é cíclico (de tempos em tempos te assedia ou escolhe alguém para assediar). Se for apenas você, realmente se trata de um abuso moral e o primeiro passo é deixar claro para o agressor que isto não lhe agrada. Se não surtir resultado, procure alguém superior (seus pais, seguranças do estabelecimento em que você está ou coordenadores da escola, por exemplo) para recorrer”, recomenda Lia.
-
- Vale lembrar que o assédio moral ou o psicológico não costuma ocorrer apenas uma vez e normalmente parte de pessoas do seu convívio, por isso buscar apoio de amigos e familiares neste momento é essencial. Se a intensidade do assédio for muito grande, envolver ameaças, ou nenhuma das alternativas anteriores terem resolvido o caso, é preciso registrar queixa também na polícia. Não se cale!
-
- “O assédio é uma agressão emocional e psicológica que pode deixar a pessoa doente, acarretando estresse, insônia, depressão, sem falar que pode evoluir para uma agressão física. Não se deve encarar como uma bobagem. Procure os amigos, familiares, colegas de profissão para que testemunhem os atos do agressor e também e deem apoio necessário para superar o abalo causado por ele”, lembra a psicóloga.
-
- O assédio sexual pode partir de qualquer pessoa, seja um desconhecido na rua ou mesmo um familiar, dentro de casa. Por isso, se o assediador for alguém conhecido, deixe claro sua insatisfação e também denuncie (se houver abuso sexual então, não tem nem conversa!). Se alguém que detinha sua confiança e que te conhece passou dos limites aceitáveis de brincadeiras ou de flertes o caso merece total atenção. “Se o caso tratar de assédio psicológico ou moral, converse e afaste-se. Não devemos permitir pessoas que nos fazem mal ao nosso redor”, lembra Lia.
-
- “No que diz respeito ao assédio sexual, não existe uma fórmula ou uma tabela para dizer o que é assédio e o que não é. Isto porque foi-se aceitando e tratando como normal aquele ‘fiu-fiu’ na rua e tratamentos que passam do limite do simples elogio. Mas estamos evoluindo muito neste sentido e, até mesmo perante a justiça, muitos hábitos inoportunos já estão sendo tratados como assédio”, comenta a especialista.
-
- Lia explica então que o limite sobre o que é assédio e o que é flerte está na concessão e no seu bem-estar. Se você permitiu ou deu abertura ao flerte e à paquera, isso deve ser algo prazeroso e que faz bem para a sua autoestima. Quando a aproximação é feita de um jeito que te faz se sentir ofendida, constrangida, incomodada ou violada, é o primeiro sinal de alerta para o assédio. Além disso, assediador costuma ser insistente e se coloca em uma posição superior que o permite ultrapassar os limites impostos por você, achando que tem poder sobre você.
-
- No caso do assédio moral ou psicológico, este desconforto também se faz presente. O assediador não costuma “atacar” apenas uma vez, ele insiste em colocar você ou alguma vítima sempre em posição de domínio, testando o poder sobre ele. Portanto, se isso acontecer, deixe claro que você não está satisfeita com a maneira que vem sendo tratada. Se o boy não tem a intenção de te fazer mal e agiu de maneira errada “sem querer”, ele vai entender, se desculpar e mudar de atitude. Agora, se a sua opinião e desejo forem ignoradas, é hora de cair fora, ou em casos mais graves, partir para a denúncia.
-
- “Dê apoio principalmente no sentido de valorização da autoestima, pois é o que mais fica abalado nos casos de assédio. A vítima costuma se sentir culpada e começa a procurar em si características ou atitudes que deram abertura para o assediador. Ela passa a se questionar e até a achar que ‘mereceu’ passar por aquilo por ter agido de maneira errada”, aconselha a psicóloga.
-
- Outro ponto importante é mostrar que ela não está sozinha para enfrentar o assediador. É comum que a vítima se sinta fragilizada e se sinta fraca e impotente, pois é colocada em posição de inferior. A menina que sofre assédio tem medo de que o caso se agrave e vive com medo, afinal, estamos falando de uma forma de agressão. Por isso, ajude-a a enfrentar este medo, inclusive na hora de realizar queixas ou denúncias a outras pessoas ou autoridades. Juntas somos mais fortes!
-
- “É muito comum que o assediador negue que está cometendo assédio”, lembra Lia. Por isto, tente reunir provas. Se for algo recorrente, anote dias, horários, pessoas presentes, tudo o que puder documentar. “Hoje em dia com a tecnologia, é possível até mesmo gravar diálogos para servir de provas”, completa a psicóloga.
-
- Poder contar com o apoio da sua família e amigas nessas horas também faz toda a diferença! É comum que o assediador te acuse de “louca” e tente te manipular de todas as formas possíveis para que você passe a achar que “é só coisa da sua cabeça”. Por isso, manter a cabeça no lugar e ser firme é essencial, apesar de difícil. Força, mana!
You may like
-
BBB21: comentário de Nego Di mostra que nem diante das câmeras a mulher é respeitada
-
BBB21: equipe de Carla Diaz se pronuncia após referências de Nego Di à assédio: “Não passará despercebido”
-
Mel Maia se assusta com comportamento de motorista: “Só quem é mulher entende”
-
Lili Reinhart revela que tinha impostora se passando por ela em entrevistas recentes à imprensa internacional – vem entender!
-
“Riverdale”: Lili Reinhart revela detalhes da vida de Betty Cooper na quinta temporada
-
“Nado Livre: Swimming Lessons”: tudo sobre o novo livro de Lili Reinhart, atriz de “Riverdale”
Comportamento
Como “Moxie” mostra que é preciso manter a cabeça erguida quando o assunto é machismo
Published
1 dia agoon
1 de Março de 2021
Desde muito jovens, nós mulheres nos deparamos com inúmeras regras de comportamento e conduta, seja pelo nosso jeito de se comunicar, de se vestir, na maneira de se impor em determinada situação – ou ainda na alta frequência que acabamos ficando caladas para não causar nenhum desconforto. Todas essas normas implícitas na nossa vida variam de acordo com o ambiente que estamos, mas nem sempre se aplicam para os homens. E é a partir dessas pequenas ou grandes desigualdades que nos deparamos ao longo da infância e adolescência que pode surgir uma faísca para muitas de nós entrarem em contato com o feminismo.
Em Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta, que chega ao catálogo da Netflix nesta quarta-feira (3), vemos essa faísca surgindo na trajetória de Vivian (Hadley Robinson), uma garota de 16 anos, aparentemente tímida, que sempre preferiu seguir as regras e não chamar a atenção. O “despertar” dessa jovem acontece quando a chegada de uma nova aluna, a Lucy (Alycia Pascual-Peña), a força a analisar o comportamento dos garotos da sua escola.
Baseado no romance de mesmo nome da autora americana Jennifer Mathieu e dirigido pela icônica Amy Poehler, que também interpreta a mãe de Vivian no filme, a história se desenvolve na medida que a protagonista percebe que está cansada do que vê no ambiente escolar. Assim, ela se inspira na trajetória feminista da mãe e publica anonimamente um fanzine chamado Moxie para expor os preconceitos e as desigualdades do colégio – desencadeando uma mobilização maior do que esperava!
A todateen teve a oportunidade de assistir previamente ao filme e separou alguns dos destaques dessa trama inspiradora. Por isso, cuidado com os spoilers abaixo!

Colleen Hayes/ NETFLIX © 2020
Manter a cabeça erguida é algo que Vivian percebe que precisa fazer logo quando se depara com os assédios que Lucy sofre por Mitchell (Patrick Schwarzenegger), capitão do time de futebol da escola. A nova aluna não recebe suporte da própria diretora da escola, que segue uma atitude de “passar o pano” para qualquer comportamento inadequado do garoto, o qual aumenta o status da escola pelo esporte.
Diante desse machismo enraizado nas próprias estruturas do colégio, o longa traz essa mensagem de não aceitar o machismo como apenas uma “brincadeira” dos homens, o que fica como uma referência muito importante para as adolescentes dessa geração. E, como o filme é ambientado em uma escola, acompanhamos várias situações um tanto quanto didáticas para abrir o olhar das jovens, exibindo que crescemos em meio a um espaço que não nos acolhe sempre, mas que não precisamos aceitar isso e ficar caladas.
A jornada das personagens se desconstruindo e mantendo a cabeça erguida ainda é acompanhada de vários dramas e inseguranças comuns na vida de uma adolescente. E todos esses sentimentos fazem com que nem todas as atitudes das garotas sejam sempre as ideais. Mas isso ainda é aceitável levando em consideração que estamos falando de um filme ambientado no ensino médio e que não deixa de explorar esse lado mais sentimental – mostrando todo o processo dessas garotas, ao mesmo tempo, se descobrindo como mulheres e ainda descobrindo o feminismo.

Colleen Hayes/ NETFLIX © 2020
Porém, diferente de outros longas do mesmo estilo, algo em Moxie se destaca: a rivalidade feminina não é o motor da história! A partir do fanzine inspirado na trajetória feminista da mãe de Vivian, a protagonista cultiva novas amizades com garotas de diferentes grupos e elas aprendem a enfrentar, juntas, os altos e baixos do colégio e os dilemas da vida como adolescente.
E a união das mulheres nesta história fica ainda mais interessante por conta da diversidade. O elenco traz jovens com diferentes trajetórias e causas para agregar ainda mais à trama, como a atriz Josie Totah, que expõe pela sua personagem as dificuldades de conseguir um papel feminino em uma peça de teatro por ser uma mulher trans.
Ainda acompanhamos as perspectivas de mulheres negras, asiáticas, latinas, entre outras, sendo exploradas ao longo do filme. Porém, algumas dessas narrativas ficam apenas na superfície, não mostrando todas as complexidades que podem ser expostas quando o assunto é feminismo. Por ser uma adaptação de um livro, é perceptível que o resultado que vemos na Netflix optou por trazer diferentes pautas ainda assim, mesmo não tendo o tempo necessário para explorá-las com afinco.

Colleen Hayes/ NETFLIX © 2020
Vale destacar que Moxie também é estrelado por Lauren Tsai, Nico Hiraga, Sydney Park, Josephine Langford, Clark Gregg, Josie Totah, Anjelika Washington, Charlie Hall, Sabrina Haskett, Ike Barinholtz e Marcia Gay Harden.
Ficou interessada ainda mais pela história? Então confira o trailer oficial do filme abaixo:
Comportamento
Horóscopo de 1° a 7 de março: Lua Cheia segue influenciando necessidade de agir com compaixão
Published
1 dia agoon
1 de Março de 2021
Março chegou com muita emoção, sonho e coletividade. Os próximos dias serão de reflexão interna, vontade de botar a mão na massa e muito romantismo. Segundo nossa astróloga Virginia Gaia, este período pisciano é perfeito para o cuidado com a espiritualidade e a prática compaixão.
Antes da gente detalhar o astral dos próximos dias, sabia que você pode compreender as informações do céu e horóscopo semanal com maior propriedade se fizer seu mapa astral? É só clicar aqui e seguir o passo a passo gratuito da nossa bruxona, Virginia Gaia!
O primeiro fator a ser considerado nesta semana é que Vênus, o qual rege as relações, está no sonhador signo de Peixes. Com o passar dos dias, este planeta vai se aproximando do Sol e de Netuno, regente dos mares do inconsciente, que por sua vez também está pertinho do astro-rei. “É hora, portanto, de levarmos mais luz aos temas inconscientes, buscando vencer medos, compreender padrões relacionais e entender o significado profundo do que vier do mundo dos sonhos e da espiritualidade”, explica a astróloga.
Para completar o astral emocional, a Lua Cheia, que teve seu ápice no último sábado (27), segue influenciando o céu. “Com o Sol em Peixes e a Lua em Virgem, em harmonia com Urano em Touro, essa Lua Cheia iluminou Thuban, a estrela alfa da constelação do Dragão. Marcando a boca desse ser mitológico fantástico que cospe fogo, Thuban já foi no passado o referencial para o Polo Norte terrestre, há cerca de quatro mil anos atrás. Segundo o mito, o Dragão representado pela constelação guardava as maçãs de ouro do jardim das ninfas da primavera, que era considerado o mais fértil de todos, em uma simbologia que remete ao poder mágico presente na alquimia interna, no equilíbrio de polaridades e nas ações práticas”, diz a bruxona.
Gaia afirma que essa fase da lua nos influenciará até sexta-feira (5), quando a fase Minguante chega para dominar, o que reforça esse momento de reflexão e olhar interno, ao passo em que também seremos cobrados para que possamos agir de maneira mais racional. “Isso tudo porque, na próxima quinta-feira (4), Marte, regente da ação, ingressa no mental e dinâmico signo de Gêmeos e, além disso, também teremos a conjunção exata entre Mercúrio e Júpiter, em Aquário, no dia seguinte”, completa.
“A semana favorece o processamento das emoções, sensações e intuições para que possamos agir com mais consciência e coerência. Afinal, em meio a um astral tão romântico, é sempre bom racionalizar os acontecimentos para poder usar mais a cabeça ainda que estejamos submersos nos assuntos do coração”, finaliza.
Confira as previsões astrológicas do seu signo entre 1° e 7 de março!
áries
Segure a ansiedade, mas seja mais prático e ágil, ariano. Na dúvida, procure respirar fundo antes de sair por aí resolvendo as coisas de forma atropelada. Diga o que pensa, mas use o seu sexto sentido para não se expor demais.
touro
Cuidado com ações impensadas e exageros, taurino. Na dúvida, opte pelo que for mais simples. Cuidado com promessas vazias e sonhos exagerados. Esteja atento às finanças para não gastar por conta da empolgação.
gêmeos
O céu está cheio de movimento e muito dinamismo para você, geminiano. Tome a iniciativa, mas tenha calma e saiba ouvir os outros. É importante dividir decisões e não pecar pelo individualismo.
câncer
O céu está cheio de emoção e você cada vez mais reflexivo, canceriano. Esteja atento ao trabalho e as questões do dia a dia ainda que você precise diminuir o ritmo para pensar nos próximos passos.
leão
É hora de seduzir e também de usar a sua persuasão, leonino. Mas é importante não exagerar e acabar se perdendo em meio a tanta força e vontade de ser notado. Use a criatividade e a intuição para saber a medida certa das coisas.
virgem
É hora de você cuidar mais de si mesmo, virginiano. Use a sabedoria e poupe a sua energia. Esteja mais em casa e com a família para reabastecer as baterias e até ter mais tempo para reflexão.
libra
Organize os seus pensamentos para você poder aplicar todos os seus talentos sem perder o senso prático, libriano. Cuide da rotina e busque ter mais conforto e calma para resolver as questões do dia a dia.
escorpião
Pense nas suas prioridades, escorpiano, e saiba investir tempo e dinheiro no que é prioritário. Você pode implementar mudanças e até desapegar de algumas coisas, mas não deixe de pensar no futuro, incluindo aí as suas finanças.
sagitário
Saiba se comunicar e busque fazer boas alianças, sagitariano. O momento favorece novas parcerias e relacionamentos, mas você precisa saber concentrar a sua energia de maneira sábia. Seja estratégico na hora de falar e se apresentar.
capricórnio
Antes de tomar decisões bruscas, capricorniano, procure olhar para dentro e refletir sobre suas ações. É fundamental que você tenha equilíbrio interno para tomar as atitudes certas, na hora certa.
aquário
Seja mais você, aquariano. É hora de agir com sabedoria e até racionalizar alguns sentimentos. Esteja com amigos e pessoas queridas, mas saiba fazer um filtro de tudo o que dizem para você.
peixes
O Sol segue iluminando o seu signo! Nesta semana, celebre o seu aniversário pensando nos seus planos de longo prazo, aproveitando também para renovar o ambiente doméstico e familiar.
Quer saber mais sobre conteúdos bruxões de magia & astrologia? Acompanhe a bruxona da todateen, a astróloga Virginia Gaia!
Instagram: @virginiagaia
Facebook: @virginiagaiaoficial
Site Oficial: virginiagaia.com.br
Mapa Astral Grátis: virginiagaia.com.br/mapa-astral-gratuito/
Comportamento
Horóscopo de março: céu pede atenção para temas sociais e reflexão sobre efetividade do cancelamento
Published
4 dias agoon
26 de Fevereiro de 2021
Em março ocorre o ano novo astrológico, marcado pelo ingresso do sol em Áries no dia 20 de março, quando ocorre o equinócio de primavera e outono, no hemisfério norte e sul, respectivamente. Exatamente neste dia, um novo ciclo se inicia na astrologia, e segundo nossa astróloga Virginia Gaia, trata-se de um momento para reflexão, inspiração e discussão sobre empatia, compaixão e olhar para as pessoas isoladas.
Antes da gente detalhar o astral de março, sabia que você pode compreender as informações do céu e horóscopo mensal com maior propriedade se fizer seu mapa astral? É só clicar aqui e seguir o passo a passo gratuito da nossa bruxona, Virginia Gaia!
+ Peixes: saiba tudo sobre o signo mais emotivo do zodíaco
“É tempo de trazer mais atenção para a parcela da sociedade que sofre as consequências de não ter seus direitos garantidos. Depois do ano novo astrológico, uma necessidade de transformar esses pensamentos de empatia em ações efetivas irá prevalecer”, começa a bruxona. “O tom do mês está nas questões de coletividade, como exercício da escuta e acolhimento. Março é um mês para transformação social, desde uma mudança dentro do nosso ciclo a um impacto global”, completa.
Mas de onde vem tudo isso? Em meio ao sol pisciano, no dia 4, Marte agita o céu ao ingressar no signo de Gêmeos, o que, segundo Gaia, leva ao pensamento de que “precisamos agir, sair do plano das ideias”. A potência aumenta na Lua Nova do dia 13, quando o satélite da Terra e o sol ficam juntinhos no signo de Peixes, somados à conjunção de Netuno – que começa já no dia 10 – e Vênus. Tanta emoção de água ilumina a estrela Markab, alfa da constelação do Pégaso, o cavalo alado que carrega os raios de Zeus.
Para entender melhor o que isso significa, precisamos relembrar o mito sobre este ser com asas, que nasceu do sangue derramado de Medusa. A mulher castigada com olhos que transformam em rocha e serpentes no lugar de cabelos, na verdade, é muito mais do que um monstro, já que essas características seriam um castigo de Atenas à mulher que sofreu violência sexual em seu templo. Entre grandes reflexões sobre a emancipação feminina, o fato é que, segundo o mito, quando Perseu derrotou a Medusa, o sangue derramado entrou em contato com água, ouviu-se um trovão e surgiu uma espuma. De lá, nasceu um cavalo branco com asas, o qual simboliza a liberdade e chegada da primavera – lembra da aproximação do equinócio?
“Momento de levar libertação para o outro, pelo perdão, por exemplo, e perceber que o exercício da compaixão nos favorece, porque perdoar também nos liberta. O fato da lua ser em Peixes enfatiza essa atenção para o outro, principalmente minorias, fazendo a gente agir mais em relação aqueles que não possuem privilégios. O cancelamento é outra pauta inclusa nesta reflexão, afinal, muitas vezes uma mão estendida é muito mais efetiva do que o prejuízo causado pela web à saúde mental, que é outro tema em foco durante o mês”, conta a taróloga.
Falando em cancelamento, a lua nova mostra que muitas vezes a necessidade de mudança está em nós. “Este céu é onírico e propício para nos livrarmos dos obstáculos que estão atrapalhando o nosso bem estar, coisas que estão impedindo nossa felicidade no cotidiano, atrapalhando nossas relações de serem positivas. Precisamos de um olhar para dentro em busca de mudanças, porque muitas vezes o problema que enxergamos no outro pode ser nosso. O que, em você, está te impedindo de ter relacionamentos saudáveis? Essa é uma Lua Nova de faxina emocional, mudar nosso comportamento e rever relações que podem ser tóxicas, em meio a uma compreensão de que extremos são sempre negativos, então sem felicidade tóxica”.
Do dia 10 a 15 ocorre uma ascensão dos temas românticos, de espiritualidade e saúde coletiva, já que além dos fatores mencionados, no dia 14 Vênus entra em conjunção com Netuno, seguido do ingresso de Mercúrio em Peixes no dia 15. Gaia reforça o exercício da mudança interna e fuga de ilusões para estes dias: “Pense mais sobre o que você pode fazer pelo outro, exercite o perdão e entendimento mais profundo das relações. Mas, cuidado com a idealização de relações perfeitas, porque dessa forma você pode acabar entrando em uma onda de positividade tóxica. É tanta emoção no céu, que você pode acabar se perdendo nas idealizações”.
No dia 20, o sol ingressa em Áries e a ação começa! Em seguida (21) Marte, em Gêmeos, entra em trígono com Saturno, em Aquário. Essa harmonia favorece a ação pelo coletivo e movimentação na comunicação. Neste mesmo dia, Vênus ingressa em Áries, trazendo um pouco mais de reflexão sobre as suas atitudes e o impacto delas nas relações.
Março conta ainda com uma Lua Cheia após o ano novo astrológico, no dia 28. O sol ariano fica em conjunção com Vênus, também em Áries, bem como Saturno, em Aquário, e Marte em Gêmeos, enquanto a lua está em Libra. Esse cenário forma um trígono, nome dado à formação no céu de um triângulo equilátero – termo utilizado para caracterizar um triângulo de três lados de igual medida, e consequentemente, três ângulos internos de 60°. Desta formação, a estrela em destaque é Vindemiatrix, a epsilon da constelação de Virgem.
Existem várias versões do mito sobre o símbolo que representa este signo de terra, mas em geral, podemos dizer que se trata de uma mulher coletora de trigo. Virgem não significa, nesse caso, ter tido ou não uma relação sexual, mas sim que a moça do símbolo é uma mulher jovem. A estrela desta lua cheia está localizada no braço esquerdo da moça, conhecido por ser o utilizado pela coleta de ramos de uvas.
“Essa é uma estrela de trabalho, prosperidade, de fazer acontecer! Ela está presente em mapas de pessoas independentes e bem sucedidas, que correm atrás dos seus objetivos. A dica para essa lua cheia é perceber quem está ao seu lado na hora de auxiliar a prosperar, rever sua comunicação e parcerias e, principalmente, entender que a mudança é fruto das nossas ações”.
Para fechar o mês, no dia 30, Mercúrio ingressa em Peixes em conjunção com Netuno, trazendo um pouco mais de compreensão sobre todas as ações do mês, que será pra lá de agitado 😉 .
Confira as previsões astrológicas do seu signo para março!
áries
Este é um mês bem transformador para arianos, principalmente por causa de Marte em Gêmeos, então se prepare para um período com muitas coisas na cabeça, vai bater uma vontade boa de produzir. Sua comunicação também está ótima, o que é perfeito para tornar este momento de ação ainda mais potente. Aproveite para aprender muito e botar seus planos em prática, mas não esqueça de prestar atenção para não falar o que não deve, busque, de vez em quando, alguns momentos de introspecção para reavaliar seu planejamento.
touro
Taurinos e taurinas estão com a cabeça nas nuvens <3 . O momento é de sonhos e planos para o futuro, mas cuidado para não se prender em idealizações. Ao longo do mês, preste atenção nas coisas práticas da rotina, para não perder o controle das coisas enquanto passa por esse período mais colorido. Pense um pouco mais em você, praticando exercícios, mudando o visual e cuidando da saúde mental, por exemplo. Nos relacionamentos, sejam amorosos ou de amizade, a dica é não esperar demais dos outros ou acreditar tanto em promessas.
gêmeos
A sua cabeça anda agitada, porque esse é um mês para estar elétrico, aprender muito e realizar alguns planos. Com a chegada do fim de março, lembre-se que você não precisa resolver tudo de uma forma desajeitada para dar conta da correria. Não abrace o mundo, saiba dividir demandas pessoais, tempo com a família, amigos e crushes das suas obrigações no trabalho e estudo, eleja as prioridades e se organize.
câncer
Você anda em uma pegada de fé, espiritualidade e misticismo. Mas, cuidado para não se perder em meio a tanta intuição. Coloque sua vida no planner, divida as tarefas e controle a ansiedade. Março também é um mês para repensar pré-julgamentos e exercitar a escuta.
leão
Você anda com vontade de fazer diferente, virar páginas e desapegar. Este é o momento ideal para pensar em novos valores e como realizar mudanças que satisfaçam seus objetivos de transformação. Só tome cuidado para que, nessa sua onda de desapego, algumas relações positivas não acabem sendo deixadas de lado sem necessidade. Escute um pouco mais o outro antes de jogar tudo para o alto, entretanto, caso se trate de um vínculo carregado por um peso negativo, melhor se aventurar deixando isso para trás, buscar novos interesses e pessoas.
virgem
Esse é um período de entender melhor o próximo, e consequentemente, aprender bastante sobre nós mesmos através disso. Neste astral sensível, você pode acabar tendo percepções mais profundas sobre padrões psíquicos ligados aos relacionamentos. A vida afetiva anda ruim? Então é hora de olhar mais para dentro e perceber quais atitudes suas precisam ser modificadas em relação aos outros. Outro ponto importante é aprender a perceber quando as pessoas estão sugando sua energia, afaste-se do que não é positivo. A sua intuição anda potente, assim como temas místicos e espirituais, aproveite para expandir seus conhecimentos de bruxa.
libra
Librianos andam criativos, cheios de energia para realizar coisas diferentes. Entretanto, tenha mais atenção para não acabar se distraindo. Este é um momento para trabalhar em grupo, só garanta que tudo seja sempre bem dividido, não espere demais do próximo ou aguarde os outros agirem por você, bote a mão na massa!
escorpião
Escorpianos e escorpianas andam bem inspirados, querendo fazer as coisas do seu próprio jeito – mas tome cuidado para não exagerar, evite se precipitar pelo que não vale a pena. O tema das relações, principalmente amorosas, andam em alta, por isso, trabalhe sua autoestima e temas tabu, este é um momento de virada, só não imponha os seus desejos para as outras pessoas.
sagitário
Este é um ótimo momento para resolver pendências nas relações, a comunicação diplomática está lhe inspirando a conversar com as pessoas, então aproveite para escutar, pedir desculpas e ser empático. Na área das paqueras, as coisas esquentam no fim do mês, por isso, preste atenção nos padrões de relacionamento, pense no que você realmente quer na vida, e então, se envolva com pessoas que valham a pena.
capricórnio
Sua cabeça anda agitada, cheia de planos. Está na hora de olhar mais para dentro, pensar no que realmente quer e se comunicar. A dica é se envolver com vários contatos, conversar com pessoas de opiniões diferentes e trocar informações. Conforme março vai passando, capricornianos vão curtindo um pouquinho mais o tempo em casa para cuidar de si e descansar.
aquário
Este é um mês importante para aquarianos, que estão com a cabeça borbulhando, muitas coisas estão acontecendo. Tome cuidado com as finanças, não gaste sem necessidade, principalmente no início de março. A dica vale também para o gasto de tempo, paciência e energia – você tem depositado seus recursos no melhor projeto ou com coisas improdutivas? Busque novos conhecimentos, leia e não se deixe levar por informações falsas, cheque fontes bem embasadas.
peixes
Este é um momento mágico para este signo, que está em época de aniversário. Renove as energias, tente ficar mais “zen” e prestar atenção na saúde mental. Aliás, em março, Vênus trás aspectos positivos para Peixes, então aproveite para se concentrar em si e dar prioridade apenas ao que realmente importa. Você anda muito sensível, por isso, preste atenção para não depositar cobranças ou expectativas desnecessárias em você e nos outros.
Quer saber mais sobre conteúdos bruxões de magia & astrologia? Acompanhe a bruxona da todateen, a astróloga Virginia Gaia!
Instagram: @virginiagaia
Facebook: @virginiagaiaoficial
Site Oficial: virginiagaia.com.br
Mapa Astral Grátis: virginiagaia.com.br/mapa-astral-gratuito/
Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!
Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.
Confira a combinação de signos para todos do zodíaco
Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!
Mais Lidos
-
Entretenimento2 dias ago
BBB21: Projota, Arthur e Lumena estão no paredão; confira os votos
-
Celebs2 dias ago
Affair do Duque? Tudo sobre a namorada de Regé-Jean Page, de “Bridgerton”!
-
Celebs2 dias ago
BB21: Nego Di se incomoda com declarações de Lucas Penteado e detona Rede Globo: “Cansado de passar pano”
-
Celebs2 dias ago
Courtney Cox, de “Friends”, aparece fazendo cover de “Falling”, hit de Harry Styles – vem ver!
-
Celebs2 dias ago
BBB21: No “Domingão do Faustão” Karol Conká diz que se arrepende de ter participado do Big Brother Brasil
-
Comportamento1 dia ago
Horóscopo de 1° a 7 de março: Lua Cheia segue influenciando necessidade de agir com compaixão
-
Entretenimento1 dia ago
BBB21: Juliette canta música de Gabi Martins e cantora responde: “Vou convidar para um feat”
-
Celebs2 dias ago
Vai continuar? Ellen Pompeo revela planos sobre o futuro de Grey’s Anatomy