Connect with us

Beleza

Xô, acne! Como acabar com as espinhas

Conversamos com vários especialistas para ajudar a resolver o seu problema!

Published

on

Espinhas: como acabar com elas

Quem nunca teve problemas com espinhas? Mesmo que você não sofra frequentemente com a acne, sempre tem aquele dia em que uma espinha enorme aparece bem no meio da testa e você fica sem saber direito como tratar. Isso é comum, principalmente na adolescência, onde ocorre uma grande mudança hormonal. Conversamos com vários especialistas sobre o assunto para você tirar todas as suas dúvidas!

Mas o que são e como surgem as espinhas?

As espinhas se formam pelo aumento da secreção de sebo, que é produzido pelas glândulas sebáceas. O acúmulo de sebo produzido inflama e irrita a pele, causando as tão famosas espinhas. Elas podem ser causadas por fatores genéticos e hormonais, que também pode piorar com uso de cosméticos não adequados para pele oleosa, alimentação rica em carboidratos, alta ingestão de leite e seus derivados.

Resultado de imagem para menina espinha gif

O dermatologista Ademir Jr. explica: “é uma doença caracterizada por aparecer em peles com tendência à oleosidade e que pode se manifestar de forma sem inflamação (cravo) e com inflamação (espinhas)”. Segundo o médio, há três níveis de acne, que indicam seu grau de gravidade.

  • Acne leve é aquela em que a pessoa apresenta cravos e, vez ou outra (na TPM, por exemplo), pequenas espinhas.
  • Acne moderada, quando aparecem espinhas pequenas que inflamam e formam “bolinhas” de pus na pele. A principal região afetada é a chamada zona T (nariz, testa e queixo).
  • Acne severa é quando as lesões são maiores, em formas de nódulos e cistos e causam bastante dor. Nesse caso, é legal recorrer a um tratamento à base de medicamentos, que devem ser indicados pelo seu dermato.

Seja qual for, todos os casos podem ser cuidados através de acompanhamento médico. O importante é não deixar esse probleminha acabar com seu alto astral!

Nem tudo é o que parece

A dermatologista Renata Ralha explica que é necessário saber diferenciar o que é espinha e o que não é. Segundo a médica, algumas meninas confundem pelos encravados com espinhas ou reclamam das bolinhas que aparecem nas coxas, braços e bumbum. Mas elas essas bolinhas são exatamente espinhas, trata-se de foliculite.

Resultado de imagem para demi lovato confusa gif

“Foliculite é muito parecida com a acne, mas com etiologia diferente. São lesões centradas no pelo e que podem atingir qualquer parte do corpo.”, explica Renata. Para tratar, não tem segredo, é preciso consultar um dermatologista que vai avaliar o caso e receitar o melhor tratamento.

Consulte um médico

Se você sofre com as espinhas e elas não somem, consulte um dermatologista. Além de ser capaz de fazer o diagnóstico correto, ele pode te dar a ajuda necessária e ensinar como se livrar dessas feridinhas que tanto incomodam de acordo com o seu quadro. Não faça nenhum tratamento sozinha, nem use produtos sem recomendação – isso pode piorar o caso!

A dermatologista Isabella Doche lembra que a acne é comum nos adolescentes entre 12 e 20 anos, mas existem casos de persistência das lesões na idade adulta. “Nesses casos, devemos investigar alterações hormonais principalmente nas mulheres, como a síndrome dos ovários policísticos e o uso de cremes inadequados ao tipo de pele”, revela. Ou seja, só com a ajuda do médico é que você vai conseguir se livrar delas!

Tratando as espinhas…

Existem algumas formas de cuidar das espinhas, como o uso de gel secativo à base de ácido salicílico e enxofre. Lavar o rosto com sabonetes específicos para o tratamento da acne e usar máscaras noturnas também é uma ótima opção, além da famosa limpeza de pele para a remoção de cravos. Mas, cuidado: a limpeza de pele não é indicada caso você tenha muitas espinhas, pois pode agravar a inflamação.

Resultado de imagem para mascara de beleza gif

Se você tiver espinhas em grande quantidade, não use nenhum produto sem antes procurar um dermatologista. Você pode estar com uma alteração hormonal mais grave e, nesse caso, vai precisar de tratamento com remédios. A rede pública de saúde conta com profissionais que atendem à população gratuitamente.

“O tratamento da acne deve ser múltiplo, no qual se pode utilizar antibióticos tópicos ou sistêmicos, ácidos que geram uma boa esfoliação da pele e sabonetes para controle da oleosidade”, indica a dermatologista Renata Ralha. Usar protetor solar também é total importante para evitar manchas.

Confira quais são os tratamentos indicados para cada caso de acne:

  • Nível leve: você pode investir em cremes, esfoliantes, sabonetes específicos ou até mesmo um anticoncepcional, prescrito pelo seu gineco, hein?
  • Nível moderado: nesse caso, é legal combinar os produtos do item anterior com algumas técnicas simples de beleza, como peeling ou luz pulsada. Elas também devem ter indicação médica!
  • Nível severo: o ideal é aliar antibióticos com outros produtos tópicos ou orais. Mas vale lembrar que eles só são vendidos com prescrição médica e, como diminuem o tamanho das glândulas sebáceas, podem causar o ressecamento da pele e dos lábios.

Nada de espremer!

Espremer as espinhas não ajuda a acabar com a acne, muito pelo contrário! Como as nossas mãos e unhas possuem bactérias, isso pode causar uma piora na inflamação e aumentar o número de espinhas. Além disso, o dermatologista Fernando Bezerra conta que espremê-las pode causar cicatrizes.

Se a espinha já estiver madura e estiver incomodando muito, você pode usar uma pomada secativa. Daí, é só ter um pouquinho de paciência que elas vão sumir. O uso de maquiagens também pode ajudar a disfarçá-la.

Resultado de imagem para espinha gif

Cobrindo tudinho agora mesmo!

Dá para tirar as manchas causadas por espinhas?

As manchas que ficam na pele por causa da acne são um grande problema. Existem vários tratamentos que ajudam a se livrar dessas manchas, como por exemplo, laser, ácidos, peeling de cristal, ponteira diamantada e outros. “Cada técnica é determinada para um tipo de pele, a partir de uma avaliação médica”, diz a especialista Renata Ralha.

Vale lembrar que esses tratamentos que estimulam a renovação da epiderme costumam ser bem caros. Por isso, o ideal é sempre evitar que as marquinhas surjam, deixando de espremê-las, usando sempre protetor solar e tendo acompanhamento médico.

Resultado de imagem para protetor solar gif

Se joga no protetor solar, miga!

O que é o famoso peeling?

O peeling é uma técnica de clareamento da pele do rosto, indicada para quem tem acne em grau leve ou moderado. Ele ajuda na renovação celular e no controle da oleosidade excessiva e pode ser feito a laser ou com o uso de produtos químicos, sempre de forma gradual – com intervalo de 15 dias a cada sessão, no mínimo.

Dica importante: esse tratamento tem melhor resultado se feito no inverno, pois ele acaba deixando a pele bastante sensível e o sol forte, assim como o bronzeado adquirido no verão, podem causar o aparecimento de manchas, recomenda o dermatologista Ademir Jr.

Você é o que você come!

Ter uma alimentação balanceada (frutas, verduras legumes e muita água!) é a chave para ter uma pele bonita e saudável, longa das espinhas! Carboidratos são os grandes vilões: farinha de trigo refinada, açúcar e derivados de leite são os principais alimentos causadores da acne. Não precisa deixar de comer, mas fique de olho na quantidade!

De olho na hidratação!

Quem tem pele oleosa e sofre com acne tem o costume de dar menos atenção à hidratação da pele. Esse é um problema que, ao invés de ajudar, pode piorar ainda mais o aparecimento de cravos e espinhas. Use hidratantes específicos para a pele oleosa, pois eles controlam o excesso de oleosidade e amenizam a agressão produzida pelos produtos anti-acnes.

Resultado de imagem para protetor solar gif

Confira as respostas de uma dermatologista para dúvidas frequentes sobre espinhas:

Beleza

10 tatuagens mega fofas para fazer junto com a melhor amiga

Published

on

10 tatuagens mega fofas para fazer junto com a melhor amiga
Reprodução/Pinterest

Se você tem vontade de fazer tatuagem, mas está faltando aquele empurrãozinho para criar coragem, que tal chamar a melhor amiga? Vocês podem se apoiar e marcar a amizade de uma maneira linda! Quer se inspirar? A gente te mostra algumas ideias que fazem bastante sucesso nos estúdios de tattoo.

1. Mais que amigas, #friends

I’ll be there for you, cause you’re there for me too… Reconheceu a trilha da abertura de Friends?

2. Lettering linda


Tatue uma palavra que tenha um significado importante entre vocês ou uma frase fofinha 😉

3. Meninas Superpoderosas


Se vocês são em três, não há tattoo melhor!

4. Para uma amizade de outro planeta


Fofo e espacial <3

5. Quando o vínculo parece ser de sangue


Ohana quer dizer família, e família quer dizer nunca abandonar ou esquecer.

6. Lua & Sol


Uma dupla cheia de brilho e conexão.

7. Um abacate


Escolha quem terá a semente 😉

8. A chave e a fechadura


A metade da laranja de uma maneira mais descolada (e fofa).

9. Apenas corações


Lindo e delicado, para você que quer uma tattoo pequena.

10. Vamos nos perder


… mas sempre juntas! <3

Já marcou o horário no estúdio de tattoo?

Continue Reading

Beleza

Carnaval 2020: copie estas 10 makes e arrase nos bloquinhos!

Published

on

Carnaval 2020: copie estas 10 makes e arrase nos bloquinhos!
Reprodução/Pinterest

O Carnaval 2020 chegou, meninas! Os bloquinhos estão nas ruas, os hits todinhos no Spotify e as celebs marcando presença nas festas mais VIP do Brasil. Mas e você, mana? Já tá montando a produção para arrasar na ~folia~?

E como a gente sabe que nenhum look está completo sem uma boa make, a gente separou as tendências que estão bombando este ano. Tem banho de glitter, pedrarias mil, cílios postiços (e mega coloridos, duh), sombras coloridas, sereismo e muuuito mais!

Legenda de Carnaval para colocar em todos os seus cliques
Não é Não, MESMO! – Assédio nunca é paquera neste Carnaval (ou fora dele)
Qual signo você vai beijar no Carnaval? Descubra!

Vem ver!

glitter nunca é demais

Como ninguém está procurando o convencional, que tal esta sombra bem coloridona? Tire o glitter da pálpebra, jogue tudinho embaixo dos olhos e arrase. É uma super ideia que, inclusive, tá suuuper em alta. Para ficar ainda mais linda, é só deixar os lábios no mesmo tom e pronto.

Makes para o Carnaval 2020

Reprodução/Pinterest

bem sereiona

Para esta make bem sereiona, você vai precisar de muita maquiagem em tons de azul e roxo, glitter, uma rede (tipo meia arrastão, sabe?) e algumas conchinhas. Aqui, o grau de dificuldade é um pouquinho maior, mas quem se importa? O importante é arrasar.

Makes para o Carnaval 2020

Reprodução/Pinterest

rainha dos mares

Já que estamos falando de algo meio aquático, aqui vai mais uma! Por ser mais trabalhada, esta maquiagem provavelmente irá demorar um pouco mais para ficar pronta, mas no fim super valerá a pena e vamos combinar que, apesar de escamas e fundo do mar não serem ideias tão impopulares, elas ficam lindas!

Makes para o Carnaval 2020

Reprodução/Pinterest

basiquinha porque sim

Gosta de algo mais basiquinho? Então aqui vai uma make bem tranquila de fazer, super delicada e babadeira. Você só precisa das maquiagens que já tem em casa e alguns brilhinhos: de maquiagens rotineiras e alguns brilhinhos: glitter em pó e estrelinhas, ambos da mesma cor. A-ma-mos!

Makes para o Carnaval 2020

Reprodução/Pinterest

no cabelo pode?

No cabelo também vale? Com certeza! Aqui está uma super inspiração pra você que não se contenta com pouco e quer brilho no corpo inteirinho. Ok, vai ser um pouquinho tirar tudo isso depois, mas tudo pra ficar incrível no bloquinho, né, miga?

Makes para o Carnaval 2020

Reprodução/Pinterest

louca das astrologia

Louca da astrologia, esta inspiração é todinha sua! Em tons roxinhos, esta make cheia ~intergalática~ é simplesmente perfeita. É só combinar a cor da sombra com a dos lábios, colar estrelinhas prontas (tipo lantejoula, sabe?) e desenhar os pontinhos. Fica demais!

Makes para o Carnaval 2020

Reprodução/Pinterest

é arco-íris que você quer?

É arco-íris que você quer? Então toma! Nesta make bem facinha de reproduzir o que não falta é cor. Com uma fita crepe, é só demarcar a faixinha onde irá acrescentar o glitter – colorido, óbvio. Depois é só combinar tudinho com um look bem coloridão. Que tal?

Makes para o Carnaval 2020

Reprodução/Pinterest

bem queer

Se jogar em cores aleatórias e compôr um olhão bem chamativo também é uma super tendência. Basta apostar em sombras bem coloridas e pigmentadas, um delineado daqueles nada basiquinho, uma surra de iluminador e pronto, você está brilhante para pular o Carnaval. Tipo assim, olha!

Makes para o Carnaval 2020

Reprodução/Pinterest

o brilho do neon

Não podemos deixar de fora uma make queridinha por muitas, a com cores neon! Quer algo mais chamativo do que isso para o Carnaval? Não precisa de mais nada, só um delineado com as cores que mais gostar, algumas gotículas espalhadas na lateral dos olhos e estará prontíssima para atrair todos os olhares! Ah, se quiser complementar o visual, um brinco neon também será super bem-vindo, viu?

Makes para o Carnaval 2020

Reprodução/Pinterest

E aí, já decidiu qual dessas inspirações será a sua para os dias de folia? Na make vale tudo, miga! Se joga!

Continue Reading

Beleza

Esta maquiadora resolveu combinar o rímel com o batom (mesmo) e ficou incrível!

Published

on

Esta maquiadora resolveu combinar o rímel com o batom (mesmo) e ficou incrível!
Reprodução/Twitter/Montagem

Temos uma nova tendência para o Carnaval que tem tudo para permanecer mesmo depois do fim dos bloquinhos. A maquiadora Lauren Brown está viralizando nas redes com suas makes ousadas: batom e cílios coloridos combinando.

+ Lívian Aragão mostra que make não é obrigatória para autoestima

+ Bianca Alencar usou o acessório do Verão 2020… e é fácil copiar!

+ Larissa Manoela está… Ruiva?!

Este pode ser o fim do reinado dos cílios e rímel preto para dar lugar a uma era (ainda) mais colorida. Lembra do hit que foi o rímel azul em 2012? Pois agora a tendência veio também em laranja, rosa e arco-íris. A técnica de Lauren para tornar o efeito ainda mais potente é usar batom mate e cílios postiços nada discretos, é bapho!

Para mostrar como funciona seu trabalho, a maquiadora também gravou um vídeo no Tik Tok:

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.